Caso Vettel/Hamilton: Fórmula 1 deve seguir em frente
Era quase certo que a FIA não iria impor um castigo maior a Sebastian Vettel, apesar do ter feito comparecer para explicar o que sucedeu em Baku, mas depois dos Comissários terem imposto a segunda penalização mais forte – a primeira teria sido excluído-lo da corrida apresentando-lhe bandeira preta – Jean Todt e a FIA não quiseram passar por cima da decisão dos Comissários do GP do Azerbaijão e por isso a pena ‘menor’ de realizar trabalho educacional em diversos eventos da entidade federativa, é um mal menor para o alemão.
Logicamente, fosse ela qual fosse a decisão haveria quem achasse bem e o contrário e na verdade há questões que não foram respondidas, mas simplesmente adiadas para ‘nova oportunidade’. Em primeiro lugar, Vettel só mudou a sua atitude assumindo que o que fez foi errado pedindo posteriormente desculpas quando se viu ‘apertado’ e em risco de ser novamente penalizado. A mensagem que passou é que um piloto “acha” que outro fez algo de errado, e “manda-lhe” com o carro para cima. Devagar é certo, mas mandou. Se isto voltar a acontecer, com outros intervenientes, desculpas também vão chegar?
Claramente os adeptos estão divididos quanto ao resultado deste caso, e não nos referimos aos que são adeptos de Vettel e Hamilton, e não conseguem ver para além disso. Compreendemos que a FIA tenha preferido que um caso destes pudesse colocar uma sombra sobre uma disputa que tem sido muito interessante e esse é um argumento que aceitamos totalmente, desde que Vettel fique mesmo com tolerância zero e que outros pilotos, caso prevariquem, tenham igualmente a oportunidade de pedir desculpa. O facto de Vettel já ter perdido nove os doze pontos possíveis na sua super licença não é por acaso e isso convém lembrar.
Por outro lado, o que vimos até aqui, dois pilotos a lutar diretamente pelas vitórias e a mostrarem publicamente um grande desportivismo, mesmo com declarações a referir o agrado que têm na luta em que estão envolvidos, ou seja muitos “beijinhos e abraços”, tudo isso acabou em Baku e o que vamos ver daqui para frente, acreditando que vão andar calmos porque sabem que a FIA está de olho neles, é difícil que daqui até ao fim do campeonato não voltem a existir razões de queixa de qualquer um dos lados contra o outro, e aí se vai ver como ficaram as coisas depois de Baku.
Não é preciso que os pilotos sejam amigos, é preciso é que se respeitem em pista e façam somente o que se espera deles, proporcionem grandes espetáculos em pista e deixem o resto de lado…
NOTA: Ontem o AutoSport publicou um artigo que posteriormente apagou, assim que se percebeu que quem escreveu o artigo não entendeu uma coisa muito importante. Lewis Hamilton não disse que tinha perdido o respeito pela FIA, simplesmente colocou um gosto num post duma rede social em que alguém tinha escrito isso. O que é totalmente diferente de lhe serem atribuídas essas palavras. Sendo verdade que as chancelou, porque colocou um ‘gosto’, não as disse. Essa é a verdade.
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Aplaudo a atitude do AS em retirar aquele artigo ultrajante – para o AS e para a inteligência dos leitores -, mas gostaria de perguntar se este facto vai ter repercussões e obrigar o AS a estar mais atento ao que publica. O que tenho visto, para além de um português tão mau que chega a ser embaraçoso ler certos artigos, é uma tendência preocupante para o bombástico e sensacionalista. Quando o AS utiliza títulos como «F1: Sebastian Vettel desculpou-se… e safou-se!», está, além do sensacionalismo implícito na própria sintaxe, a ser parcial e a violar o dever de rigor… Ler mais »
Concordo totalmente. Já chega de tanto clickbait e notícias sem confirmar a fonte. Para isso temos o Facebook.
“Artigos” destinados, apenas e só, ao “clickbait”! Acho que foi em 1981 que o AS passou a custar 7$50, e tínhamos uma excelente alternativa semanal ao Automundo (quinzenal), mas as noticias e o jornalismo era outro, assim como a sociedade.
Os ânimos exaltados entre comentadores ainda mais ajuda ao intento do “clickbait”. É triste ver a intolerância que por aqui grassa, e por vezes o melhor a fazer é… estar calado… já fui!
Ainda ontem no Tour( quem acompanha minimamente ciclismo sabe do que falo), um ciclista foi expulso da competição por ter dado uma cotovelada no adversário. O Vettel podia ter tido uma pena bem mais pesada e isso é evidente, mas escapou de boa. Como sempre defendi, acho que todos devem seguir em frente, apesar da atitude o Vettel ter sido feia e irresponsável, não colocou verdadeiramente em perigo a integridade física do adversário, isso para mim é o fundamental. Era capaz de entender uma penalização na grelha já na Austria, a sua exclusão já me parece demasiado. Contudo, é preciso… Ler mais »
Muitíssimo bem escrito! A decisão que foi tomada no Tour foi um bom exemplo de como lidar com o anti-desportivismo, ao contrário do que fez a FIA.
Já agora dizer que isto é barrigadas de rir, ler aqui foristas que são dos mais facciosos e tendenciosos que existem, a acusarem a AS de imparcialidade apenas por o caso ser acerca do Vettel, é do mais baixo e degradante que pode haver… Cumprimentos
A sua contribuição neste espaço de comentários é a de um graxista. Limita-se a bajular quem tem opiniões semelhantes à sua, com o seu servil «muitíssimo bem escrito», e em insultar um ou dois outros comentaristas. Imagino que, no trabalho, é daqueles que passam o tempo a dar graxa ao chefe e a fazer queixinhas dos colegas para lhes passar a perna. É o seu tipo. «Baixo e degradante» não é o que eu escrevo: é o que você é. «Baixo e degradante», meu caro, é ser um verme bajulador, um boçal e um ordinário.
MVM a esses adjectivos pode juntar o vulgarmente conhecido “lambe-botas”.
E o amigo “lambedor” conseguiu escrever isso tudo sozinho? Notável! Cumprimentos…
Que tristeza de comentário senhor MVM.Fica-lhe tão mal.
É uma tristeza que já é normalíssima vinda de quem vem. Ele só nunca fala de quando fez aquela “birra” publica em que anunciou o abandono (LOLOLOL) para depois cá vir cair outra vez… Acho que fica envergonhado! Cumprimentos
Apenas mais baixo e degradante que andar sempre a disparar contra o AS quando os artigos são desfavoráveis ao Vettel, é fazer uma “birrinha” publica, anunciar a toda a gente que vai abandonar os comentários no AS ofendendo os jornalistas, para depois cá voltar sem vergonha nenhuma e como se nada se tivesse passado…conhece alguém que tenha feito isso? Cumprimentos
Safa que é tapado! Ainda não percebeu que ninguém o leva a sério e que não tem qualquer tipo de credibilidade por aqui? Os pontos negativos não lhe dizem nada?
Este tipo de bate bocas estilo “vamos ver quem é o mais mauzão” só serve para descredibilizar o AS. Mas “prontos”.
LEL
LOL. Isso dos pontos é o que me preocupa mais…se você liga a isso ainda é mais pequenino do que eu pensava.
Eu estou a espera é do dia em decides ser homenzinho e pedes desculpas publicas ao AS em relação aquele post em que anunciaste a toda a gente que te ias embora daqui, ofendeste a redacção do AS, e depois voltaste sem pingo de vergonha.
Podias deixar de ser ordinário por um dia e ter uma atitude de homem para variar… Que tal? Cumprimentos
Muitíssimo bem escrito senhor RPMS. Ciclismo a contrastar com a F1.
“Devagar é certo, mas mandou. Se isto voltar a acontecer, com outros intervenientes, desculpas também vão chegar?”, “…desde que Vettel fique mesmo com tolerância zero e que outros pilotos, caso prevariquem, tenham igualmente a oportunidade de pedir desculpa.” – Comentários imparciais? “NOTA: Ontem o AutoSport publicou um artigo que posteriormente apagou, assim que se percebeu que quem escreveu o artigo não entendeu uma coisa muito importante. Lewis Hamilton não disse que tinha perdido o respeito pela FIA, simplesmente colocou um gosto num post duma rede social em que alguém tinha escrito isso. O que é totalmente diferente de lhe serem… Ler mais »
“…e ao concordar é como se fosse ele a escreve-las. Essa é que é a verdade”
É a SUA verdade, a SUA opinião. Hamilton não proferiu essas palavras e não é ao meter um “gosto” que “é como se fosse ele a escrevê-las”, isso é treta de anti para denegrir a imagem do piloto inglês. Ele não fez aquelas declarações, logo não se pode fazer notícias a atribuir tais declarações a ele.
Entendeu?
Se ele não concordasse com o que foi escrito não colocava lá o “gosto”. Isto é treta de anti? E você o que é? Não é anti-FERRARI? A julgar pelo que tem escrito sobre a FERRARI ou sobre quem quer que esteja ligado a ela, você odeia a FERRARI e tudo o que esteja ligado a ela. Mas pronto, os outros é que são anti-qualquer coisa, você e o seu ídolo são uns santos. Já eu não gosto nada do hamilton nem da sua forma de ser. Gosto de o ver perder para a FERRARI. e se por acaso ele… Ler mais »
Era a Ferrari que devia ser banida da F1. Cambada de velhacos!
Não seja pusilânime, por favor 🙂
Aprendi uma palavra nova 🙂
E podia aprender muitas mais se, em vez de atacar constantemente a FERRARI com acusações já velhas e totalmente gastas, estudasse e aumentasse o seu vocabulário.
Crash, você não entende uma ironia e o burro sou eu?
Sem desejo de desculpabilizar o Vettel pela sua atitute, que não tem desculpa. Das duas uma, ou tava a dormir ou demasiado nervoso para cair que nem um patinho. Quem segue na frente comanda as velocidades do Safety Car.
Segue o video onde se pode avaliar que o Hamilton trava.. é um “ligeiro” toque no travão, mas não é desacelaração como muitos diziam… inclusivé o Autosport que “Traduziu” “Break-Test” para “qualquer uso de travão”… A FIA disse que não houve “break-test”, ou seja não houve uma travagem brusca, o que não significa que não houve qualquer uso de travão….
https://www.youtube.com/watch?v=McK56lTYqCk
Deu-lhe o chamado “cheirinho” nos travões. Quando o Vettel que seguia na retaguarda ia com a sede toda ao pote. E ao ver a asa frontal danificada, passou-se dos carretos.
Este caso até já enjoa…nem sei o que diga mais. Continuo a achar que este caso ainda é falado e remexido pois o Hamilton terminou atrás do Vettel, pois se tivesse vencido, já nem se falava deste caso. O Vettel com uma punição de perda de posições no próximo GP, também não tinha sido de admirar…mas se de facto a Fia optou por esta punição, veremos se o mesmo comportamento não se volta a verificar. Agora tentarem dar a entender que o Vettel agiu de forma racional e com o objectivo de fazer estragos massivos no carro do Hamilton, comparando… Ler mais »
Para quem critica tanto a punição e a acha demasiado leve, não se esqueçam que muitos dos abalroamentos que o Kimi sofreu, ou as gracinhas do Max nas primeiras curvas, como ultrapassar com o carro quase totalmente em cima do limitador e só duas rodas na pista, nem investigados foram. E ainda têm a lata de dizer que a Ferrari tem sido protegida. Quanto a este caso…continuo a achar que quem segue atrás do Safety car deveria evitar mudanças bruscas de velocidade, uma vez que poderão implicar num acidente, não esquecendo que poderiam haver Comissários em pista.
Não havia comissários em pista, visto que o safety car ia regressar às boxes nessa volta.
Não estava apenas a falar deste caso…já são muitos mesmo. Enquanto não criarem algum tipo de regra, vão continuar a fazer aquelas manobras a ver se apanham o pelotão desprevenido e ganham distância. Mesmo depois do embate do Vettel, o Hamilton continuou a fazer o mesmo após a bandeira vermelha, a ver se o apanhava desprevenido.
Todos sabemos que a igualdade no desporto é uma falácia. Em todos eles os mais fortes, mais poderosos ou com mais influências são favorecidas.Facto. E não tem nada a ver com o tamanho ou o poder económico ou politico dos países. Há países que sendo gigantes económicos, no lobby desportivo são anões. Vejam-se as arbitragens de Reais Madrids e Barcelonas etc. Portugal,por exemplo, é um pais que no futebol todo poderoso, têm um “peso” na UEFA muito importante, etc. Ora no nosso querido desporto automóvel, a coisa também se passa assim, mas particularmente na F1, ultrapassa-se o que é aceitável,… Ler mais »
Sim, porque a Ferrari tem ganho muitos títulos nos últimos 10 anos…
A Mercedes nos passados 3 anos ganhou títulos com muita “classe” também realmente… lol
Lol…mas então can-am…o Max e o Bottas tem abalroado os Pilotos da “protegida” Ferrari e nada lhes acontece….fora outras situações como já não ganharem um campeonato à anos, e ainda vens com a conversa da protecção da Fia. A choradeira no ano passado era que o Rosberg era protegido e que a Mercedes andava a sabotar o carro do Hamilton. Alguém dúvida que este ano se lá estivesse o Rosberg ainda, os fanáticos (fãs é outra coisa), não perdiam tempo a dizer que a protecção de cabeça do Hamilton se tinha soltado por a equipa ter sabotado o carro.
Podias ter resumido o longo texto à seguinte frase: “Odeio a Ferrari, são uns batoteiros protegidos pela Fia, e deviam ser banidos da F1”. Sinceramente ainda não entendi se és um fanático do Hamilton ou anti Ferrari, pois o ano passado o teu foco era atacar o Rosberg e a Mercedes, a dizer que sabotavam o carro do Hamilton.
A verdade é que nem deviam ter feito a publicação mas fizeram. Agora vêm limpar o mau jornalismo, o sensacionalismo de que parecem padecer muitos jornalista hoje em dia. Não é melhor pensar duas vezes antes de “atacar” em força?
Hoje, escrevi na minha página do Facebook um comentário a propósito do anúncio de um filme sobre os 40 anos de Formula 1 para Sir Frank Williams. E num dado momento do texto, está este parágrafo: “(…)Hoje e como tenho comentado com os meus amigos ainda fãs de Formula 1, para mim deixou de ter a mesma piada que tinha nesses tempos. Muito dinheiro, muitos interesses e demasiada política. Os carros parecem consolas de play station e os pilotos, bem os pilotos são uns queixinhas e demasiado “chorinhas” como costumo dizer.(…)” O rescaldo do caso Hamilton/Vettel não é mais do… Ler mais »