CRÓNICA: Fórmula 1 vai chegar a muito mais gente em Portugal
No Facebook do AutoSport a notícia da confirmação da passagem das transmissões de Fórmula 1 da Sport TV para o Eurosport, a 29 de setembro de 2015, foi vista por mais de 100.000 pessoas, teve 1020 gostos, e 64 comentários, 99,9% deles de grande alegria. Seis meses depois, quando o Eurosport decide comunicar o formato das suas transmissões, e anuncia que o Grande Prémio da Austrália vai ser transmitido no Eurosport 2, em boa parte dos comentários o lamento é que não poderão ver a Fórmula 1 em Alta Definição (HD). É bom ver que as pessoas são umas eternas descontentes, a exigência é boa pois é devido a ela que o mundo pula e avança mais rapidamente.
Mas o que ficámos a saber com o comunicado do Eurosport? Ele começa com o “Eurosport produziu um programa especial sobre a pré-temporada”, o Bandeira Verde, um “magazine exclusivo filmado em Barcelona durante os testes de pré-temporada. Nele os espetadores vão poder aceder à antevisão da nova temporada, das equipas e dos pilotos. O especialista Eurosport, António Félix da Costa, o último piloto português a guiar um carro de Fórmula 1, oferecerá uma perspetiva exclusiva com as suas opiniões sobre a nova temporada” Isto é factual e uma boa notícia para não dizer excelente…
Adiante. “Em setembro o Eurosport anunciou ter assinado um acordo histórico com a Formula One Management assegurando os direitos exclusivos de difusão televisiva e digital da F1 em Portugal até 2018. A temporada 2016 da Fórmula 1 terá início já no próximo fim de semana e o canal Eurosport 2 vai transmitir no domingo 18 de março o Grande Prémio Rolex da Austrália. Emoção em direto e até à bandeira de xadrez! O Eurosport prepara-se para oferecer aos ansiosos adeptos todo o espetáculo da Fórmula 1 com a transmissão do arranque da temporada em Melbourne.” Hum! Porreiro, vamos ter o Grande Prémio da Austrália de F1… e até nos deram os horários. Para a primeira prova da temporada, António Félix da Costa será o piloto convidado, os outros comentadores são Filipe Albuquerque e Tiago Monteiro.
O que lemos no comunicado do Eurosport é que o GP da Austrália vai ser transmitido no Eurosport 2, será que ninguém se questionou a razão de não ter sido anunciado todo o campeonato nesse canal? Se calhar é melhor esperarmos, desfrutarmos duma F1 novamente comentada por bons conhecedores, com a grande vantagem de poder estar agora acessível a muito mais gente. É um facto que a Sport TV realizou um bom trabalho com a F1, mas infelizmente neste país nem toda a gente se pode dar ao luxo de pagar mais de 30 euros por um canal premium. Era isso que ‘incomodava’ muita gente. Agora, Eurosport 1, Eurosport 2 ou HD. É um facto que mesmo que continue no Eurosport 2, o que não sabemos neste momento, a verdade é que dê lá por onde der, vai poder chegar a muito mais gente, não sendo grátis, porque há que ter um determinado ‘pacote’ pago, a verdade é que o leque de espetadores que podem passar a ver Fórmula 1 em Portugal se alarga imenso e em vez de se centrarem em detalhes, que se calhar podem ser alterados a qualquer momento, “penso eu de que” como diz muitas vezes uma celebridade do nosso desporto nacional, centrem-se no ‘big picture’: a Fórmula 1 vai chegar a muito mais gente em Portugal. Ponto. Parágrafo!
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
“É bom ver que as pessoas são umas eternas descontentes” e sem necessidade nenhuma de tal coisa.
Não costumo ser repetitivo nos comentários, mas as pessoas descontentes são aquelas que tinham algo e agora vão deixar de ter! Outra situação, e também minha opinião, é como amante da modalidade, onde fico contente que esta possa agora chegar a mais pessoas e como tal conquistar mais adeptos/ simpatizantes! São duas questões distintas e a todos lembro que não as devem confundir! Agora, quem já viu este espectáculo ao vivo… quem já o viu em HD… ver em SD (se é esse realmente o caso) por favor… não queiram dizer que nunca se está contente!! pois… não poderei ficar!… Ler mais »
Sem dúvida! É uma grande notícia! Já lá vão quase 17 anos que deixei de ver a F1 em casa, mesmo tendo TvCabo. Pagar Sport TV é que nunca…
Pelo que vejo, o Autosport ainda não comprou um calendário de 2016, como eu sugeri, pois continuam a dizer “domingo, dia 18”. Meus senhores, hoje é sábado, dia 12, amanhã é domingo, dia 13, com mais 7 dias, faz 20, portanto, a corrida é no domingo dia 20. Vamos ao que interessa: é pena a primeira corrida ser na Austrália e não na Europa, por uma questão horária. Gostaria de ver essa antevisão, que parece ir acontecer antes do primeiro treino livre, logo a uma hora imprópria para mim, que gosto de me deitar cedo ( e levantar cedo, também).… Ler mais »
Boa tarde, antes de mais saúdo o regresso da f1 a sinal “aberto”, espero que a falta de anuncio em relação ao resto do calendário signifique que, pelo menos alguns grandes prêmios possam passar no canal 1 e em HD também, mais concretamente os europeus. Só resta esperar e até lá que venha a Austrália!
Como é que se pode estar descontente com isto?
Sinceramente não percebo.
Acesso um pouco mais democrático ao desporto não pode ser mau.
Nos canais generalistas nunca iria passar … nesses o único desporto que passa, ad nauseam, é o “futoboli”.
Só falta querem que seja a F1 a pagar-nos para vermos.
Subscrevo.
Para mim é maravilhoso. Parabéns à Eurosport. Tanto faz que seja na Eurosport 1 ou Eurosport 2 e ainda com um comentador chamado António Felix da Costa, é um luxo que há muito não tinha. Eu que nos anos anteriores via a F1 na RTL com comentários em alemão…
Agora e não será pedir muito é a Eurosport passar a transmitir o MotoGP e em especial o Moto 2 para podermos ver o Miguel Oliveira a correr.
Isto parece a história do velho, o rapaz e o burro. Preferem pagar 30€ por mês ou ver em SD? É cada uma, eu também gosto de ver canais de filmes em HD, aliás têm um, o Hollywood, que não têm canal HD, e nem por isso me meto aí a reclamar. Têm HD, ok. Não têm HD, paciência.
aqueles que dizem que preferem não pagar nada e ver em sd provavelmente ainda não perceberam que o eurosport 2 não se encontra nos pacotes base das operadoras, o que vai “obrigar” muita gente a gastar uns € extra na subscrição de outro pacote de canais. e por essa ordem de ideias, para não pagarem preferiam ver a preto e branco com som mono… percebo que ao colocarem as transmissões no eurosport 2 queiram rentabilizar o investimento que fizeram, mas tiveram tempo suficiente para prepararem uma versão hd do canal, porque fica um travo amargo na boca quando se vê… Ler mais »
Já pensou que colocaram a F1 no Eurosport 2, porque a isso foram obrigados? Sendo um canal internacional, com programação igual em todos os países, quando há programação específica para um determinado país, essa programação tem de passar, obrigatoriamente, no E2? Não sei se é esse o caso, é uma hipótese que eu ponho como possível. Voltando à questão HD. Eu nem sequer tenho canais em HD. Até há bem pouco tempo, não tinha qualquer subscrição de televisão, os quatro canais chegavam bem para o tempo que eu passava frente à tv. Foi a F1 passar para o Eurosport que… Ler mais »
no eurosport 1 a programação é diferente, basta comparar por exemplo o canal português com o francês ou o alemão… são os 3 diferentes
quanto ao hd, eu percebo que a si não lhe faça falta, portanto nem vou insistir no assunto neste comentário
Sendo como diz, a hipótese que eu pus, não tem sustentação.
Desde que saiu da RTP que tenho visto a F1 na SkySports F1. A minha preocupação na eurosport são os intervalos, se forem muitos duvido que aguente… Mas não há dúvida que a saida da F1 de um canal “premium” é uma excelente noticia para todos nós. Já agora, para queem queria o calendário da F1 com todos os horários, podem ver aqui: http://www.f1fanatic.co.uk/contact/f1-fanatic-calendar/
Alguém pode explicar-me porque é que na consulta à programação do Eurosport 1 ou 2 não aparece a F1? Procurei no site da NOS e no próprio Eurosport e nada.
Cps