F1 2023- Equipas: Red Bull arranca como favorita
2022 foi o ano da reconquista do título de construtores, algo que já não acontecia desde 2013. Com o último ano dos V8 e a transição para as unidades híbridas, a Red Bull teve dificuldades em encontrar o caminho das vitórias e conseguiu-o graças à Honda e ao trabalho que os nipónicos fizeram com a unidade motriz. Do lado do chassis, o trabalho foi sempre bem-feito. As peças do puzzle juntaram-se nos últimos anos, com a Red Bull a nutrir o talento de Max Verstappen que à primeira oportunidade que teve de ser campeão, não desperdiçou. A Red Bull voltou a encontrar a fórmula de sucesso do passado, com um jovem talentoso que se tornou campeão, um chassis de qualidade e uma boa relação com o fornecedor de unidades motrizes. A equipa de Christian Horner e Helmut Marko é o alvo a abater neste ano e o rótulo de favorita assenta-lhe bem, pois foram claramente a melhor equipa, com o melhor carro, no final da época 2022.
Para este ano, o RB19, novo monolugar da equipa, será uma evolução do muito bem-sucedido RB18, mas com uma contrariedade: a equipa terá menos tempo no túnel de vento, fruto da penalização automática por ter sido primeira classificada (como ditam os novos regulamentos) e pela penalização pelo caso do limite orçamental que a estrutura austríaca ultrapassou em 2021. Assim, o ritmo de evoluções poderá ser menos intenso. A estabilidade é a palavra de ordem e, enquanto prepara o futuro, a Red Bull mantém a sua estrutura intacta com os mesmo homens fortes ao leme, as mesmas estrelas do volante e a mesma sede de vitórias. É esta estabilidade que permitiu regressar ao topo, onde se quer manter. Mas essa manutenção será difícil, pois os adversários têm armas fortes.
No ano passado a Red Bull começou mal e acabou a festejar os títulos com larga vantagem, prova da capacidade de recuperação e da resiliência da equipa. Este ano a história poderá ser diferente, mas tendo terminado 2022 com o melhor carro e o melhor pilotos, tudo o que não seja uma Red Bull na frente será uma grande surpresa.