CRÓNICA: Procura de emoções
Em primeiro lugar quero começar por dizer que foi muito bem feito para Bernie Ecclestone que o início do Grande Prémio da Europa de Fórmula 1, que se realizou ontem, em Baku no Azerbeijão tenha tido um ‘share’ que deverá ter rondado o zero, pois qualquer adepto dos desportos motorizados que se divide no que de bom pode seguir, não deverá ter carregado no botão da F1 mas permanecido nas 24 Horas de Le Mans para assistir a um dos momentos mais dramáticos da história dos desportos motorizados. É muito bem feita, entendam-se e não deixem a F1 voltar a ser concomitante com Le Mans.
O desporto motorizado é feito de emoções, a sua história está pejada de momentos inesquecíveis, vitórias épicas, manobras fantásticas feitas pelos heróis das pistas e das estradas e a este nível há muito que não existia um desfecho assim. A Toyota Gazoo Racing estava a poucos minutos de fazer história, tornando-se na segunda marca japonesa a vencer Le Mans, mas as corridas são traiçoeiras e qualquer máquina pode parar a qualquer momento.
Kazuki Nakajima perdeu potência no seu Toyota TS050 Hybrid #5 e a pouco mais de quatro minutos do fim da corrida, o drama aconteceu e ninguém pode imaginar o que sentiram naqueles momentos Nakajima, Anthony Davidson, Sebastien Buemi e toda a equipa japonesa. Todos, incluindo o Presidente Akio Toyoda, dizem agora que voltaremos mais fortes, e sendo verdade que o triunfo foi para a Porsche quando já ninguém o esperava, a Toyota terá conseguido ontem colocar a seu lado muitos milhões de adeptos. E a motivação para chegar ao objetivo que tanto perseguem será ainda maior.
Voltando à F1, os adeptos que mais tarde ‘regressaram’ a Baku, já só viram um piloto muitos segundos sozinho na frente. Bem feita, Sr. Ecclestone. Querem outra prova de que ninguém ganha com estas ‘brincadeiras’ da “minha competição é melhor que a tua”, sabem do que se falou nos primeiros minutos da conferência de imprensa da F1, em Baku? De Le Mans, Vettel quis saber quem ganhou, contaram-lhe que a Toyota perdeu na última volta, e o espanto de um tetracampeão de F1 que também admira Le Mans saiu célere…”Não!!!! F….-se… desculpem…!”
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Já posso comentar. A verdade é que a esquerdalhada foi responsável pelo meu silêncio parcial e nada mais merecedor da sua quebra que um par de pernas libidinosas. Espero que fique entre nós a impressão da minha falta de sexo, ou algo a tender para esses lados. A título de interesse, estou me metamorfoseando, por isso tenho em crer que será a minha última participação no mundo como ser esquálido. Mais que Portugal, é o universo que tem a ganhar com isto. Vejo que já está curada do síndrome esquerdalho e rapou todos os pêlos do corpo. Bem vinda à… Ler mais »
Uau! Que freak!
WTF…?
Não metas mais tabaco nisso não! XD
Ó Dr. já devia saber que consumir álcool em excesso faz mal.
É evidente que um GP de F1 e as 24 horas de Le Mans na mesma data não cabe na cabeça de ninguém, embora quando uma acabou estava a outra a começar. Agora a realidade é que o que se passou em Le Mans foi algo absolutamente excepcional e sem paralelo na longuíssima história da prova. Normalmente os finais são anti -climax em que tudo está definido e os últimos minutos são apenas paradas de carros. Nem na F1 de vêm finais destes !!! Julgo até que uma situação destas tão cedo não voltará a acontecer. Agora que o GP… Ler mais »
Não estou nada de acordo com «Normalmente os finais são anti -climax em que tudo está definido e os últimos minutos são apenas paradas de carros». Le Mans tem proporcionado últimas horas de grandes despiques e drama. Este foi ainda maior porque aconteceu práticamente na última volta da corrida! Sou fan do WEC, principalmente das 24h. Pena que seja a única prova desta duração, mas compreende-se pelo enorme investimento das marcas, um pouco à maneira do Dakar no TT e do Tour de France no ciclismo. Sou adepto da F1 há muito mais tempo que do WEC, mas tendo em… Ler mais »
O presidente da Toyota já confirmou que a equipa vai continuar e estará presente em Le Mans para o ano
Coitado, é preciso ter coragem !
Estava a ver as 24h e caí no erro de mudar para a Eurosport mais ou menos 1m antes do Toyota ficar parado, assim que soube (acho que foi referido pelo Tiago Monteiro) voltei logo a mudar de canak e nem queria acreditar. A minha reação foi em tudo idêntica á do Vettel, só não tive de pedir desculpas.
Bastava ter adiantado Le Mans uma semana e nada disto teria sido um problema. Já por várias vezes Le Mans coincidiu com o GP do Canadá e não causou conflito horário.
Pela minha parte, a largada de um GP tem mais interesse do que o final de uma prova de resistencia.
Concordo com o can-am, mas lembro-lhe que na F1 ja aconteceram casos desses. Hakkinen viu a embraiagem explodir a meio da ultima volta do GP de Espanha, quando dominava com mais de 40 segundos de vantagem…
Adiantar Le Mans ou atrasar Baku uma semana. Afinal todo o circo teve que se mudar do Canadá para o Azerbaijão numa semana, com todos os constrangimentos que isso provoca, exponenciados pelo facto de ser um GP estreante!
Nao querendo entrar em gostos de cada um, penso que a comparaçao que faz nao è là muito logica… se fosse na ultima corrida de F1 e o piloto que estivesse para ser campeao ficasse pelo caminho, ai tinha comparaçao. Le Mans nao è “apenas” mais uma corrida, è “a corrida”, algo comparado ao Dakar. Sao corridas unicas, que o resto dos campeonatos onde estao inseridas sao secundarias.
Respeito à sua opinião, mas,ja que foi buscar o Dakar, era mais fácil eu ficar presa à TV para ver o Dakar, do que Le Mans. Eu gosto de perceber quem vai na frente, enfim, de seguir a corrida. Com tantas categorias e carros diferentes, eu tentei mas não consegui perceber quem ia em que lugar. Era preciso estar atenta ao rodapé. Sinceramente, não me entusiasma, o que não quer dizer que não considere uma corrida importante. Respeito é muito o esforço de quem lá anda.
Já no final da carreira. Aliás, penso ter sido esse o prego final.
Fizeram um GP na parte oriental da Europa uma semana depois de um outro no Canadá. Penso que, como a distância entre o Azerbaijão e a Áustria é consideravelmente menor que entre aquele e o Canadá, teria sido mais racional fazer o GP da Europa no fim de semana de 24 a 26, mas, como diz o JLA e muito bem, o BE decidiu fazer uma prova de força e, tolamente, fez coincidir, contra toda a sensatez, um GP de Fórmula 1 numa pista nova com a prova automobilística mais prestigiosa do mundo. Não tenho tanta certeza quanto ao zero… Ler mais »
Le Mans 4ever, muito melhor que a F1.