Calendário definitivo da F1 ganha forma: E Portugal está lá…
Continua a aproximar-se o momento em que se vão saber mais datas para a segunda fase do calendário da Fórmula 1 de 2020, e Portugal continua em muito boa posição para ver a sua corrida confirmada, em princípio a 4 de outubro.
Nos escritórios da Liberty Media em Londres, continua-se a trabalhar para colocar de pé a segunda fase do calendário da Fórmula 1, e a sua comunicação deverá acontecer imediatamente antes do início da época, em Spielberg, na Áustria, num processo que tem tido atrasos em virtude da imprevisível propagação do coronavírus e as consequentes restrições de viagem associadas em muitos países, facto que torna difícil o planeamento a longo prazo.
Ainda sem confirmações, tudo aponta que depois da corrida de Monza, que está prevista para 6 de setembro, a Fórmula 1 vai permanecer em Itália, para uma corrida no circuito propriedade da Ferrari, e onde testou há dias um monolugar de 2018: Mugello. De acordo com rumores fortes que circulam, a corrida de Mugello será agendada para 13 de setembro, uma semana depois de Monza, com Spa-Francorchamps logo a seguir. Depois disto é que há dúvidas.
Em princípio será feita uma corrida em Sochi, na Rússia, a 27 de setembro, mas o coronavírus pode trocar as voltas aos promotores russos, o que por exemplo, já lhes cortou a hipótese de lá terem duas corridas. Segundo se sabe, Hockenheim fica de prevenção caso a corrida da Rússia não se possa realizar, e quanto a este circuito, tudo o que fique mais para a frente no calendário é um risco demasiado grande devido à meteorologia. É precisamente a probabilidade de uma boa meteorologia – e não só – que permite com grande dose de segurança uma corrida em Portugal, no Autódromo Internacional do Algarve, a 4 de outubro.
Por esta altura a Fórmula 1 já devia estar a preparar-se para ir para o Japão de daí para o continente americano, mas as coisas estão muito complicadas por aí, e o GP do México é o que está mais ‘aflito’, já que o circuito fica no meio da enorme Cidade do México. Também os EUA está longe de estar garantido, e nessa zona a corrida mais provável será mesmo o reagendamento do GP do Canadá de Fórmula 1 em outubro, provavelmente após a corrida em Portugal. Também o Grande Prémio do Brasil está na corda bamba, já que o nosso país-irmão está a ser fortemente atingido pelo coronavírus.
Portanto com as dúvidas que ainda há relativamente ao continente americano, na Ásia, só a China parece estar em condições de realizar uma corrida, talvez até duas, como pretendem os organizadores chineses. Contudo, na F1 teme-se uma ida à China e se houver boa alternativa, será fácil descartar a prova.
Por fim, a parte final do calendário, parece estar mais ou menos pensada, e aí devem acontecer duas corridas no Bahrein com traçados diferentes dentro do mesmo circuito de Sakhir. O fim de época será em Abu Dhabi, como sempre esteve planeado. A única questão será as datas, que podem ter que ser ajustadas. Como se percebe, há muito tempo para isso.
Com tantos ‘if & but’, tudo está em causa, nada está garantido… Nem o Algarve se pode safar, se a saison balnear por lá for de arromba e não der bom resultado.