F1 2023, Análise às equipas: McLaren

Por a 10 Dezembro 2023 16:32

A McLaren foi uma das equipas que mais se destacou em 2023. A equipa que mais evoluiu, que mais cresceu e que mais se aproximou da Red Bull. Uma época que começou da pior forma e que parecia destinada ao fracasso, mas que acabou por ser uma das melhores épocas da McLaren dos últimos tempos.

A equipa começou o ano da pior forma e que à oitava corrida do ano contava apenas com 17 pontos marcados e que em oito corridas apenas pontuou três vezes. A partir do GP da Áustria, por altura em que a McLaren introduziu uma versão B do seu MCL60, a McLaren nunca mais ficou a zeros, tornou-se numa das equipas mais fortes da grelha e desde então marcou 285 pontos. Fez uma média de 19 pontos por corrida. Se a média de pontos fosse a mesma ao longo de toda a época, a McLaren teria terminado em… segundo lugar, à frente da Mercedes.

A capacidade de recuperação da equipa de Woking foi notável e o primeiro ano de Andrea Stella ao leme da equipa foi muito bom. Stella entrou na McLaren para assumir o papel de chefe das operações de corrida, passando a diretor de desempenho em 2018 e a diretor de corrida em 2019. Quando Andreas Seidl saiu da McLaren pensou-se que este seria um rude golpe e as primeiras corridas do ano trouxeram nuvens sobrias, mas a equipa de Woking encetou uma recuperação notável a partir do GP da Grã-Bretanha, largando a cauda do pelotão para se tornar numa das equipas mais rápidas.

Stella nunca perdeu o norte, manteve sempre a equipa focada, tal como os pilotos e a McLaren deu uma excelente resposta no que parecia ser um retrocesso. Afinal, foi apenas um tropeção que permitiu encontrar novas vias para o futuro.

A McLaren é das equipas que mais entusiasma para a época 2024. No entanto, a equipa já esteve nesta posição em anos recentes, com muitas promessas para a época seguinte, sem se concretizarem. As novas infraestruturas que agora estão a ser implementadas (Túnel de vento e simulador) devem dar à equipa os meios para conseguir se aproximar mais das equipas da frente. Espera-se que a McLaren consiga finalmente desafiar pelos primeiros lugare e lutar por vitórias de forma regular. A equipa parece ter agora capacidade para o fazer.

Nota AS

McLaren – Nota 9

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado