Conflito de interesses: FIA demite Johnny Herbert do cargo de Comissário Desportivo

Por a 29 Janeiro 2025 12:06

Polémica na F1 com a saída de Johnny Herbert, que reacende debate sobre comissários permanentes

Johnny Herbert foi demitido do cargo de Comissário Desportivo da FIA devido a conflito de interesses com o seu envolvimento com a imprensa, em que reiteradamente faz comentários públicos sobre decisões controversas, levantando com isso, preocupações sobre potenciais conflitos de interesse com as suas funções na FIA.

Os seus recentes comentários sobre Max Verstappen, Oscar Piastri e George Russell, entre outros, chamaram a atenção da FIA.

Recorde-se que houve também alguma polémica no GP do México com o papel de Herbert como comissário da FIA, depois de várias decisões que geraram controvérsia, especialmente as duas penalizações impostas a Max Verstappen.

Esta situação abre o debate sobre comissários permanentes na F1 e esta saída de Herbert tem lugar no meio de discussões sobre a consistência da ‘arbitragem’ na F1.

Muitos pilotos, incluindo George Russell, defendem um painel permanente de comissários para garantir maior uniformidade nas decisões, mas o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, não tem a mesma opinião, escudado-se nos custos

Segundo o Comunicado oficial da FIA, as funções de comissário e comentador de Herbert são incompatíveis:

“É com pesar que anunciamos hoje que Johnny Herbert deixará de ocupar o cargo de comissário de pista da FIA. Johnny é muito respeitado e trouxe uma experiência e conhecimentos inestimáveis para o seu papel. No entanto, após discussão, foi mutuamente acordado que os seus deveres como comissário de pista da FIA e o de comentador na imprensa são incompatíveis. Agradecemos-lhe os seus serviços e desejamos-lhe felicidades para o seu futuro”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
19 dias atrás

Já vai tarde! O comissário mais incompetente da história da F1.

Cágado1
Reply to  F1 FOR FUN
19 dias atrás

Mas tu fazes por acaso ideia do que ele diz no CCD para julgar se é competente ou não?… Sabemos as decisões dos CCD, mas não fazemos qq ideia de como lá dentro votaram os comissários, para poder julgar cada um deles.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Cágado1
19 dias atrás

Ser tendencioso é uma forma de ser incompetente.

Last edited 19 dias atrás by F1 FOR FUN
Cágado1
Reply to  F1 FOR FUN
18 dias atrás

E sabes lá se ele é tendencioso lá dentro!

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Cágado1
18 dias atrás

Não é preciso, vê-se pelos resultados das penalizações, de quem levou, de quem foi perdoado (múltiplas vezes) e pelos comentários do JH versão pundit. Vê-se qual era a posição dele a favorecer os compatriotas.

mariojscosta
mariojscosta
19 dias atrás

Parece que a FIA mais uma vez, protege o seu piloto favorito.

Scirocco
Scirocco
Reply to  mariojscosta
19 dias atrás

O Hamilton tambem está envolvido nisto??

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  Scirocco
19 dias atrás

Posso estar enganado mas o Hamilton não é protegido pela FIA.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
19 dias atrás

Já muitos leitores haviam comentado aqui sobre isto. Parece-me que com ele a fronteira entre o cargo de comissário e a actividade na imprensa era muito diluída, por isso acho esta demissão inteiramente correcta. Isto, independentemente da minha apreciação por um piloto que segui desde os tempos dele na Fórmula Ford.

Cágado1
Reply to  dannyricfanclub
19 dias atrás

Um piloto muito promissor, que ia tendo a carreira amputada por um acidente terrível. Mesmo assim ainda conseguiu 3 vitórias na F1 (se não estou em erro), sendo uma delas a única da Stewart GP. Ainda teve tempo para ganhar tb Le Mans. Jamais saberemos o que poderia ter sido, se não fosse o acidente.
Sempre o considerei um tipo decente, ponderado, mas ao mesmo tempo divertido. Como disse noutro ponto, não tenho elementos para o julgar como comissário, mas boas bases tinha.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Cágado1
19 dias atrás

Ele ia ser um Vettel – é o piloto com o qual encontro mais analogias – se não tivesse acontecido o acidente com um tal Gregor Foitek, na F3000, em 1988. A carreira do Herbert não foi amputada, mas ficou muito condicionada à custa desse acidente.
Ah – e era, ao que se diz, o único piloto capaz de conduzir um F1 afinado para o Michael Schumacher.

Pity
Pity
19 dias atrás

“Alguém” por estas bandas está a pular de alegria 🙂 , mas não sou eu, porque nunca o ataquei, nem a nenhum outro comissário em concreto, mas…
É verdade que um comissário não deve fazer comentários públicos sobre pilotos, nem fazer parte da pool de comentadores duma qualquer estação televisiva, como era o caso, pelo que concordo com a demissão. Se houve um comissário que foi demitido, alegadamente, por pertencer à organização de um GP, mais se justifica a do Herbert.
Veremos quem será o substituto…

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
19 dias atrás

O George Russel…

Cágado1
19 dias atrás

Como comissário esporádioc, não dedicado a tempo inteiro, a FIA não pode esperar que ele (e outros) não tenham mais actividades ligadas ao desporto e conflitos de interesses. O princípio parece-me salutar, mas então tenham realmente comissários 100% dedicados, em exclusividade.

Scirocco
Scirocco
19 dias atrás

Como já tinha aqui escrito, a sua veia de comentador era perfeitamente incompativel com as suas funções de comissário. A FIA reagiu tarde mas correctamente.

Vespamax
Vespamax
19 dias atrás

Recebi este anúncio com bastante alegria, peca por ser tardio. Se calhar vai substituir o Hill nos comentários tendenciosos…Vamos esperar para ver?

garantia4
garantia4
19 dias atrás

Comentários públicos a 360° da F1 aos media ligados a cadas de apostas , isto é que é o mais grave e tem que ser lembrado.

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
18 dias atrás

O Herbert teve um conjunto de declarações patetas, já como comissário, que sinceramente não podem ser toleradas.
Como comissário também não deixará saudades, é muito fraco.
Celebro a sua saída.

4RcNg
4RcNg
18 dias atrás

O J Herbert, sempre foi bacoco.
Como piloto e como comissário.
Espantoso é que o tivessem escolhido para o CCD dos GPS.
Tantas opções havia e escolheram um vaidoso com tiques de estrela ‘cadente’.
Pelo menos que haja critério para o/os seguintes. Sim profissionalizados e consistentes, constantes (claro que isso acaba com os ‘desfiles’ de ‘patentados’.
Profissionais, são Comissários Desportivos á 6a.,sábado e domingo, mas também á 2a.,3a.,4a., e 5a.. e tém tempo e espaço para não tomarem decisões incertas, erradas ou díspares.E também não terem outros ‘bicos’ que os disperse.

Last edited 18 dias atrás by Nrpm
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado