Dupla Hamilton/Rosberg desfaz-se no final de 2016?
Não é novidade para ninguém que se a decisão tivesse que ser tomada hoje e a Mercedes se visse ‘obrigada’ a deixar fora da equipa um dos seus dois atuais pilotos de Fórmula 1, Nico Rosberg ou Lewis Hamilton, seria o alemão o sacrificado, apesar do forte final de época que realizou. De acordo com Toto Wolff, Nico Rosberg tem contrato apenas até ao final de 2016, mas o austríaco não dá garantias que este venha a ser renovado: “Falaremos da renovação na melhor das hipóteses no verão do próximo ano. Até lá vamos ver o que acontece”.
Há algum tempo atrás o homem forte da Mercedes F1 veio a público dizer que a relação entre os seus dois pilotos é um problema com que a sua equipa tem que lidar e que isso pode fazer com que um deles tenha de sair da equipa num futuro próximo. Wolff alega que a forma como o duo trabalha com o resto da equipa se tornou na maior fraqueza da Mercedes enquanto equipa de F1: “Por vezes temos dificuldade em vencer corridas e no final ainda temos sempre um piloto mal disposto. Este conjunto de emoções reflete-se na equipa e isso tem que parar. Quando há três anos escolhemos dois primeiros pilotos fizemo-lo conscientemente, mas essa filosofia pode mudar. Personalidade e caráter são fundamentais para o sucesso da equipa. Cada vez estamos mais fortes como equipa em termos gerais, mas a nossa grande fraqueza é a dinâmica da relação entre os pilotos, e por vezes entre os pilotos e a equipa”, disse Wolff, deixando um aviso à navegação.
Significa isto que a Mercedes já percebeu que o que fez até aqui para colocar ‘panos quentes’ na relação entre os pilotos não resulta, ambos têm os seus egos, ambos querem ganhar um ao outro, e isso é exacerbado pelo facto de não haver equipa que faça frente à Mercedes, e portanto bater o colega de equipa significa ganhar corridas e títulos e por isso os alemães têm aqui um grande problema, pois vão continuar a ganhar, mas vão também continuar a ter sempre um piloto a tornar mau o ambiente numa equipa que vence e Wolff está agora a colocar em causa a decisão que a Mercedes tomou de ter dois pilotos com qualidade para se baterem pelo título.
Agora, esta declaração relativa ao prolongamento contrato tem duas leituras. Ou é um aviso para Nico Rosberg moderar o seu comportamento, não arranjar problemas, e continuar a contribuir para os sucessos da Mercedes sem levantar grandes ondas, ou então, querem que Rosberg continue e mostrar o seu crescendo de forma. Repare-se que a vida de Hamilton tem sido bem menos robotizada do que as equipas em termos gerais pretendem dos seus pilotos de F1. Está a dedicar-se à música e a bater com Pagani Zonda às 3h30 da madrugada no Mónaco, por isso na Mercedes há o receio que este ‘lifestyle’ se agudize e torne a vida de Hamilton bem mais complicada dentro das pistas.
Se Hamilton continuar a mostrar a capacidade que teve este ano (tem sempre que se olhar para uma época em termos globais e não só para as últimas corridas pós- título) então não restará a mais pequena dúvida que a Mercedes mete Pascal Wehrlein no lugar de Rosberg e acaba com o problema, ou então se a um crescendo de forma de Rosberg se juntar um Hamilton a baquear, então as decisões podem ser diferentes.
Para além da questão desportiva, este é um ponto muito importante a seguir na F1 2016, pois não foi por acaso que Rosberg, depois de perder o título em Austin, tudo fez para recomeçar a vencer. Está já a pensar no futuro e para ele, a época de 2016 arrancou logo na corrida a seguir a Austin, o México. A verdade é que o que Nico Rosberg mostrou depois do GP dos EUA, foi um ascendente sobre Hamilton que poucos esperavam e ao levar isso para 2016, deixa no ar a possibilidade de bastante mais confusão interna. De referir que Nico Rosberg tem contrato até ao final de 2016 e Hamilton até 2018.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI