Circuitos asiáticos começam a ‘fugir’ da Fórmula 1?

Por a 23 Novembro 2016 15:53

Foi há cerca de década e meia que os circuitos asiáticos começaram a chegar em força à Fórmula 1, mas agora, já se começam a ouvir cada vez mais ‘vontades’ de sair do calendário. O mais recente ‘circuito’ de que se ouviu poder querer sair é Singapura, isto depois da Malásia já ter avisado que não fica para lá de 2018.

Foi Bernie Ecclestone que revelou as dúvidas que existem relativamente à permanência de Singapura no calendário da F1. A justificação dos malaios passa pela queda da venda de bilhetes e número de espetadores na TV. Agora é a vez de Singapura – a primeira corrida noturna da história da Fórmula 1 – cujo evento lhes custa cerca de cem milhões de dólares (entre todos os custos) dos quais 60 por cento são financiados pelo governo local. A corrida estreou-se em 2008, o contrato foi renovado em 2012 por mais cinco anos e… termina para o ano: “Sim, a corrida custa-lhes muito dinheiro, mas também lhes demos muito dinheiro a ganhar!”, diz Ecclestone: “De repente já têm mais um aeroporto, e agora acreditam que atingiram os seus objetivos e já não querem um Grande Prémio de F1”

Trinh Nguyen, um economista local revelou que a recente quebra das audiências televisivas na zona são um sinal que a ‘novidade’ Fórmula 1 está a esbater-se: “A F1 veio com custos e os cálculos do custo/benefício do turismo está a apontar noutra direção…”, disse Nguyen. Para bom entendedor, meia palavra basta…

A Ásia começou por receber a F1 em 1976, em Fuji, em 1987, manteve-se no Japão com Suzuka, em 1994 foi a vez de Aida, ainda e sempre no Japão. Em 1999, a Malásia foi a primeira prova na Ásia para lá do Japão, depois o Bahrein em 2004, China no mesmo ano, Singapura entrou em 2008, Abu Dhabi em 2009, Coreia, 2010 e Índia, 2011. Será que chegou o momento do começo da debandada? Há sinais que apontam para isso…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Ponto positivo, reduz-se o calendário. 21 provas é muita “fruta” e isso acaba por enjoar os adeptos. Antes era 1 GP por mês, máximo 2, ao seja, era um fim-de-semana diferente dos outros. Agora quase todas as semanas há F1, torna-se cansativo.

amfrancis
amfrancis
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Iceman tocou no ponto. Concordo em absoluto. Aquilo que era um espetáculo muito aguardado transformou-se numa rotina que já passa ao lado.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Com o que pede o Bernie por GP não admira que comecem a por-se ao fresco… Nem os petrodolares dão para tanto gasto e a economia flutua de tal maneira que a vida não está para andarmos a gastar como se fossemos ultra-ricos.

RedDevil
RedDevil
7 anos atrás

E fazem muito bem… a F1 é um desporto europeu, por muito que a tentem “globalizar” não vai dar muito certo, a generalidade das culturas olha para os desportos auto como “show-off social” e a essência da F1 é “show-off” técnico e de pilotagem. A F1 tem de se centrar é nos circuitos europeus que é onde pode ser apreciada e ir fazer 2 ou 3 GP fora (Brasil, Japão e pouco mais).

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado