“Copiar integralmente um carro não é o ADN da Fórmula 1”

Espera-se que a FIA decida no fim desta semana o protesto da Renault face à Racing Point e pelo que se vai percebendo a maioria das equipas de F1 querem que a FIA impeça o que a Racing Point fez.
Independentemente do que for o resultado do protesto, e mesmo sabendo que ao longo da história da F1 o que foi bem feito, depressa foi copiado, a verdade é que é nunca as coisas foram levadas até este ponto.
O RP10 é uma cópia quase exata do Mercedes W10 de 2019.
A Racing point não esconde que o RP20 é baseado no Mercedes do ano passado e a Renault apresentou dois protestos à FIA relativamente ao desenho das condutas de arrefecimento de travões do RP20.
Em declarações a Dieter Rencken, Zak Brown, CEO da McLaren espera que a FIA acabe com isto: “Penso que a maioria das equipas não gosta do que viram com a ‘Copy Point’/’Tracing Point’/’Racing Point’, seja lá como lhes queiram chamar. Seja legal ou não, penso que teremos de ver como a FIA responde ao protesto. Pondo de lado a legalidade, ou não, porque não sabemos neste momento, penso que está fora do espírito do que todos nós pensamos que a Fórmula 1 é, e sempre tem sido.
Sempre houve um grau de cópia, e isso faz parte do desporto, mas agora foi levado ao extremo ao duplicarem um carro. Não acredito que a Fórmula 1 seja isso. Há outras competições em que existem espectáculos com dois ou três chassis diferentes, mas penso que isso não é o ADN da Fórmula 1″, disse Brown, que também não é de acordo com a introdução dos monolugares-cliente, ou ‘equipas B’, porque isso significaria duas divisões na F1, dentro e fora de pista: “Com isso a Fórmula 1 perde a sua identidade”, concluiu.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não é? Até parece que a F1 começou apenas no século XXI, sempre existiram carros clientes até serem banidos, na maior parte da vida de fórmula 1 foi possível comprar um carro completo e correr com o nome de outra marca. A F1 nasceu com carros clientes logo está no seu DNA, a regra actual é que não faz parte do DNA da F1. O DNA nasce-se com ele, e é para o resto da vida, a situação actual pode-se comparar com uma mudança de sexo, mas o DNA continua a ser o mesmo.
É… há gente que perde a memória com muita facilidade…
Era engraçado o Perez fazer um penteado igual ao Hamilton para dizerem que a RP tinha clonado o Champ…
Loool.
E fui eu que perdi a memória? Pensa que sou o gui ou o clone de alguém?
Para quem acha que no carro é uma cópia exacta acho melhor ler estes artigo e refazer as ideias.https://www.motorsport.com/f1/news/technical-analysis-piola-racing-point-mercedes/4847402/?ic_source=home-page-widget&ic_medium=widget&ic_campaign=widget-4
Pois…Pois… esqueçam os princípios e o espírito da F1… O jovem Chase e os seus amigos, desde o início disseram ao que vinham e a F1, que estava de rastos, com mais de 50% das equipes em falência aguda e as restantes sem capacidade de se entenderem, a que se associava o domínio da instituição FIA, por parte da Ferrari, deram o mote. O Jovem Bernie e os seus associados (entenda-se, as equipes estruturantes do “negócio”, (Ferrari, Mercedes, McLaren, Red Bull e Williams) assinaram o contrato/acordo e sabiam qual era a estratégia. A Mercedes até aceitou que a Ferrari continuasse… Ler mais »
É tudo uma questão de dinheiro e interesses politicos etc, nos EUA funciona assim! Agora com a Liberty americana já se esperava esta vergonha, a mercedes controla e domina tudo na f1, fia etc!
Imaginem se fosse a Ferrari ou a RBR ou Mclaren a copiar integralmente o W11 da mercedes para 2021 caia o carmo e a trindade! Mas como é a Racing Point futura Aston martin inglesa já não há problema, é tudo muito bonito e sem problemas, a hipocrisia total! Até os comentadores parciais da eleven elogiam o copianço da Racing Point, ao que o mundo chegou!
E fazem muito bem elogiar pois foi um golpe de génio a nível de gestão de recursos. Quem não entende isso é burro. E se está legal, está legal, acabou a conversa.
O ADN da F1 devia ser deixarem as equipas inovar à vontade! Estou mais preocupado com a castração constante de inovações do que com o golpe de génio da RP.
E estou farto de ver coisas legais serem banidas por dá cá aquela palha. Se é legal, é legal, carvalho!
E todos copiam por isso parem de chorar só porque não foram inteligentes o suficiente.
Então esperto é aquele que cópia? Os outros que não copiam é que são os burros!? Como isto anda!!! Dasse mérito a quem copia! Já a tempos concordei com o forista Lisboa, não se pode dar créditos a quem cópia, não digo que não fizeram uma boa cópia, mas é só isso uma cópia. E quem diz o contrário está em negação.
don´t imitate,innovate!
Que inteligência há em copiar?
Será sempre segundo. Isso é que não é DNA de qualquer competição.
Arranja mais QI para comentar.
Concordo plenamente com o que diz! Quem cópia será sempre segundo, pois estará sempre a espera dos feitos dos outros.
Eu acredito que isto não foi um copianço, mas sim uma evolução natural da Racing Point que vai tornar-se a nova equipa Mercedes na F1. Tudo isto faz parte da estratégia da Mercedes, que como sabem tem uma participação no capital da Aston Martin e já fornece hoje os motores dos Aston de estrada, aqueles que se vendem ao publico. Toda esta ligação, tal como a compra de acções da Aston Martin por parte do Toto Wolff e Lawrence Stroll, mostram que tudo isto é uma estrategia que tem o envolvimento direto da Mercedes. Eu acredito mesmo que a Mercedes… Ler mais »
Mas a Aston Martin é a atual main sponsor da RBR Honda, se isso for verdade a Mercedes saberá grandes segredos do chassis Red Bull!
Carros cliente (Toro Rosso, Sauber, Haas, aquelas equipas esquisitas do Bernie, HRT’s e Marussias) nunca foram problema porque não incomodavam os grandes fabricantes. Agora que os envergonham (e mostram quão superior a Mercedes) já é um problema. Veja se o MotoGp de domingo passado: em todas as marcas, o melhor piloto na qualificação foi de uma estrutura satélite (Yamaha, Ducatti, Honda e KTM). Todas batidas pelas suas equipas satélites, sendo que uma até lidera o campeonato. Mesmo na F1 Jordan Muggen Honda andava à frente da Honda. E a Renault foi sempre batida pela Red Bull, e agora é o… Ler mais »
🕵️o sossesso da Mercedes esta no motor potente o segredo da sintonia motor aerodinâmica