Chase Carey adverte: “F1 tem que se abrir a mudanças…”

Por a 15 Outubro 2020 11:10

Numa altura em que se prepara para ‘entregar’ a pasta a Stefano Domenicali, Chase Carey, CEO da Fórmula 1, adverte que a modalidade não se deve manter escrava do seu passado e os seus protagonistas devem permitir-se aceitar mudanças, quer seja no conceito, como por exemplo alterações no formato da qualificação, grelhas invertidas ou em termos gerais, alterações no formato dos fins de semana de Grande Prémio: “A maioria dos desportos, quando falam de mudanças, os fãs ‘hardcore’ resistem a essas mudanças”, disse, no mais recente podcast ‘Beyond the Grid’ do site oficial de F1.

“MLB (Major League Baseball), quando passou a existir um batedor designado, quase toda a gente não gostou, a NBA introduziu a linha de três pontos, os núcleos duros não gostaram. Na maioria desses casos, não todos, mas na maioria dos casos, essas mudanças acabaram por ser vistas como positivas, trazendo nova energia, trazendo uma nova perspetiva. Seja como for, penso que é preciso ter cuidado para que não se introduzam medidas erradas. Tem que se reconhecer a importância da história e a importância do que tornou este desporto especial, mas não podemos deixar que isso se torne um colete-de-forças que não permita considerar mudanças que possam melhorar verdadeiramente o desporto, para os adeptos.

Uma decisão sobre uma corrida de qualificação, penso que deve ser uma decisão de grupo. Do meu ponto de vista, não vamos impor isso.

Vamos tentar, discutir os prós e os contras, fazer o trabalho de casa apropriado, pensar nos benefícios e todas as restantes questões, e ter uma discussão honesta com todos. É aí que é importante ter um espírito de parceria e não olhar somente para os interesses pessoais, se é bom ou mau para mim como equipa, mas sim se é bom ou mau para o desporto, e fazer um julgamento informado. Será esta uma decisão que sentimos ser respeitadora do desporto e criar melhores corridas para os adeptos? No final das contas, é disto que se trata. Nem todos os fãs vão gostar, admite, “nunca se vai contentar 100%, e é por isso que temos de fazer o julgamento sendo algo que pensamos que irá melhorar o desporto”.

“Sem fazer parecer que estamos apenas a atirar ideias contra uma parede, deveríamos estar sempre a tentar ’empurrar-nos’ para outras formas de tornar o desporto mais interessante e emocionante para os adeptos”.

Numa altura em que há equipas que continuam a opor-se à inversão das grelhas, no passado fim de semana no Grande Prémio do Eifel, em que não houver treinos livres de sexta-feira devido ao mau tempo, foram vários os pilotos e chefes de equipa a acolherem bem a ideia de um fim-de-semana de dois dias, tal como está programado para Imola, corrida que se realiza uma semana depois do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
4 anos atrás

Sim, há mudanças que se podem considerar, algumas até podem ser benéficas, mas nunca deturpando a verdade desportiva. Este senhor, que está de saída do cargo,(parece-me que felizmente) vem comparar com o basebol, porque não com o ciclismo, ou o atletismo? Ou com os ralis? Isso é que era (modo ironia on), saía um piloto a cada cinco segundos, na corrida.(modo ironia off). Qual o critério para uma corrida de qualificação? A pole deve ser para aquele que foi melhor, que tirou melhor partido do material que tem à sua disposição, normalmente entre as melhores equipas. Salvo um imponderável, a… Ler mais »

JP INAU
JP INAU
4 anos atrás

Este senhor está danadinho para transformar a F1 numa espécie de Indycar mundial sem ovais, através de uma standardtização cada vez maior. Pretende que o ideal será um formato de carros igual para todos, e eu sendo um dos fans de quem ele não gosta, acho que só por milagre é possível distinguir os carros sem ser pela cor. Numa altura em que distinguir pela cor é racismo, acho que a F1 em particular e o desporto automóvel em geral estão no caminho errado, porque se ainda não se generalizou completamente o conceito monomarca, estamos cada vez mais no conceito… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  JP INAU
4 anos atrás

Fartei-me de rir com o tema “pão”.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado