Estratégia quanto às transmissões televisivas da F1 irá mudar?

Por a 31 Dezembro 2015 09:28

A evidente quebra nas audiências televisivas registadas nos dois últimos anos na Fórmula 1 tem vindo a assustar Bernie Ecclestone e os responsáveis das equipas de ponta, mas essa foi somente a consequência lógica da decisão do inglês em entregar os direitos televisivos simplesmente a quem pagou mais, independentemente de emitir em sinal aberto ou requerer assinatura pelos seus serviços.

Quando em Itália, Inglaterra e Alemanha, entre outros, a maior parte das corridas só estão disponíveis em sinal fechado e em França, Portugal, na Finlândia, no Japão, entre outros, só é possível ver os Grande Prémios pagando, é evidente que as audiências têm de baixar.

Como também falhou por completo a tentativa de atrair rapidamente telespectadores na China e na Índia, países onde o automobilismo não tem raízes nem tradição, seguiu-se o caminho errado, alienando a forte base de apoio da F1 sem se encontrar novas audiências fora do ambiente em que os Grande Prémios se popularizaram.

Com a Alemanha, Espanha e Áustria a caminho de deixarem de ter corridas em sinal aberto para 2016, os números vão continuar a piorar, mas em vez de olharem rapidamente para a verdadeira raiz do problema, Ecclestone os responsáveis das equipas que fazem parte do Grupo Estratégico só têm tido olhos para os regulamentos técnicos e desportivos, tentando encontrar formas de tornar a F1 mais emocionante para um público globalmente pouco interessado e sem cultura desta categoria. De qualquer modo, há alguns sinais que Ecclestone está ciente do problema e pode atuar muito rapidamente…

Como se sabe, no próximo ano as coisas vão mudar em Portugal, com a saída da Fórmula 1 da Sport TV, mas até sabermos o que pretende fazer o Eurosport, resta aguardar pelas decisões. Tendo em conta o custo de ver F1 na Sport TV, muito elevado especialmente para quem não liga ao futebol, é muito importante esta passagem para o Eurosport, e certamente o interesse pela Fórmula 1 em Portugal vai voltar a crescer, pois apesar do bom trabalho que os homens da Sport TV fizeram com a F1 ao longo destes anos, é incomparável o interesse atual pela F1 com o que existia quando esta passava na RTP, em canal aberto. Há muita gente fortemente interessada pelo fenómeno F1 em Portugal, e muitos mais à espera de serem ‘convencidos’ a ver F1 novamente. Resta aguardar…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
JotaMG
JotaMG
8 anos atrás

Pois…
Se o Euro”$port” interromper as transmissões a cada 15 minutos, para publicidade – que é o que vai acontecer de certeza, vou continuar a ver pela internet, em HD, sem interrupções e com comentadores em directo nas corridas.

Pergunta:
– porque nas transmissões de futebol, sempre são transmitidos os 45 minutos sem interrupções??
Ah, já sei, porque os amantes de automobilismo são espectadores de 2ª categoria…

Génesis
Génesis
Reply to  JotaMG
8 anos atrás

Já agora Jota qual o link que usa?

Pity
Pity
Reply to  JotaMG
8 anos atrás

A sua pergunta sobre o futebol, tem uma resposta óbvia: porque há um intervalo de QUINZE minutos e as televisões aproveitam, e bem, para descarregar toda a publicidade. Mas se ouvir um relato na TSF ou na RR, ouvirá publicidade no decorrer do jogo.
Eu sei que as corridas do WTCC duram apenas meia hora, no máximo, mas são dadas na íntegra, pelo que espero que a F1 tenha poucas e curtas interrupções, como acontecia quando era transmitida pela RTP.

Acosta
Acosta
Reply to  Pity
8 anos atrás

Há uma maneira de passar publicidade sem interrupção daquilo a que estamos a assistir e parece-me que não é difícil porque há canais que o fazem. Mas em Portugal a ganância dos operadores não dá baldas e quer ocupar todo o ecrã, porque publicidade em ecrã inteiro, é mais caro do que se for parte do mesmo.

Macedo´
Macedo´
Reply to  Acosta
8 anos atrás

Na Sport TV então é que era mesmo o cúmulo do ridículo. A subscrição para os canais Sport TV só por si já é muito cara, mas ainda colocavam anúncios de combustíveis e de revistas sobre o mundo dos motores durante as corridas de Fórmula 1. É por essa ganância tão típica deles que fico contente cada vez que perdem conteúdos. Repare-se que, esta época, mesmo sem o UFC, Premier League, Série A, Ligue 1 e jogos do Benfica em casa continuaram com exatamente o mesmo preço.

Joana Gomes
Joana Gomes
8 anos atrás

E que tal aderirem ao sistema de comentários do Disqus, os utilizadores eram registados e dava para votar nos melhores comentários

Acosta
Acosta
8 anos atrás

A chulice da Sporttv nos preços que cobra, só é possível porque Portugal tem tido governantes que se deixam corromper. Na Europa deve ser dos raríssimos países que tem apenas três canais abertos, o que beneficia directamente os operadores do cabo, que têm neste país um paraíso.Uma das razões porque a RTP não foi privatizada, deveu-se à ganância do chulo Balsemão e da TVI, porque caso a RTP fosse privatizada, teriam mais um operador com quem teriam de dividir a receita proveniente da publicidade e que são milhões/ano, o que não acontece como canal publico que tem publicidade muito restrita.… Ler mais »

Acosta
Acosta
8 anos atrás

Outro sintoma do poder dos operadores em Portugal, muito recentemente conseguiram autorização para bloquearem sites onde se via F1, Moto GP, futebol, e filmes. Acho que em mais nenhum país europeu se permite tamanha prepotência, o que quer dizer que, em termos de corruptos, estamos muito bem servidos.

Macedo´
Macedo´
Reply to  Acosta
8 anos atrás

Se eles são corruptos, nós somos inteligentes. Os tutoriais para alterar o DNS do computador espalharam-se como baratas depois desses bloqueios e todos esses sites de filmes e televisão online estão acessíveis normalmente com uma pequena pesquisa no Google. O processo até é rápido.

Macedo´
Macedo´
8 anos atrás

Acredito que a Eurosport não passe a ser um canal acessível apenas por subscrição própria, porém também acredito que passem publicidade com fartura durante as corridas. Por este motivo e devido ao facto de a emissão da Sky Sports F1 ser de enorme qualidade (entrevistas com pilotos que acabaram de se retirar da corrida, um jornalista no paddock a acompanhar tudo que por lá se passa e a reportar constantemente o que vê/ouve, quadro interativo no autódromo em que se analisam os principais erros dos pilotos e se vêm outras perspetivas dos mais importantes acontecimentos da corrida e entrevistas exclusivas… Ler mais »

anotheruser 428
anotheruser 428
8 anos atrás

Não é ainda certo que a Eurosport transmita em sinal aberto. Possivelmente poderá acontecer o mesmo que já faz com muitos dos desportos: grandes conteúdos e qualidade no EurosportPlayer e realização mais comedida em sinal aberto.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado