“Domínio da Mercedes é mau para a F1”
Christian Horner tem a mesma opinião que muita gente, ao achar que seria ‘desagradável’ a Mercedes continuar a dominar a Fórmula 1 e acha que a Liberty devia agir nesse sentido. É um assunto que tem dividido opiniões, pois há a corrente dos que entendem que uma equipa que se destaca por um qualquer motivo não deve ver ‘cortado’ o seu avanço, só porque sim, enquanto outra corrente de opinião entende que os automóveis são um espetáculo, e como tal isso não se coaduna com uma equipa vencer 51 de 59 Grandes Prémios em três anos. Isto é basicamente o confronto da ideologia norte-americana, que dá privilégio ao espetáculo e a europeia, que trata a F1 como o desporto que é. Se alguém trabalhou melhor, ganha mais vezes…
Seria muito fácil trazer para aqui argumentos a favor duma ou doutra parte, mas não é isso que se pretende. Basicamente, é fazer as pessoas pensar no assunto. A verdade é que as equipas querem – porque sentem que é preciso – tornar a F1 mais competitiva e mais atrativa para os adeptos, e Christian Horner é mais um chefe de equipa que diz isto publicamente, defendendo que algo deve ser feito para parar a superioridade da Mercedes.
No entanto não nos podemos esquecer que quando a Red Bull dominava a F1, em 2011 ganhou 18 dos 19 Grandes Prémios, e nessa altura Horner não tinha a mesma opinião. Apesar disso, o britânico mostra-se preocupado, não só pelos fãs, mas também pelos novos proprietários do desporto, temendo que o domínio das flechas de prata comprometa o seu investimento: “É desagradável pensar nisto por mais três anos”, disse ao The Guardian. “Os novos proprietários da F1 sabem bem como montar um grande espetáculo e tornar uma competição boa e saudável. Isso não pode ser feito artificialmente”, continua, “mas ficaria surpreso se eles permitirem um domínio total como nos últimos três anos”.
Enquanto os testes de pré-época sugerem que a Ferrari pode representar uma ameaça para a equipa alemã, muitos acreditam que a Mercedes continua a ser a referência e poucos apostam contra o quarto título consecutivo dos alemães. Horner não admite fazê-lo artificialmente, por exemplo, com penalizações ou handicaps, “seria mau para a F1”. “Como se impede que isto aconteça? Não sei”, admite. “Seria errado atrasar alguém artificialmente, temos de trabalhar duro para colocá-los sob pressão”.
Rodrigo Fernandes
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Curioso é que nunca se refere o domínio da Ferrari com Schumacher como tendo sido mau para a F1, nem sequer as constantes atitudes anti desportivas deste último.
De resto, concordo plenamente com o artigo, que salienta a fraca memória de Mr. Horner e a suspeita de que ele tem um cotovelo a doer muito por causa de uma estrela de três pontas que lá está espetada, em vez de estar colada no nariz dos Red Bull no lugar das asas da Aston Martin.
Contra-ataque da Honda:
Parte II (?)
?oh=fe7200d4675aef0e7c2560eefafd1ad1&oe=592A3973
Em 2011, a Red Bull não venceu 18 Grandes Prémios!
O dominio da Mercedes é mau para a F1, mas não é por ser a Mercedes, é por ser um domínio! Eu pelo menos gosto mais quando há grandes lutas até ao fim, como 2007 e 2008 ou 2010 e 2012. O que acho engraçado é o Horner dizer isto mas já dominou totalmente em 2011 e 2013 (a parte final de 2013 então…), quando o Schumacher ganhava com domínio total (excepto talvez 2003 que foi o único ano que ele se viu à rasca) entre outros. A F1 é mais bonita quando há vários na luta, quando é uma… Ler mais »
segundo o guia Tv da SportTv a qualificação no sábado vai dar em sinal aberto na sporttv + as 6:00
Vinha aqui dizer isso mesmo. Para além disso o rescaldo da corrida (programa de 20 mins segundo o guia) também vai ser transmitido na Sporttv + logo a seguir ao fim da corrida. A confirmar-se é uma boa jogada por parte da Sporttv.
E o da RB não foi mau para a F1? E o da Ferrari não foi mau para a F1? E o da Williams não foi mau para a F1? Se não querem equipas dominadoras, então parem de mudar as regras tantas vezes, deixem as equipas começarem a ficar mais perto quando as da frente chegam ao seu limite de desenvolvimento. Mas é exactamente nessa altura que vocês mudam as regras! Então não se queixem. São ciclos. Sempre que se mudam as regras duas coisas acontecem: uma acerta em cheio, as outras falham e assim cria-se um domínio. Foi assim… Ler mais »