A eterna questão da Fórmula 1: Quem é o melhor piloto?

Por a 13 Outubro 2017 15:38

É afinal por causa disso que ligamos a TV quando há corridas de F1. Para avaliar quem é o melhor, criarmos a nossa opinião e muitas vezes defendê-la com unhas e dentes. Porque isto de escolher o melhor piloto é também algo de muito pessoal. Mas é realmente esta questão que queremos, quase constantemente, ver respondida. Na grelha atual há três pilotos que são unanimemente considerados os melhores: Lewis Hamilton, Sebastain Vettel e Fernando Alonso. Qual o melhor?

Essa pergunta foi feita a James Allison. O responsável técnico da Mercedes é das poucas pessoas que trabalhou diretamente com os três acima referidos e tem uma visão privilegiada sobre a questão. Uma questão que lhe é feita muitas vezes… mas para a qual não tem resposta. Allison afirma que Hamiton é um piloto de excelência, como a estatística bem o demonstra, e que além disso proporciona um bom ambiente de trabalho, pela sua postura e que tem sido especial trabalhar com o tricampeão britânico.

Mas quando é pedido para escolher um dos três, é perentório em responder que tal é impossível e apenas colocando os três na mesma máquina e nas mesmas condições poderemos ter uma resposta.

O que faz um bom piloto? Os números? Será a rapidez em qualificação? A forma como gere as corridas? A capacidade de tirar o máximo da sua equipa?

Se formos olhar apenas para os números, Hamilton pode ser considerado o melhor deste trio, com 61 vitórias, contra 46 de Vettel e 32 de Alonso. No entanto Vettel tem quatro títulos em seu nome, contra três de Hamilton e dois de Alonso. Se olharmos para as qualificações vemos que Hamilton é também rei com 71 poles, contra 46 de Vettel e 22 de Alonso.

Mas será justo considerar já Hamilton o melhor? A sua velocidade em qualificação é inquestionável (provavelmente o melhor em qualificação) e desde 2014 que o piloto tem evoluído muito num dos aspetos mais fracos até então, que era a sua força mental. Hamilton está no topo das suas capacidades, mas tem tido do seu lado uma máquina dominante. Só este ano a Ferrari conseguiu fazer um carro capaz de fazer frente aos ‘Flechas de Prata’ e aí Vettel mostrou que tem argumentos suficientes para fazer frente a Hamilton. No entanto esta reta final Vettel mostra algumas fragilidades que nem nos tempos da Red Bull foram notórios.

Se Hamilton é um talento puro, Vettel é dos pilotos mais inteligentes do grid. A prova está na forma como soube aproveitar os trunfos da Red Bull na época em que dominou a F1. O ‘Blown Diffuser’ que tornou os carros da equipa austríaca imbatíveis, necessitava de uma condução especifica para tirar o máximo partido dele. Webber não conseguiu adaptar-se a isso mas Vettel trabalhou para moldar a sua condução à volta desse trunfo e o resultado está à vista.

Na Ferrari foi visível no primeiro ano, o esforço que fez para se adaptar o mais rapidamente à equipa e dar o seu contributo nas evoluções. Vettel festejou a primeira vitória na Scuderia falando italiano… quantas palavras em italiano sabe dizer Raikkonen? Vettel merece todo o crédito do mundo pelo que conquistou e alia o seu talento a uma capacidade de trabalho e inteligência que são trunfos importantes para qualquer equipa. E quando está numa posição de liderança, Vettel gere os ritmos de corrida com tal mestria que se torna quase imbatível.

Resta Alonso. O espanhol não tem a estatística do seu lado, mas continua a ser considerado um dos melhores… alguns afirmam mesmo que é o melhor. Tal como Hamilton e Vettel, Alonso cedo deu nas vistas e começou a quebrar recordes e assim que teve um carro competitivo nas mãos foi capaz de acabar com o domínio da Ferrari do grande Schumacher. Infelizmente desde aí que a sua carreira tem sido pautada por fracas (ou azaradas) escolhas de equipas. Na McLaren, o confronto com Hamilton ditou a sua saída, regressando à Renault, já longe dos melhores dias e na Ferrari nunca teve uma máquina ao nível da Red Bull.

E foi na Ferrari que provavelmente conquistou o respeito dos fãs e dos adversários. De 2010 a 2013, Vettel foi campeão quatro vezes com o melhor carro… Alonso foi Vice-campeão três vezes com um carro longe da capacidade dos Red Bull. Alonso evitou males maiores na Scuderia e fez autênticos milagres, levando a luta do campeonato até ao final com material inferior.

Quem é o melhor? As opiniões dividem-se. Juan Pablo Montoya afirma que Vettel e Alonso são os melhores, Eddie Irvine (ao seu estilo), prefere Hamilton. Em 2013 Hamilton disse que se Alonso tivesse o mesmo carro que Vettel venceria com facilidade e Rosberg também admitiu que o espanhol tinha sido melhor, tal como Pérez, Gutierrez, Kovalainen, Di Resta.

Qual o melhor? Deixarmos a caixa de comentários para que dê a sua opinião, mas a verdade é que somos privilegiados em poder ver pilotos deste calibre.

Fábio Mendes

[soliloquy id=”336804″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
29 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
maldonado
maldonado
6 anos atrás

O Hamilton atualmente é sem sombra de dúvida o melhor piloto do grid.
A seguir o Alonso sem duvida muito maior do que os seus dois títulos enquanto que o Vettel muito menor do que os seus quatro títulos

no-team
6 anos atrás

Não existe o melhor piloto, mas isso toda a gente já sabe. É impossível comparar Fangio com Senna, ou Senna com Hamilton, apenas sabemos que cada um deles herdou um talento extraordinário para a competição automóvel. Dos três da imagem, para mim o melhor/mais completo é o Alonso. Das épocas que vi, a única em que posso considerar que não esteve ao nível da ocasião foi a de 2007 ( ficou a 2 ou 3 pontos do título), nas restantes temporadas, esteve sempre acima do nível esperado, revelando uma regularidade impressionante em qualificação e corrida, performances que lhe podiam ter… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  no-team
6 anos atrás

2011 sim, época fraquinha. Também com aquele “cavalão” de namorada a dar-lhe a volta à cabeça, não era de esperar outra coisa, ainda assim nunca o Button o passou em pista. Quanto a 2010 e 2012 completamente em desacordo. 2010 tinha o terceiro carro do grid, atrás do Redbull e Ferrari. Chegou a Monza na frente do campeonato (14ºprova). Cometeu um erro nesse gp, colidiu com o Massa, o brasileiro continuou em prova como se nada fosse e o Lewis ficou com a suspensão do McLaren completamente desfeita. Na prova seguinte, em Singapura, outra colisão com culpas repartidas com Webber,… Ler mais »

no-team
Reply to  MurrayWalker
6 anos atrás

Eu julgo ele podia ter feito mais nesses anos, talvez não tanto em 2012, de facto a Mclaren cometeu demasiados erros que lhe roubaram a possibilidade de ser campeão. A ideia com que fico é que o Hamilton tem tendência a ser mais irregular, especialmente nesses anos em que tinha de estar mais envolvido em lutas na pista, não raras vezes cometia pequenos erros que lhe custavam na classificação final, muito por culpa de não conseguir dosear a sua agressividade em pista, uma maturidade que lhe chegou tardiamente na minha opinião.Também é verdade que na última década vi performances intocáveis,… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  no-team
6 anos atrás

