FOTOGALERIA: Os novos Fórmula 1 de 2017…

Por a 24 Fevereiro 2017 12:03

Já se viram os primeiros monolugares de F1 de 2017, mas a verdadeira ação só começa em pista, na segunda-feira, em Barcelona. Os primeiros monolugares já foram ‘mostrados’ ou apresentados, e até domingo ficam a conhecer-se todos os outros…

Williams, Sauber, Renault, Force India, Mercedes, Ferrari e McLaren, foram as equipas que até agora já mostraram os seus monolugares, ainda que os homens de Grove só o tenham feito através de fotos na internet. A Sauber fez o mesmo, mas entretanto divulgou também imagens do seu dia de filmagens.

A Williams acabou por ser a primeira a mostrar o seu FW40, deixando para trás a sequência de denominações que vinha fazendo, saltando do FW38 diretamente para o FW40 em virtude de este ano de 2017 ser a data do seu 40º aniversário. Já se sabia, pelos desenhos que foram sendo vistos nas ‘férias’ de inverno, mas as primeiras imagens do Williams confirmaram que os F1 deste ano são bem mais apelativos em termos visuais. O carro é bem mais largo, a asa traseira mais baixa e pequena, a dianteira muito elaborada e tem uma asa em cima do capot motor, mas não ‘de tubarão’, mas mais ao estilo da Mercedes, portanto, mais pequena. A apresentação ‘real’ está agendada para sábado…

O novo Sauber C36, que tem o mesmo motor Ferrari do ano passado é completamente novo, e foi o primeiro monolugar de 2017 a surgir com a famosa asa de tubarão, com uma quilha muito evidente, mas o que saltou bem mais à vista foi a… ausência de patrocinadores. De resto este é um carro muito simples em termos aerodinâmicos.

Na Renault, o novo R.S.17 é o primeiro verdadeiro carro construído entre Enstone e Viry-Chatillon, já que o modelo do ano passado era um Lotus ‘aprimorado’. Este ano a Renault construiu o carro de raiz com Enstone a ‘fazer’ o chassis e Viry, em França, o motor e o carro é imponente. O bico é semelhante ao Williams e Sauber, mas distinto do Force India e Mercedes, pois tem uma pequena protuberância ‘fálica’. Sabe-se que o R.S. 17 não partilha quaisquer componentes com o anterior R.S. 16, pois a equipa partiu duma folha em branco. Até a monocoque é diferente, pois a Renault trabalhou muito na arrumação da sua nova unidade motriz.

O novo Force India VJM10 pode tornar-se novamente num caso sério em 2017, se for verdade que a nova unidade motriz da Mercedes é ainda mais forte que o ano passado e se os adversários, Renault, Ferrari e Honda não trabalharam tão bem, os homens comandados por Vijay Mallya podem perfeitamente continuar a fazer história, indo mais longe em termos de classificação. O carro surgiu com uma espécie de degrau, que é resultado do facto da equipa ter escolhido um design de suspensão diferente, deparando-se depois com regras limitativas naquela área do carro, uma caixa de exclusão que a Force India teve que respeitar, o que resultou… num galo, relembrando os pouco ou nada famosos bicos de ornitorrinco que se viram em 2012. De resto, o bico é mais saliente que nos outros carros e a barbatana de tubarão semelhante à do Sauber C36 e Renault R.S.17. Segundo a equipa, 95% das peças são totalmente novas.

Quanto ao Mercedes, chama-se W08 EQ Power+, já que a Mercedes incluiu a designação EQ, da sua nova gama de elétricos. O monolugar de Brackley tem grandes diferenças face aos já conhecidos, mas a asa em cima do capot motor é semelhante à da Williams e não tem a asa de tubarão apresentadas pela , Sauber, Renault e Force India. Para além disso, tem o nariz arredondado, sem qualquer protuberância, mas com muitos detalhes, como por exemplo a pequena asa junto à asa traseira, uma asa dianteira extremamente elaborada e diz-se que vai também testar uma asa de tubarão.

A Ferrari tornou-se na sexta equipa a apresentar o seu monolugar de Fórmula 1 para esta temporada de 2017, o SF70H, que surge com uma frente ao estilo da Renault e Sauber, e com uma barbatana de tubarão. O novo Ferrari é o 63º monolugar desenhado e construído pela Scuderia Ferrari para correr na Fórmula 1. No chassis há várias diferenças entre o SF70H os Ferrari mais recentes, e se o nariz e a asa traseira são consequência dos regulamentos, tal como a barbatana de tubarão no capot motor, ou os apêndices aerodinâmicos na frente das entradas de ar nos flancos do carro, o desenho menos usual destes flancos foi desenhado, segundo a Ferrari, em harmonia com a estrutura dianteira do monolugar. Na frente é visível um duto que tem um propósito aerodinâmico, enquanto atrás do lugar do piloto o ‘roll-hoop’ que integra a entrada de ar foi totalmente redesenhada. A suspensão também foi evoluída, mantém o sistema ‘push rod’ na frente e ‘pull rods’ na traseira, mas as porcas das rodas e todo o sistema foram redesenhados para facilitar o trabalho dos mecânicos, já que, como se sabe as rodas são bem mais pesadas e isso vai refletir-se no tempo que os monolugares vão passar nas boxes, sendo, até ver, impossível que os mesmos registos do anos passado se repitam em 2017.

A McLaren também revelou hoje o seu novo MCL32, confirmando-se a nova decoração laranja e preto. O MCL32 é o primeiro McLaren F1 desde 1980 sem a denominação MP4, resultado da saída de Ron Dennis da equipa, e vai agora voltar a ver-se um McLaren de F1 com esta cor, o que já não acontecia desde os testes de pré-época de 1997, 1998 e 2006. A unidade motriz da Honda é completamente nova, e surge com uma arquitetura completamente revista, com o fabricante japonês a afastar-se do conceito ‘size zero’ que quis implementar em 2015 e que teve os maus, para não dizer péssimos, resultados que se conhecem. Desta forma, 46 anos depois, a McLaren volta a ter uma decoração laranja nos seus F1sendo que o carro apresenta algumas soluções diferentes do que já foi visto até aqui, como por exemplo o que se vê no nariz do monolugar.

Agora, faltam as apresentações da Williams, que tem agendado mostrar o seu carro amanhã, e para domingo ‘sobram’ a HAAS, Toro Rosso, Red Bull, sendo que quanto a esta última, se fosse pela vontade de Adrian Newey, só viam o carro em Melbourne. Há-de se apresentado num ‘quarto escuro’, com muito pouca luz e com tinta ‘anti-flash’…

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Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

Tanta conversa que os carros iam ficar mais bonitos, não vejo nada disso, mais parece a fórmula aborto. Todos os carros com algum tipo de barbatana de tubarão, quase todos com o nariz nojento tipo williams, o Force India então nem sei o que parece. Agora até o Mercedes tem esta barbatana de peixe mal amanhada.

kiotto9
kiotto9
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Barbatana de baleia, dá o nome às coisas 😛
Mas não teimam se os carros são mais feios ou não, isto é F1 não a Formula bonita. Os carros são feitos para serem eficazes e não bonitos

m42engine
m42engine
Reply to  kiotto9
7 anos atrás

À conclusão que chego é que o problema da F1 são os adeptos. É muito mimimi em torno das coisas. Se tem muitas asas, tem muitas asas. Se tem poucas é porque é lento. Se é pequeno é porque é pequeno. Se é longo, é porque é longo… Não há paciência…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Já faziam a “Fórmula Mimimi”, porque adeptos não iam faltar.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

A primeira introdução seriam os motores V10, mas um dia depois iam reclamar que os V8 são melhores. É assim em todo lado.
Se for o velho em cima do burro coitado do rapaz, se for o rapaz em cima coitado do velho, vão os dois em cima coitado do burro. Nem levando o burro às costas vão deixar de haver reclamações.

ca24021757
ca24021757
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

realmente nos ja tivemos v12
depois v10 o ultimo v10 foi o primeiro campeonato do mundo do alonço e o primeiro v8 o ultimo do alonso. Mas nessa historia quem se lixou foi a renault k tinha um v8 muito bom e veio disser que ou mudavam para v6 ou abandonava a competição e agora o motor ainda n e suficientemente competitivo

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Sinceramente a parte mais importante é a pintura, nomeadamente no esquema de cores escolhido.
Porque o resto é feito com base na performance e não na beleza.

alexis
alexis
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Todos os anos é isto, quando se passou para os motores 1.6 era o som, até parecia que se ouvia F1 em vez de se ver, agora é a “beleza”, só que o conceito do feio e do bonito é muito vago pois é uma questão de gosto, o que para uns é uma beleza para outros é um horror, mas na F1 o importante é ser eficaz e se para ser eficaz tem que ser feio, pois então que seja. Os carros não são feitos para ser comercializados, são feitos para competir, nem esta competição é uma passagem de… Ler mais »

danilo
danilo
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Essa ai parece Barbatana de Baleia Jubarte!

ca24021757
ca24021757
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

n precebo porque os carros nao estao assim tao feios exepto o force india e o mercedes que fica horrivel sem a barbatana de tubarao ja para nao falar daquelas cores aquele cinzento e aquele verde

can-am
can-am
7 anos atrás

Dos monolugares até agora apresentados mais uma vez a Mercedes está num campeonato à parte. Ganham mas continuam a inovar com pormenores aerodinâmicos extremamente radicais e sofisticadissimos. É até muito difícil perceber tanto pormenor e complexidade que o carro apresenta. Dá gosto ver principalmente para quem aprecia aerodinâmica. A seguir vem o Sauber que surpreende pela positiva. Muito sofisticado e arriscaram sem dúvida muito. Os Force India e Renault são os mais simplórios,principalmente este último que desilude muito. Mas até podem ser bons na pista obviamente. Os carros no geral enchem muito mais o olho que os “F3 com esteroides”… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Dia desastrado para a Toro Rosso hoje em Misano. Apenas 25 kms devido a problemas com o motor elétrico ou ERS. E sobre isto, o vai dizer o Alain? Acresce que drone que utilizavam para filmar ficou destruído ao embater numa árvore.

— 8.45h :
http://2017carlaunch.ferrari.com/it/

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

O Sauber visto em pista fica ainda mais lindo.
Para amanha: Espero que a Ferrari volte a decoração de 2015 (sem cobertura do motor em branco) e o McLaren seja laranja.

danilo
danilo
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

O pessoal fez uma replica da Sauber no simulador Asseto Corsa. Mas ela já entrou na pista então nem adianta mostrar…

dale-jr
dale-jr
7 anos atrás

a beleza dos formula 1 morreu no final da década de 80, quando entrou a moda dos narizes elevados. estes carros não mudaram tanto como prometiam, demasiados apêndices aerodinâmicos nas asas e nos flancos dão a ideia de carros feios e frágeis

danilo
danilo
Reply to  dale-jr
7 anos atrás

E sobre a criatividade de pintura “morreram” em 93. Em 1994 até que ainda tinha uma sombra do que foram outrora…

ca24021757
ca24021757
Reply to  dale-jr
7 anos atrás

concordo consigo os carros dos anos 80 era mais redondos e o nariz mais baixo o k os tornava mais apelativos mas os carros de 2012 e 2013 e k era mesmo horriveis com aquele degrau no nariz

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  ca24021757
7 anos atrás

Degrau no nariz… o famoso Platypus (Ornitorrinco) foi só em 2012, pelo menos visíveis. Em 2013 taparam o “tijolo com cimento” para não se ver, mas continuou lá.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  dale-jr
7 anos atrás

Os carros de F1 mais bonitos para mim foram os de 2000, apesar de serem “miniaturas” em relação aos monstros das décadas anteriores. A partir de 2009 começaram a estragar tudo, sobretudo em 2012 com os bico de pato e em 2014 foi outro ano de carros feios.

can-am
can-am
7 anos atrás

O Mercedes é o mais radical e sofisticado ( ganham e inovam, tiro-lhes o chapéu). O Ferrari é um passo em frente. Tem tudo para ser bom.O Sauber é para mim a maior surpresa pela positiva. Os outros,ficaram-se por um conservadorismo maior ou menor. (isto tudo no papel,claro). Mas atenção ao Red Bull que falta vir.
Numa palavra, carros a sério finalmente.

danilo
danilo
7 anos atrás

Até que fim pintaram alguma coisa laranja no carro. Não ficou feia a pintura. Agora sim tem a “laranja mecanica”

danilo
danilo
7 anos atrás

Não sei onde eu li que o pessoal falou que parece a Arrows. Mas eu me lembrei da Skyper
Uma fotinha dela: http://www.racingrenders.com/pictures/2007season/spyker/Spyker-3.jpg
Até que era bonita. Era o carro de 2007

mdcc220
mdcc220
7 anos atrás

Bonito ou feio,o que interessa no fim são os resultados em pista: certo, correcto e verdadeiro! Mas o adepto também tem direito a gostar ou não do que vê, independentemente do resultado prático, certo? E eu como adepto, penso o mesmo que muitos: tanta revolução, tanta alteração prometida e anunciada e afinal, isto tem muito pouco de radical. A única coisa de radical só mesmo aquelas barbatanas ridiculamente feias e gigantescas! A da Mclaren então (a minha Mclaren) com aquele tamanho e aquela cor, bate recordes! Espero que os resultados em pista superem tudo isto e que sej apossível verificar… Ler mais »

can-am
can-am
7 anos atrás

Atenção ao Mclaren. Não tinha reparado em pormenores muito interessantes nas asas dianteiras,respectivos pilares e asa traseira e respectivos vectores. Apenas a entrada superior dos flancos parece não ser muito trabalhada. Mas é sem dúvida dos mais interessantes,depois do Mercedes. Como sempre disse o laranja vai apenas para as zonas mortas ou não sensíveis da carroçaria. No resto é o mate de baixa visibilidade comme il faut !
Agora a grande questão é: QUANTOS SEGUNDOS É QUE ESTES BRINQUEDOS VÃO MANDAR ABAIXO AO RECORD DE BARCELONA ?Eu punha para os 1.16 ou 1.17. Serão capazes disso ?

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