F1 2023, Análise às equipas: Aston Martin
A Aston Martin protagonizou uma das surpresas da temporada de 2023 da Fórmula 1, entrando no ano com o segundo carro mais competitivo da grelha. Foi perdendo ritmo conforme as equipas adversárias foram evoluindo os seus monolugares, terminando a estrutura de Silverstone no quarto lugar do mundial de construtores, mas nada que apague o bom início de temporada.
Enquanto os adversários foram trazendo atualizações para os seus carros, alguns deles alterando fortemente os seus monolugares, a Aston Martin não tinha meios para o fazer, também limitada por aquilo que é permitido gastar do orçamento. Mas isso apenas ocorreu depois de um bom início de ano, comprovando os rumores que davam conta de em Silverstone, a equipa de Lawrence Stroll ter produzido um bom carro durante o inverno.
Quando a equipa chegou aos testes de pré-temporada, deixou de ter sinais para ter a certeza que tinha um monolugar capaz de lutar pelos primeiros lugares da classificação, enquanto Mercedes e Ferrari iam no caminho oposto.
Ainda que muitas vezes os sinais deixados nos testes de pré-temporada não venham a ter consequência quando a competição se inicia, no caso da Aston Martin, o pódio de Fernando Alonso na primeira corrida do ano, conquistado com naturalidade depois do desempenho que teve durante a prova no Bahrein, confirmou o bom momento da equipa britânica. Seguiram-se desempenhos consistentes do espanhol e até mesmo de Lance Stroll, limitado ainda pela lesão que sofreu antes de começar a temporada. A Aston Martin era a segunda equipa do pelotão até às respostas vindas das fábricas dos adversários.
Por altura do GP do Azerbaijão, a Aston Martin foi incapaz de acompanhar o ritmo agressivo de desenvolvimento de Mercedes, Ferrari e pouco depois, da McLaren, conseguindo ainda um excelente resultado no Mónaco e Canadá. Fernando Alonso ainda alcançou mais um pódio em Zandvoort, mas os responsáveis da equipa britânica sabiam que a quebra de forma estava garantida.
Juntamente com o evoluir dos adversários, as atualizações também não funcionaram tão bem quanto deveriam, perdendo a estrutura alguns Grandes Prémios à procura da melhor solução até ao final da temporada. Isso custou pontos e milhões de dólares de bónus com a perda de posições no mundial, mas foram capazes de solucionar, pelo menos temporariamente, alguns problemas, conseguindo mais um pódio em São Paulo através de Alonso e tendo realizado uma boa corrida de Lance Stroll em Las Vegas.
Nada apagará o bom desempenho da Aston Martin na primeira metade da temporada, mostrando o que pode fazer esta equipa no futuro.
Nota AS: 9
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Ninguém fala da subida de desempenho, na segunda metade de 2022, com Vettel. Não foi por acaso que arrancaram bem 2023.