2007 e 2008 as corridas eram 60 voltas em ritmo de qualificação. E aí ele é imbatível. Olhando para trás para a época de 2007, no seu ano de rookie e frente ao bi-campeão. A performance dele foi absolutamente incrível. Hoje a condução de Verstappen, faz-me muito lembrar esses primeiros anos do Hamilton. O Hamilton de 2007 a 2010 nunca permitira aquela ultrapassagem do holandês na Malásia. Hoje está muito mais maduro, numa F1 que é a antítese completa do seu estilo de condução. Se em 2007/2008 me dissessem que o HAM tinha de ganhar corridas, fazendo lift-n-coast, enquanto geria… Ler mais »

no-team
Reply to  MurrayWalker
6 anos atrás

A dupla Ricciardo/Max, faz-me lembrar Alonso/Hamilton. Espero que possam coexistir durante muito tempo, caso isso aconteça temos show garantido.

rudicaraciola
rudicaraciola
6 anos atrás

Embora todos sejam um enormes pilotos, eu ía para o Hamilton deste ano. Prometeu ao Wolff que iria evitar as situações de vida que o fizeram perder o título o ano passado ( leia-se noitadas na música) e este ano está num estado fenomenal de forma. Mas, claro, um team de ponta pode ser campeão com qualquer um deles..

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

O meu.

Ps: gostei do photoshop em que colam ali o Alonso, visto que não cheira o pódio desde que saiu da Ferrari e assim não é possível ter uma foto com os três.

chicanalysis
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

A que devia ter sido apresentada, na perspetiva do Alonso:
comment image

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  chicanalysis
6 anos atrás

Hahahaha muito bom!

jo22101626
jo22101626
6 anos atrás

Para mim o melhor dos três é Alonso, pois acho que por exemplo se tivesse tido a sorte de encontrar equipas dominadoras como os outros dois tiveram, não tenho a menor dúvida que este já estaria lado a lado com schumacher no número de títulos. Hamilton é inquestionavelmente o melhor em qualificação, o que consegue extrair numa volta apenas é simplesmente inacreditável. Vettel dizem que vale menos que os quatro títulos que tem, mas nos quatro anos em que a equipa teve um carro completamente dominador ele ganhou nos quatro, já com Hamilton não se pode dizer o mesmo. Hamilton… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  jo22101626
6 anos atrás

Qual foi a época que Alonso teve o carro mais forte e não ganhou?

jo22101626
jo22101626
Reply to  MurrayWalker
6 anos atrás

Considero a da mclaren-mercedes

MurrayWalker
Reply to  jo22101626
6 anos atrás

Considera mal. A diferença esteve nos pilotos, porque o Ferrari era melhor. O MP4-22 tinha muitas das características do Ferrari deste ano. Era forte em tração e tinha uma distância entre eixos bem inferior ao F2007, o que lhe dava alguma vantagem nas pistas “citadinas” (Mónaco, Montreal, Hungaroring), mas em todas as pistas aero, o F2007 era mais carro.

Nesse ano se tivessemos colocado os pilotos da McLaren a guiar o F2007 e vice-versa. Hamilton ou Alonso tinham o campeonato no bolso a meio da época.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  jo22101626
6 anos atrás

“Vettel dizem que vale menos que os quatro títulos que tem, mas nos quatro anos em que a equipa teve um carro completamente dominador ele ganhou nos quatro, já com Hamilton não se pode dizer o mesmo.” Gostava de saber porque não falas dos outros factores que também contam para o campeonato: companheiros de equipa e fiabilidade. O ano passado todos sabemos o que aconteceu, Hamilton pode ter falhado em algumas corridas, mas se não fosse aquele motor rebentado, teria sido campeão. Fora o início do campeonato cheio de “gremlins” que o fizeram mudar de motor corrida sim, corrida também,… Ler mais »

kevlongo92
kevlongo92
Reply to  jo22101626
6 anos atrás

Não sei onde foi buscar esses números do Hamilton com o carro mais forte. Os únicos anos que ele teve o carro mais forte foram 2014, 15 e 16. Este ano, tal como em 2007 e 2008, tem um carro de topo, sim, mas com a Ferrari com um carro tão ou mais forte! Por isso inquestionavelmente, quando teve um carro superior a todos os outros ganhou 2 em 3. E só não tem os 3, porque todos sabemos que se aquele motor não tivesse rebentado, a história seria outra, para não falar nos benefícios que a Mercedes dava ao… Ler mais »

jo22101626
jo22101626
Reply to  kevlongo92
6 anos atrás

Sim até porque Webber não entrou em 2010 na última corrida com a hipotese de ser campeao, mas foi gentil e decidiu correr a meio gás para o Vettel ser campeão. e já agora se lesse o comentário todo via que eu adicionei 2017 a vettel, logo achei lógico adicionar 07 e 08 a hamilton, tal como 17, quando eu digo as epocas são as épocas em que o carro é o melhor ou tem um carro equiparado casos de 07, 08 e 17, já por isso disse que alonso em 07 não consegui ganhar com o melhor carro

MurrayWalker
6 anos atrás

Tendo em conta alguns dos argumentos do texto; o Alonso fala inglês, castelhano e italiano. O Vettel, inglês, alemão e já arranha o italiano. O Hamilton apenas fala inglês.

Pontuação: ALO 3 pontos, VET 2,5 pontos, HAM 1 ponto.

Por aqui se pode constatar que Fernando Alonso é claramente o melhor piloto.

P.S. – O Nico Rosberg que fala 7 línguas deve estar tão arrependido de ter abandonado.

chicanalysis
Reply to  MurrayWalker
6 anos atrás

Hehe.

can-am
can-am
6 anos atrás

Isso é uma questão em grande parte subjectiva, É como escolher quem foi o melhor futebolista de todos os tempos etc. No fundo é sempre uma questão de preferência pessoal…dentro de certos limites. Em termos matemáticos os pilotos julgam-se pelo nº de vitórias e de títulos que obtiveram. E talvez uma dos mais fiáveis parâmetros seja dividir o º de vitórias pelo nº de GPs disputados. Depois entram outros factores como o ter um carro muito superior à concorrência etc. Na minha opinião pessoal há 3 pilotos que de facto se destacam na F1 de hoje : o Hamilton por… Ler mais »

asfalto
asfalto
6 anos atrás

Para mim o melhor é o que não teme qualquer piloto para colega de equipa, mesmo que a equipa lhe dê as mesmas condições, quem será?

lc
lc
6 anos atrás

Basta Ver o Palmarés do LH antes de chegar a F1….ele ganhou tudo em todas as categorias como o Senna,M Schumacher ou Mika Hakkinen… O Alonso e o vettel não têm um Histórico como o do LH antes da F1.Julgo que são os 3 bons pilotos…agora basta ver a época de 2007….acho que diz tudo

don-draper
don-draper
6 anos atrás

Tenho de dar uma forcinha ao Vettel que está (até agora) algo pró pouco defendido…Dos três qual, ou quais secam quase por completo o companheiro de equipa? Mark Webber e Kimi Räikkönen poderão ajudar qualquer esclarecimento.

*RPMS*™
Reply to  don-draper
6 anos atrás

E o Ricciardo? Também pode ajudar a esse “esclarecimento”? Cumprimentos

don-draper
don-draper
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Certo, mas temos de aceitar que esse ano na Red Bull foi o ano…«Já que te vais embora…Daqui não levas nada.» E é esse o único ano da carreira do Vettel onde não «trata mal» o seu colega de equipa. Estaremos de acordo? Aos moços que cito em cima pode acrescentar Coulthard em 2008. Goste-se ou não dele, o homem é um bom piloto, como qualquer um dos outros obviamente. Cumprimentos

*RPMS*™
Reply to  don-draper
6 anos atrás

Não estamos de acordo em relação a essa desculpa para justificar 2014 mas adiante.
Em relação aos colegas e acerca de Coulthard e Webber não são grandes exemplos porque nunca passaram de pilotos banais.
Acerca de Raikkonen, foi campeão do mundo mas também podemos comparar com o “tratamento” que recebeu de Alonso quando foi companheiro de equipa do espanhol…
Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado