Conflito de interesses: FIA demite Johnny Herbert do cargo de Comissário Desportivo
![](https://images.autosport.pt/2016/12/ABERTURA-Herbert_00003358-281.jpg)
Polémica na F1 com a saída de Johnny Herbert, que reacende debate sobre comissários permanentes
Johnny Herbert foi demitido do cargo de Comissário Desportivo da FIA devido a conflito de interesses com o seu envolvimento com a imprensa, em que reiteradamente faz comentários públicos sobre decisões controversas, levantando com isso, preocupações sobre potenciais conflitos de interesse com as suas funções na FIA.
Os seus recentes comentários sobre Max Verstappen, Oscar Piastri e George Russell, entre outros, chamaram a atenção da FIA.
Recorde-se que houve também alguma polémica no GP do México com o papel de Herbert como comissário da FIA, depois de várias decisões que geraram controvérsia, especialmente as duas penalizações impostas a Max Verstappen.
Esta situação abre o debate sobre comissários permanentes na F1 e esta saída de Herbert tem lugar no meio de discussões sobre a consistência da ‘arbitragem’ na F1.
Muitos pilotos, incluindo George Russell, defendem um painel permanente de comissários para garantir maior uniformidade nas decisões, mas o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, não tem a mesma opinião, escudado-se nos custos
Segundo o Comunicado oficial da FIA, as funções de comissário e comentador de Herbert são incompatíveis:
“É com pesar que anunciamos hoje que Johnny Herbert deixará de ocupar o cargo de comissário de pista da FIA. Johnny é muito respeitado e trouxe uma experiência e conhecimentos inestimáveis para o seu papel. No entanto, após discussão, foi mutuamente acordado que os seus deveres como comissário de pista da FIA e o de comentador na imprensa são incompatíveis. Agradecemos-lhe os seus serviços e desejamos-lhe felicidades para o seu futuro”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Já vai tarde! O comissário mais incompetente da história da F1.
Mas tu fazes por acaso ideia do que ele diz no CCD para julgar se é competente ou não?… Sabemos as decisões dos CCD, mas não fazemos qq ideia de como lá dentro votaram os comissários, para poder julgar cada um deles.
Ser tendencioso é uma forma de ser incompetente.
E sabes lá se ele é tendencioso lá dentro!
Não é preciso, vê-se pelos resultados das penalizações, de quem levou, de quem foi perdoado (múltiplas vezes) e pelos comentários do JH versão pundit. Vê-se qual era a posição dele a favorecer os compatriotas.
Parece que a FIA mais uma vez, protege o seu piloto favorito.
O Hamilton tambem está envolvido nisto??
Posso estar enganado mas o Hamilton não é protegido pela FIA.
Já muitos leitores haviam comentado aqui sobre isto. Parece-me que com ele a fronteira entre o cargo de comissário e a actividade na imprensa era muito diluída, por isso acho esta demissão inteiramente correcta. Isto, independentemente da minha apreciação por um piloto que segui desde os tempos dele na Fórmula Ford.
Um piloto muito promissor, que ia tendo a carreira amputada por um acidente terrível. Mesmo assim ainda conseguiu 3 vitórias na F1 (se não estou em erro), sendo uma delas a única da Stewart GP. Ainda teve tempo para ganhar tb Le Mans. Jamais saberemos o que poderia ter sido, se não fosse o acidente.
Sempre o considerei um tipo decente, ponderado, mas ao mesmo tempo divertido. Como disse noutro ponto, não tenho elementos para o julgar como comissário, mas boas bases tinha.
Ele ia ser um Vettel – é o piloto com o qual encontro mais analogias – se não tivesse acontecido o acidente com um tal Gregor Foitek, na F3000, em 1988. A carreira do Herbert não foi amputada, mas ficou muito condicionada à custa desse acidente.
Ah – e era, ao que se diz, o único piloto capaz de conduzir um F1 afinado para o Michael Schumacher.
“Alguém” por estas bandas está a pular de alegria 🙂 , mas não sou eu, porque nunca o ataquei, nem a nenhum outro comissário em concreto, mas…
É verdade que um comissário não deve fazer comentários públicos sobre pilotos, nem fazer parte da pool de comentadores duma qualquer estação televisiva, como era o caso, pelo que concordo com a demissão. Se houve um comissário que foi demitido, alegadamente, por pertencer à organização de um GP, mais se justifica a do Herbert.
Veremos quem será o substituto…
O George Russel…
Como comissário esporádioc, não dedicado a tempo inteiro, a FIA não pode esperar que ele (e outros) não tenham mais actividades ligadas ao desporto e conflitos de interesses. O princípio parece-me salutar, mas então tenham realmente comissários 100% dedicados, em exclusividade.
Como já tinha aqui escrito, a sua veia de comentador era perfeitamente incompativel com as suas funções de comissário. A FIA reagiu tarde mas correctamente.
Recebi este anúncio com bastante alegria, peca por ser tardio. Se calhar vai substituir o Hill nos comentários tendenciosos…Vamos esperar para ver?
Comentários públicos a 360° da F1 aos media ligados a cadas de apostas , isto é que é o mais grave e tem que ser lembrado.
O Herbert teve um conjunto de declarações patetas, já como comissário, que sinceramente não podem ser toleradas.
Como comissário também não deixará saudades, é muito fraco.
Celebro a sua saída.
O J Herbert, sempre foi bacoco.
Como piloto e como comissário.
Espantoso é que o tivessem escolhido para o CCD dos GPS.
Tantas opções havia e escolheram um vaidoso com tiques de estrela ‘cadente’.
Pelo menos que haja critério para o/os seguintes. Sim profissionalizados e consistentes, constantes (claro que isso acaba com os ‘desfiles’ de ‘patentados’.
Profissionais, são Comissários Desportivos á 6a.,sábado e domingo, mas também á 2a.,3a.,4a., e 5a.. e tém tempo e espaço para não tomarem decisões incertas, erradas ou díspares.E também não terem outros ‘bicos’ que os disperse.