F1 2024: Pode Lando Norris bater Max Verstappen na luta pelo título? Sim, mas…

Por a 26 Agosto 2024 08:31

Lando Norris e Max Verstappen foram questionados na conferência de imprensa pelo facto de Helmut Marco ter dito que o resultado da corrida de Zandvoort bastante alarmante para a Red Bull e diz que algo tem de acontecer rapidamente, caso contrário ambos os campeonatos estão ameaçados, com os dois pilotos a revelarem como encaram a situação.

Verstappen disse que “este fim de semana foi apenas um mau fim de semana em geral. Temos de compreender isso. Mas as últimas corridas já não têm sido fantásticas. Por isso, penso que, de certa forma, já foi um pouco alarmante. Mas sabemos que não precisamos de entrar em pânico. Estamos apenas a tentar melhorar a situação. E é nisso que estamos a trabalhar. Mas a F1 é muito complicada”.

Já Lando Norris, diz que está a lutar pelo campeonato desde a primeira corrida do ano: “Não há uma decisão repentina de agora. Preciso de fazer melhor. Tenho trabalhado arduamente durante todo o ano e ainda estou a 70 pontos do Max. Por isso, é muito estúpido pensar em qualquer coisa neste momento. Apenas tenho de fazer uma corrida de cada vez e continuar a fazer o que estou a fazer agora, porque não vale a pena pensar no futuro e no resto. Não me preocupo com isso neste momento. Estou apenas concentrado numa corrida de cada vez”, disse.

Mas o que dizem os números?

Facto: Se este mesmo resultado entre Lando Norris e Max Verstappen de Zandvoort, se repetisse nas restantes nove corridas do ano, primeiro e segundo e melhor volta para o piloto da McLaren este seria campeão com quatro pontos de avanço para Verstappen, mas bastava que a volta mais rápida, fosse mais dividida – como é habitual acontecer – para que isso não sucedesse, para além de que é muito pouco provável que este mesmo resultado pudesse acontecer sem interrupções daqui para a frente.

Sendo verdade que os McLaren são agora os carros mais competitivos, as margens entre as equipas são ténues, basta ver o facto da Mercedes ter vencido três das quatro corridas anteriores e em Zandvoort ficou atrás da Ferrari.

Por outro lado, e também por isso mesmo, a Red Bull, leia-se, Verstappen, precisa de se manter, pelo menos, claramente na frente da Mercedes e da Ferrari, pois se os McLaren se destacam claramente na mesma medida que a Red Bull fez no início deste ano – quando até Sergio Pérez obteve bons resultados –

isso pode redundar em diferenças maiores entre os pilotos da McLaren e Verstappen e

o que aconteceu com o piloto da Red Bull no início da época, e a forma como conseguiu o avanço que agora tem, pode suceder o mesmo com a McLaren e com isso os campeonatos, que já são há algum tempo assumidos que já não fogem à Red Bull podem ficar em perigo.

Os números dizem que sim, mas a realidade é bem diferente.

O campeonato de pilotos só pode ser uma realidade para Lando Norris se a McLaren assumir claramente ordens de equipa favoráveis a Norris, pois se as possíveis vitórias da equipa divididas entre os seus pilotos só beneficiam Verstappen.

Resumindo, o campeonato continua claramente a sorrir a Verstappen, 68 pontos, de diferença é uma margem muito grande para gerir em nove corridas, mas há que esperar para ver pois se a Red Bull esteve imparável na primeira fase da época, os 22 segundos de avanço de Norris para Verstappen deixam claro que a Red Bull pode agora provar o mesmo sabor ‘amargo’ que a McLaren, Ferrari e Mercedes provaram na primeira fase da época…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 meses atrás

Estes números não estão certos. A diferença é de 70 pontos, 295 e 225 pontos respectivamente.
https://www.formula1.com/

canam
canam
3 meses atrás

Se o Max não ganhar mais nenhum GP até ao final a situação pode tornar-se difícil. Ou se tiver uma desistência. Outro facto é que a concorrência está dividida. Se o Norris conseguir o feito de ganhar tudo será campeão. ( possivel, mas realmente pouco provável). Um campeonato muito interessante para quem dizia que estava morto.

garantia4
garantia4
3 meses atrás

Se o Stella, o Toto, e tantos outros mais, ontem não tinham explicação para o que se passou,repetindo o credo do Binotto com o “temos que analisar”; se a própria Ferrari desta vez até vai ter que analisar porque as coisas lhes correram mais ou menos mas sempre muito melhor do que esperavam/ esperávamos, a resposta não é fácil hoje.. A verdade dos factos é que com este McL ( que ficou a 50 seg na corrida inaugural) o Norris com pneus Hard com 44 voltas fez a melhor volta. É só ver a cara do Leclerc na sala atrás… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
3 meses atrás

Porquê o ponto de interrogação nos “parabéns à McLaren”?

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado