Carmen Jorda: “Mulheres devem apostar na Fórmula E”

Por a 5 Março 2018 18:45

A representante da Comissão das Mulheres no Desporto Motorizado da FIA, Carmen Jorda, voltou a dar a sua opinião sobre o envolvimento das mulheres no desporto motorizado. E mais uma vez não quis fugir à polémica.

Jorda testou no México um Fórmula E e a sua opinião fez-se ouvir após o teste:

“O carro que testei não é muito difícil de guiar mas há coisas novas às quais temos de nos adaptar. A Fórmula E é um campeonato muito competitivo, e já pudemos ver algumas mulheres a competir aqui. Porque não ter mais mulheres?”

É aqui que a opinião da espanhola começa criar algumas ondas. Carmen Jorda defende que as mulheres deviam apostar mais na Fórmula E, não por ser um campeonato de futuro, não por estar a atrair novas marcas… mas sim porque é menos exigente fisicamente.

“Creio que são carros menos exigentes a nível físico que os Fórmula 1 por causa do apoio aerodinâmico e da direcção. Penso que o desafio que as mulheres encontram na F2 e na F1 é essencialmente físico e na Fórmula E tal não acontece. Não me cabe a mim decidir sobre que rumo as mulheres devem tomar no automobilismo e temos visto mulheres a terem excelentes resultados em F3 e nos GT, mas acredito que existe uma barreira física na F2 e na F1 que prejudica as mulheres. “

É uma opinião que certamente irá criar algumas respostas menos favoráveis. Robin Frijns foi dos pilotos que se manifestou, dizendo que na sua experiência (ele que já pilotou F1 e Formula E) os carros eléctricos são difíceis de entender e não são assim tão fáceis de pilotar quanto Jorda quis fazer parecer.

 

Ao contrário do que muitos pensam, o automobilismo é de uma exigência física e mental grande, mas temos visto ao longo do tempo mulheres igualarem ou superarem a performance física dos homens. Como tal, apontar a Fórmula E como o futuro para as mulheres por ser uma modalidade mais fácil é ao mesmo tempo desprestigiante  para quem lá compete assim como para as mulheres que querem singrar no automobilismo, além de fazer pouco sentido. É uma espécie de “contentem-se com isto que vocês não são capazes de mais”. E o que acontecerá quando a Formula E atingir inevitavelmente o grau de exigência física que a F1 tem actualmente?

O problema da falta de mulheres na F1 é outro e talvez mais profundo do que apenas a exigência física. É preciso começar desde os escalões mais jovens a mudar a mentalidade vigente. E não é por retirarem as Grid Girls que a F1 vai se tornar automaticamente mais “amiga das mulheres”. É preciso ouvir as mulheres que competem actualmente e entender as dificuldades que tiveram para chegarem ao topo e repensar o que está errado e tomar medidas que seja realmente eficazes. Felizmente são cada vez mais os exemplos de mulheres de sucesso nas corridas e certamente que serão esses exemplos a chamar mais interessadas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
6 anos atrás

Mouton, a excepção que confirma a regra nos ralis. Na F3 houve Cathy Muller (irmã mais velha de Yvan), mas apesar de muito promissora, não conseguiu ir além do campeonato francês e algumas corridas no europeu. Divina Galica foi a mulher que conseguiu pontuar na F1, e numa altura em que só os primeiros 6 contavem, na mesma altura Lella Lombardi também tentou, mas se nessa altura não havia direcção assistida, os carros não eram tão físicos em termos de Gs. Recordo-me também de Desiré Wilson na F1, que ainda fez alguns resultados mas nos protótipos. Também houve a Gianna… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  ernie
6 anos atrás

Bem, algumas devem pilotar melhor que o Maldonado, mesmo que terminem as corridas todas em ultimo!

ernie
ernie
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Ganhou uma, não deve ter sido comprada com o dinheiro da PDVSA. O homem se calhar não era assim tão mau, ou terá sido só para mostrar ao Rey Juan Carlos que não se manda “callar” um Venezuelano.
Mas concordo que ele tinha alguma dificuldade em termos de visão periférica.

alexis
alexis
Reply to  ernie
6 anos atrás

Na minha opinião com excepção da Sabine Schmitz, Jutta Kleinschmidt e a Danica Patrick o resto das meninas que passaram pelos “pópós” não passavam de umas simpáticas “ervas arómáticas” e nessas “ervas arómáticas” também incluo a Michéle Mouton porque se analisarmos as 4 vitórias que ela teve, foram sempre com um 4X4 quando a concorrência ainda andava de 4X2 (Ari Vatanen Escort RS 1800, Walter Rohrl Ascona 400, Henri Toivonen Talbot Sunbeam Lotus) e essas 4 vitórias foram em ralis em que os companheiros de equipa (Hannu Mikkola e Stig Blomqvist) desistiram ou tiveram problemas, porque sempre que os colegas… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  alexis
6 anos atrás

Não sei porque raio foi buscar a Sabine Schmitz!!! por ser instrutora e guia turistica no Nordschleiff? Por fazer parte de um programa de televisão cada vez mais desinteressante? Danica Patrick corre na América, e todos sabemos o que isso vale em termos de “pilotos fantásticos”. Mas sim, é bastante decorativa ou uma das “suas” melhores ervas aromáticas, se preferir. Michéle Mouton era de facto o piloto mais fraco da Audi, mas os tempos não eram muito inferiores ao dos dois “colossos” que tinha por companheiros, e que foram praticamente os únicos a tirar todo o partido do poderoso e… Ler mais »

alexis
alexis
Reply to  ernie
6 anos atrás

Não sabe porque fui buscar a Sabine? Fácil, é que aquilo que já vi da Sabine mostra que será das poucas mulheres que poderá bater-se com alguns dos homens. Quanto à Danica corre na América, pois claro, mas anda no meio dos homens a “dar-lhes na cabeça” com material igual e não vejo nenhuma mulher que o faça em nenhuma parte do planeta, mas se conhecer alguma diga-me. Quanto à Mouton que segundo o senhor corria com um carro pesadão, era tão pesadão como os outros, o peso minimo era igual para todos, mas a potência do Audi era absolutamente… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  alexis
6 anos atrás

Danica Patrick é uma mulher de talento para as corridas sem dúvida, mas bate-se com os homens com material igual, num país de onde não vem nenhum homem de talento para as corridas em qualquer outra parte do mundo (salvo uma ou outra excepção do passado distante), um país onde qualquer piloto europeu, brasileiro ou até japonês consegue ser bem sucedido, salvo raras excepções. Mas para além de ser muito decorativa e provavelmente “aromática”, não há dúvida de que a Danica Pratick sobressai e merece o seu lugar. A sério que a Sabine Schmitz poderá bater-se com alguns homens? muitas… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  alexis
6 anos atrás

Permita-me só acrescentar que não gosto da Fe, mas não concordo que esteja em fim de vida, e considerando o número de fans de que se pode orgulhar (???), acho que tem o seu lugar, principalmente porque não vamos ter que gramar isso como corrida de suporte a corridas de carros barulhentos e a cheirar a gasolina queimada, pelo menos por enquanto.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
6 anos atrás

Mesmo em termos físicos a FE não é nenhuma pêra doce, até porque as corridas são em pistas citadinas improvisadas, muitas delas estreitas e com piso irregular. A Simona de Silvestro, considerada a melhor piloto feminina nos monolugares, não conseguiu nada na FE. Não sabemos o que conseguiria na F1 se a oportunidade que a Sauber anunciou há uns anos tivesse sido concretizada, mas pelos menos teria mais tempo de pista, quer em testes, quer nos fim de semana de GP. E foi ao volante de um F1 que Désirée Wilson conseguiu vencer uma corrida em Brands Hatch em 1980,… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado