Colégio de Comissários (Sondagem): Quem teve culpa no incidente Verstappen vs Hamilton no GP da Hungria?

Por a 23 Julho 2024 12:45

Estreamos um novo espaço onde os leitores podem dar a sua opinião. Chama-se Colégio de Comissários, onde será feita uma sondagem sobre a culpa de determinados incidentes nas corridas. Claro que esta rubrica apenas será usada quando se justificar, em incidentes de relevo que mereçam a atenção de todos. O objetivo passa por uma troca de ideias salutar, discutindo diferentes pontos de vista, com respeito e elevação.

O primeiro incidente escolhido envolve Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP da Hungria. Estávamos na volta 63 e a luta entre Verstappen e Hamilton aquecia, com o #1 da Red Bull de faca nos dentes, já depois de muito reclamar com a equipa, claramente agastado. No final da reta da meta, Verstappen aproveita o cone de aspiração e o DRS para ultrapassar Hamilton que, por sua vez, tinha acabado de passar um retardatário. Verstappen bloqueia as rodas na abordagem à curva 1 e queima a travagem. Dá-se o toque com Hamilton, que faz a traseira do RB20 levantar voo.

Max Verstappen queixou-se de que Hamilton mudou de trajetória na travagem, enquanto Hamilton afirmou que não rodou o volante. Os comissários avaliaram a manobra e decidiram que se trava apenas de um incidente de corrida.

Imagens do incidente (link AQUI):

Eis o que FIA escreveu na sua decisão:

“Os Comissários Desportivos ouviram o piloto do Carro 1 (Max Verstappen), o piloto do Carro 44

(Lewis Hamilton), representantes das equipas e analisaram dados do sistema de posicionamento/marcação, vídeo, cronometragem, telemetria e provas de vídeo no carro.

Na aproximação à curva 1, tanto o Carro 44 como o Carro 1 ultrapassaram o Carro 23. O carro 44 regressou à linha de corrida antes da zona de travagem e começou a virar para a curva 1. O carro 1 aproximou-se da curva mais rapidamente do que nas voltas anteriores (devido ao DRS) e travou no

no mesmo ponto que anteriormente. O condutor do carro 1 argumentou que o Veículo 44 estava a mudar de direção durante a travagem. O condutor do carro 44 afirmou que estava simplesmente a seguir a sua linha de corrida normal (o que foi confirmado pela análise do vídeo e da telemetria

e de telemetria das voltas anteriores).

Ficou claro que o Carro 1 bloqueou ambas as rodas dianteiras na aproximação à curva 1 antes de

antes de ocorrer qualquer impacto, mas sem seguir a linha de curva normal para uma manobra de ultrapassagem. O condutor do carro 44 declarou que se tratava de um incidente de corrida, enquanto o condutor do automóvel 1 carro que se tratava de um caso de mudança de direção durante a travagem.

Os Comissários Desportivos não consideram que este seja um caso típico de “mudança de direção sob

travagem”, embora consideremos que o condutor do automóvel 44 poderia ter feito mais para evitar a colisão.

Assim, determinamos que nenhum condutor foi predominantemente culpado e decidimos não tomar qualquer outra medida”.

Qual a sua opinião? Quem tem culpa? Verstappen? Hamilton? Ou foi apenas um incidente de corrida? O leitor tem a palavra.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
4 meses atrás

Considero incidente de corrida, tanto que não fiz qualquer comentário ao incidente. Contudo, acho que aquilo aconteceu devido à impaciência do Verstappen. (ou seria nervosismo?)

Scb
Scb
4 meses atrás

Max faz uma tentativa de ultrapassem nos limites, bloqueia as rodas e falha a mesma não conseguindo fazer a curva tornando o contacto inevitável. Por sorte sem consequências de maior para Hamilton.
Situações como esta devem ser punidas senão teremos uma escalada como em 2021. Incidente de corrida para mim é luta roda com roda, não tentativas desesperadas de ultrapassagem com alta probabilidade de correr mal.

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  Scb
4 meses atrás

Nem mais

strakarevo
Reply to  Scb
3 meses atrás

Como o MAX costuma dizer, ele mete o carro e cabe ao outro piloto decidir se batem ou nao. Esta tudo explicado.

2020
2020
Reply to  Scb
3 meses atrás

Com o max é tudo normal, o problema é quando são com os outros (com ou sem max)… Que saudades de pilotos doutros tempos.

pedro_speed
pedro_speed
4 meses atrás

Para mim o Max exagerou muito e por isso bloqueou as rodas. O Hamilton talvez tivesse podido evitar o contacto, mas não o fez e bem. Este Max tem de aprender. A pista não é toda dele. Este foi apenas o 1º corretivo que levou de outro piloto raçudo como é o Hamilton. Em anos anteriores, em situações similares com o Max, mas em que o Inglês estava a lutar pelo campeonato, às vezes levantava o pé. Aqui o Lewis não tinha nada a perder e deu o corretivo adequado ao Mad Max. Toma lá que é para aprenderes. Talvez… Ler mais »

Cágado1
4 meses atrás

O Verstappen nunca conseguiria fazer aquela curva, travando onde e como travou. Só ele tem culpa do que lhe aconteceu.
Dito isto, talvez o Hamilton pudesse ter aberto um bocado o volante e deixá-lo seguir para a escapatória, sem lhe tocar.
Acabou tudo bem, seguiram os 2 e quem errou foi prejudicado pelo erro. Ainda bem que não foi necessária intervenção do CCD.

2020
2020
Reply to  Cágado1
3 meses atrás

Hamilton ter aberto… aliás como o max de certeza o faria em situação contrária… Brincamos.

GTONE
GTONE
4 meses atrás

Incidente de corrida, mas que nitidamente tem um culpado, o que ao forçar erra a travagem. Assumir o erro custa é muito para alguns “pilotos/adeptos”.

2020
2020
Reply to  GTONE
3 meses atrás

Max gosta deste tipo de incidentes de corrida…

MiguelCosta
MiguelCosta
4 meses atrás

Na minha opinião não há dúvidas, Max, trava tarde demais bloqueia e como qualquer adepto sabe, com as rodas bloqueadas e em derrapagem, não viras, o Hamilton que a partir de uma certa altura, e muito bem na minha opinião, deixou de se “encolher”, fez aquilo que devia, virou, e deve ter pensado, “Se passar, passou, se bater bati…”. O Max goza já a alguns “anitos” de uma certa proteção nas asneiras que faz, deve ser porque os contratos de publicidade são grandes desde que se tornou um dos melhores, (tipo Cristiano Ronaldo na seleção), ou por outra razão qualquer… Ler mais »

#99
#99
4 meses atrás

O melhor de tudo foi aquele grande plano do fundo plano do RB.
Quanto ao incidente foi sem dúvida uma manobra, não direi desesperada, mas sim insensata do Max .

asfalto
asfalto
4 meses atrás

Eu considero um acidente de corrida, no entanto fica por dizer o que o hamiltam podia ter feito mais. Talvez os comissários se lembrem que na Áustria o Norris numa tentativa de ultrapassagem ao Max também exagerou e só não bateram porque o Max evitou. Mas manobras destas são aos montes e quase sempre são evitados os contatos.

2020
2020
Reply to  asfalto
3 meses atrás

Sim o max é o exemplo perfeito de olhar os outros e evitar seja o que for… Talvez precise disto mesmo, alguém que lhe faça frente qd não tem carro para dar de avanço.

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
3 meses atrás

Max.
Manobra desesperada e sem qualquer nexo.
Um “divebomb” sem critério, terminou com o carro a bloquear rodas e seguir em frente na curva.
Todos os pilotos cometem erros, quando o fazem têm de ser punidos por isso.

jpais
jpais
3 meses atrás

Foi um acto deliberado do Max Verstappen que “abalroou” o Hamilton sem justificação…

2020
2020
Reply to  jpais
3 meses atrás

Pena não ter lá ficado e ainda somou pontos… A sorte do costume.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado