‘Bomba’ na Fórmula 1: Honda sai no fim de 2021
A Honda vai abandonar a Fórmula 1 no final da temporada 2021. O anúncio foi feito esta manhã em Tóquio, no Japão, em conferência de imprensa.
Numa altura em que os japoneses já perceberam que ficaram muito longe do que se propuseram fazer quando vieram para a F1, em 2015, e sabem que dificilmente lá chegariam a curto/médio prazo, optaram pela saída, o que deixa a Red Bull e Alpha Tauri em ‘maus lençóis’.
Recorde-se que a Honda regressou à F1 com a McLaren em 2015, reavivando uma parceria com grande historial de vitórias na F1, mas as coisas correram muito mal, e seis anos depois a marca japonesa ainda está longe de se equilibrar em termos de motorização, com os melhores, a Mercedes. Sendo verdade que a Honda conseguiu, finalmente após vários anos, chegar aos triunfos, o caminho até aos títulos é ainda longo.
No seu comunicado, a Honda revela que esta decisão surge devido ao facto de necessitar dos recursos que coloca na F1 para a eletrificação dos seus carros de estrada: “A Honda precisa de canalizar os seus recursos empresariais em investigação e desenvolvimento nas áreas das futuras unidades de energia e tecnologias energéticas, incluindo as tecnologias de veículos a pilhas de combustível (FCV) e de baterias EV (BEV), que serão o núcleo das tecnologias sem carbono”.
Como se percebe, a fasquia do custo para vencer na F1 está muito elevada e num período de transição e ainda alguma indefinição no mundo automóvel, leva a que mais uma grande marca saia duma grande competição. Muito ainda fica por dizer, mas o desporto automóvel tem que saber baixar custos um pouco por todo o lado, sob pena de haver uma debandada generalizada. Ainda que não particularmente na F1…
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Até imagino os diretores e engenheiros da Renault a rir com a notícia. Creio que não causarão problemas para fornecer novamente à RB, mas com certeza vão exigir que as “lavagens de roupa suja” fiquem entre 4 paredes, pra bem de ambos.
Mas … também é possível a RB aproveitar e sair também …
Mas, disse mês passado …. o LH aposenta em 2021 e o Max vai prá Mercedes, com o Russel .
Podem exigir um pedido de desculpas público à RB! Mas eu se fosse a RB tentava convencer uma marca que presentemente não figura na F1. O grupo VAG anda há anos a dizer que entra dia de São Nunca à tarde e tendo em conta que já tiveram várias ligações à RB no passado, noutras competições, fazia sentido. Um RB com motor Porsche, por exemplo, ia ser fantástico.
A RB não ligou nenhuma ao Autosport!! Eis o que C Horner disse, publicado pelo AS:“A nossa grande oportunidade é 2022. Para o próximo ano será difícil quando cerca de 60 por cento do carro é igual. Mas isso não significa que não possamos desbloquear mais potencial através do desenvolvimento e melhor compreensão do carro”.
Logicamente o que o motor Honda vai valer em 2022 é uma incógnita e em Sochi, o Diretor Técnico da marca japonesa recusou-se a dizer se a Honda se comprometeria com a F1 para lá de 2021
Sería mesmo, Porshe, GM … há muita malta competente no mundo da velocidade.
Mas alguém estava à espera que a Honda continuasse? Dizem “ah só 3 construtores na F1” “é pouco” “deve entrar a VW”. 3 construtores para 10 equipas está bom. Dá 3 para 2 e 4 para outro. Agora como ia ficar, com Renault sozinha e Honda com 2 é que não faz sentido nenhum. A Red Bull, enquanto teve carro e motor vencedor, esteve caladinha e o Newey e o Vettel é que eram bons. Depois com a Renault deu uma de McLaren. No fim das contas andaram as duas a saltar de motor em motor e vão acabar na… Ler mais »
“Numa altura em que os japoneses já perceberam que ficaram muito longe do que se propuseram fazer quando vieram para a F1, em 2015…” What? Quando estão perto de atingir os objectivos é que dão à sola. Já em 2008 foi a mesma coisa. Que anedota. Para fazerem estas figuras que fiquem lá pelo Japão. No entanto a F1, com a implementação do tecto orçamental, devia liberalizar os meios de propulsão. Assim havia maior liberdade para as marcas explorarem a tecnologia que bem entendessem. Hidrogénio, eléctricos, V12, V16, hamsters dentro de rodinhas, etc. Isso é que era espectáculo! Não esta… Ler mais »
Hamsters dentro de rodinhas, seria o máximo 🙂 🙂 🙂
Eu também concordo, motores do WEC, da Indycar com outro combustível (Etanol), com umas vitaminas (KERS) podiam estar à altura, como uma versão actual dos V10. Podiam autorizar a cosworth a desenvolver uma versão do V10 com sistema híbrido KERS e ficar à disposição da FIA para quem não consegue arranjar motor. É uma vergonha para a F1 só com 20 carros e mesmo assim 2 equipas não conseguirem arranjar um motor. Se a Renault não fornecer os motores devia ser suspensa da F1, uma vez que é a única marca com disponibilidade. Corremos o risco do Max Mosley ganhar… Ler mais »
Essa agora. Cuspiram na cara da Renault e agora estes tem ser obrigados a fornecer motores outra vez?
Mas assim ainda aparecia alguém, ou alguns, a bater a Mercedes. Queremos isso??? 🙂
Que péssima notícia para a F1, mas a FIA é a grande responsável com estes regulamentos de mototes altamente compexos e resultam em custos muito elevados. É certo que existindo novos regulamentos e os tetos a coisa mehorará, mas ainda assim vem tarde. No entanto a Honda tb sai (traição??) num momento em que já vai ganhando e a chegar a uma mudança regulamentar. Diria que a pandemia mudou as ideias japonesas. De qq forma para o resto da época e para a proxima, estando de saida, de certeza que o investimento em melhorar vai reduzir-se e portanto deixa a… Ler mais »
Os japoneses revelaram-se uns mal agradecidos. A red bull salvou-os da humilhação da rejeição da McLaren e limparam o nome com algumas vitórias.
Depois de uma notícia destas estou mesmo a ver o Helmut Marko e o Christian Horner irem de joelhos á porta da Renault pedirem para lhes fornecerem um motorzinho pelo amor da Santa.
Aparecem, nalguns comentários, referências ao grupo VW, mas sera que andam assim tão desatentos, às palavras dos seus responsáveis, que só há envolvimento oficial, na componente eléctrica ou outra de futuro como por exemplo o Hidrogénio?
Aliás, será esse o caminho que a Honda, vai seguir
Será mesmo ? Lê as muito recentes declarações do CEO da VW:
“In my personal opinion, we should continue with racing(…)Formula 1 will become CO2-neutral by using synthetic fuels. It’s much more exciting, fun, more racing and a better technical competition than Formula E, which does a few laps in city centers in game mode”
Uma decisão esperada por parte dos administradores da Honda. Quando não ganham títulos no imediato, saem da F1. E a Renault deve ir pelo mesmo caminho, caso não ganhe nada com o Alonso. As desculpas são as mesmas de sempre, ou seja, investir noutros departamentos da marca. É pena porque o historial da Honda é grande.
Estranha decisão da Honda com 2022 já aqui tão perto! Acaba por ser uma desilusão esta ultima passagem da marca japonesa pela F1…
Cumprimentos
‘(continuando…) De facto, desde que um certo palhaço de Oviedo pôs os cascos num McLaren-Honda logo no início da reentrada da marca japonesa na F1 que a coisa só poderia terminar numa enorme desilusão!!! Nunca assim foi no tempo do saudoso…
Cumprimentos
Podem chamar-lhe palhaço mas no final sempre se riu dos italianos e dos japoneses.
Também duvido que a VW ou algum outro apareça assim a correr, estes motores são demasiado complexos e o nível de exigência que uma RB terá, é incomportável para algum fabricante ter no espaço de 18 meses pronto. A VW com a Porsche até estará interessada mas…com a nova regulamentação e portanto lá para 2026.
excelente e bem pensada decisão da Honda , que apesar de não ter nada a provar no desporto motorizado de 2 e 4 rodas , viu que nesta nova ordem mundial , as corridas de popós poluidores ,não tem lugar, e que o seu futuro é negro…. porquê gastar tantos milhões no desenvolvimento de motores , que tem um retorno muito baixo., apostar em carros electricos e hibridos , hidrogénio , é o futuro , além de que a F-1 actual não atrai nem moscas…. as novas gerações querem é um bom ambiente e automóveis limpos
parabéns Honda !!!!