‘Bomba’ na Fórmula 1: Honda sai no fim de 2021

Por a 2 Outubro 2020 09:28

A Honda vai abandonar a Fórmula 1 no final da temporada 2021. O anúncio foi feito esta manhã em Tóquio, no Japão, em conferência de imprensa.

Numa altura em que os japoneses já perceberam que ficaram muito longe do que se propuseram fazer quando vieram para a F1, em 2015, e sabem que dificilmente lá chegariam a curto/médio prazo, optaram pela saída, o que deixa a Red Bull e Alpha Tauri em ‘maus lençóis’.

Recorde-se que a Honda regressou à F1 com a McLaren em 2015, reavivando uma parceria com grande historial de vitórias na F1, mas as coisas correram muito mal, e seis anos depois a marca japonesa ainda está longe de se equilibrar em termos de motorização, com os melhores, a Mercedes. Sendo verdade que a Honda conseguiu, finalmente após vários anos, chegar aos triunfos, o caminho até aos títulos é ainda longo.

No seu comunicado, a Honda revela que esta decisão surge devido ao facto de necessitar dos recursos que coloca na F1 para a eletrificação dos seus carros de estrada: “A Honda precisa de canalizar os seus recursos empresariais em investigação e desenvolvimento nas áreas das futuras unidades de energia e tecnologias energéticas, incluindo as tecnologias de veículos a pilhas de combustível (FCV) e de baterias EV (BEV), que serão o núcleo das tecnologias sem carbono”.

Como se percebe, a fasquia do custo para vencer na F1 está muito elevada e num período de transição e ainda alguma indefinição no mundo automóvel, leva a que mais uma grande marca saia duma grande competição. Muito ainda fica por dizer, mas o desporto automóvel tem que saber baixar custos um pouco por todo o lado, sob pena de haver uma debandada generalizada. Ainda que não particularmente na F1…

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icebergemchamas
icebergemchamas
4 anos atrás

Na minha opinião a FIA impôs regras tão sofisticadas para a construção dos actuais motores de F1, que não só os custos dispararam como a própria entidade tem grandes dificuldades em controlar a sua legalidade. Infelizmente este cenário já era mais ou menos expectável e vamos esperar que o exemplo não venha a ser seguido por outros construtores de motores, pois com a actual conjuntura é muito difícil justificar investimentos elevadíssimos sem nenhum ou pouco retorno e depois estar a despedir e a fechar fábricas. Parece-me que a FIA devia pensar seriamente em dar “um passo atrás” pois a manter-se… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  icebergemchamas
4 anos atrás

Daí a justificação do teto orçamental que vai ser implementado já em 2021 e já devia ter sido implementado há vários anos atrás. Só assim novas equipas entrarão na F1 a médio prazo. Com novos “teams”, o investimento que a Mercedes, Ferrari e Renault fazem no desenvolvimento dos motores é diluído, pois, nesse caso, cada um desses construtores tem a possibilidade de fornecer várias equipas. É certo que a complexidade das unidades motrizes é grande, mas os motores da Mercedes e Renault já estão suficientemente desenvolvidos para que esses construtores abandonem agora a F1. Pelo que me parece que a… Ler mais »

jmiguel-godinhoaybhislabor-com
jmiguel-godinhoaybhislabor-com
4 anos atrás

Ora se nem a Ferrari, Mercedes e muito menos a Renault vao ceder motores às equipas Red Bull, assim sendo só vejo uma solução, depois de muitas ameaças (muitas das vezes era só bluf) é desta que a Red Bull sai da F1. A Red Bull está a reduzir o envolvimento no desporto, continua a apoiar pilotos individualmente, mas está a reduzir nas equipas, ja não está no WRC, vai sair da Tech3 em MotoGP, e a F1 já não tem o impacto que tinha porque nao ganham. Com isto, será agora que veremos Verstappen na Mercedes??? É que agora… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  jmiguel-godinhoaybhislabor-com
4 anos atrás

A Red Bull (Dr. Marko) já garantiu a permanência.

@00@
@00@
Reply to  Pity
4 anos atrás

O Helmut Marko é useiro e vezeiro em dizer e desdizer coisas. O que ele diz num dia, por vezes já não se verifica no dia seguinte.

letsme
Reply to  jmiguel-godinhoaybhislabor-com
4 anos atrás

A Renault é obrigada a ceder motores, se a RBR ou AT quiserem.

zbranco
zbranco
4 anos atrás

A RedBull fica em maus lencois pois a unica solução é a Renault, visto que nem a mercedes nem a Ferrari vão querer vender-lhes motores e pelo regulamento a unuca “obrigada” a isso é a Renault. E não porque a unidade da Renault seja pior, até porque ninguem sabe como vão ficar as forças com os novos regulamentos, mas porque a Renault não só lhes vai cobrar uma pipa de massa como vai querer faze-los sofrer pelo que aconteceu no passado, nunca terão as ultimas especificações, dado que a Renault tem uma equipa propria para as exprimentar e usar, e… Ler mais »

Last edited 4 anos atrás by José
831ABO
831ABO
Reply to  zbranco
4 anos atrás

Talvez as pessoas da Renault não sejam tão mesquinhas e vingativas como os leitores que vêm para aqui descarregar as raivas e frustrações.

dxico
dxico
4 anos atrás

Sai uma camioneta de melões para o staff da RedBull. Curioso para ver o desfecho desta nova novela sendo que a única alternativa até agora será a Renault, mas depois dos acontecimentos de há 2 anos, vai ser uma bela novela mexicana

Lisboa
4 anos atrás

Temos que ser francos, nenhum verdadeiro fã de F1 e que segue a competição há décadas, pode estar admirado com esta decisão. Faz parte da cultura Honda este tipo de ciclos na competição automóvel. Na sua primeira passagem como fornecedora, esteve 10 anos (83-92), na segunda passagem foram 6 anos (00-05) e agora serão 7 anos. Pelo caminho tivemos o preparador tuning, Mugen-Honda, que esteve na F1 de 92 a 2000. Por isso pergunto, qual é o espanto? Era de esperar, tivessem a vencer ou não. No entanto, agora percebo as contantes notícias e elogios e promessas de ascensão à… Ler mais »

Last edited 4 anos atrás by Lisboa
Cágado1
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Mais uma abetarda: quem segue a F1 há décadas sabe que a primeira aparição da Honda na F1 foi em 1965, tendo conseguido uma vitória isolada, tal como no 3º ciclo.
Já agora, a Renault será obrigada a fornecer a RB e AT, pelos regulamentos dos fornecedores de motores de F1 actuais, já que não tem nenhum cliente. Pode é pôr condições muito duras para isso.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
4 anos atrás

No 1º ciclo teve uma 2a vitória em Monza 67 na regulamentação com os 3 litros.

Cágado1
Reply to  garantia4
4 anos atrás

Obrigado pela correcção, só me lembrava da do Ghinter.

Lisboa
Reply to  Cágado1
4 anos atrás

Oh Juxpot, mas tu não sabes ler? A tua mãezinha devia andar a trabalhar fora de horas e não te ajudou a aprender a ler. Eu escrevi FORNECEDORA. Mudas de nick, mas continuas o mesmo merdas e cromo de sempre.

Cágado1
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Juxpot!?… V.Exa não faz a menor ideia do que está a falar! Sou tão ou mais antigo no Fórum que o meu grande amigo Juxpot, com quem troquei muitos galhardetes à conta do anti-sennismo dele e muitas vezes nos defrontámos em pista nos karts.
Não entendo a diferença, mas aceito a correcção quanto à minha 1ª afirmação sobre a Honda. Fica por responder a sobre a Renault.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
4 anos atrás

Caro Cágado, o que é feito dos pioneiros do forum ? Villicks, mits 850, Gregg, Makinen ( q sabia tudo de ralis)? Por onde anda essa rapaziada ? Pergunto por um amigo.

Cágado1
Reply to  garantia4
4 anos atrás

Esses não os cheguei a conhecer pessoalmente, não sei. Lembro-me bem das intervenções do Makkinen e do Mits. Bons posts, construtivos. Por cá, dos primórdios, além de mim só vejo raramente o F1PAM – que sabe muito mais do que a idade dele poderia indicar, de épocas que não viveu ao vivo (dei-lhe uma vez um livro brasileiro sobre o Piquet, dos primeiro tempos). Cá fora vou-me dando mais com o Carica, Velho (que é mais novo que eu 😉 ), o Juxpot e o CS. Com a F1Girl, FG e Downforce interneticamente. Com o Jilt, Gilhe, SpeedyMarco, MoonProst, Tone,… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  Cágado1
4 anos atrás

Excelentes posts! O forista Downforce ainda chegou a fazer crónicas para o AS. Grandes “comentaristas”!

Cumprimentos

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
4 anos atrás

Obrigado, Cágado1, são nomes que recordam bons tempos, sem dúvida. Por essas alturas era só ler, só mais tarde quando nao era preciso o login é que entramos por aqui assinando anónimo_ em sucessivamente , pois com o regresso dos registos desaparecia o anterior ao fim de algum tempo…

*RPMS*™
Reply to  garantia4
4 anos atrás

Diga-me se souber algo do caríssimo forista Villicks!
Eram excelentes comentários Juxpot vs Villicks (Prost vs Senna), sempre com elevação e grande nível entre os dois. Bons tempos!

Cumprimentos

Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Sim, bons tempos! Concordo em absoluto… Não me parece lá muito é que o meu estimado amigo RPMS possa falar de “elevação e grande nível” quando as suas intervenções no fórum, quer como “RPMS”, ou “Frenanda Afondo”, ou “Alfonso”, etc, nâo passam de “…passar a mão por cima… etc” quando a conversa não lhe agrada e não há argumentos!…. Obviamente que é o oposto de “elevação e grande nível” … É mais do tipo “comentador rasca” ( há quem lhe chame “um merdas”, mas também não queria ir por aí…)… Hão- de convir que eu sou muito melhor!!!… Mas não… Ler mais »

Last edited 4 anos atrás by *RPMS*
JMHP
JMHP
4 anos atrás

Talvez abre-se aqui oportunidade de uma marca do grupo VW entrar na F1 via motor…

Last edited 4 anos atrás by JMHP
Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

O Honda para dar tiros nos pés é do melhor.

racingmachine
racingmachine
4 anos atrás

Decisão precipitada por parte da Honda, na minha opinião. Em 2022 a Red Bull tinha boas hipóteses de lutar pelo campeonato, pelo menos em teoria. Talvez ainda consigam, mas vai ser preciso ajuda, talvez uns senhores de Estugarda estejam dispostos…

Pity
Pity
Reply to  racingmachine
4 anos atrás

Os senhores de Estugarda vão fornecer quatro equipas em 2021, será que têm capacidade para fornecer mais? Não me parece que ele3s queiram tornar-se na Ford do século XXI.

racingmachine
racingmachine
Reply to  Pity
4 anos atrás

Estava a referir-me aos outros senhores de Estugarda 😉

vitor-m-luz
vitor-m-luz
4 anos atrás

Já se sabe que a Honda não é uma fornecedora de motores em que os team possam confiar. Veja-se o caso da Red Bull. Apostou tudo na parceria com a Honda, até ganhou alguns GP e agora foi traída pela Honda. A Red Bull foi extremamente paciente com a Honda como o não foi com a Renault e depois o que acontece “leva uma facada nas costas”. Se formos mauzinhos, e lembrando-nos o que o Dr. Marko fez ao António Felix da Costa, até nos podemos congratular com esta situação. Mas no meio disto tudo quem poderá ficar a perder… Ler mais »

Ligier
Ligier
4 anos atrás

A notícia é estrondosa e acho bem saírem não querem ser figurantes. Das duas uma ou temos uma nova Cosworth ou a F1 pode estar no princípio do fim. E se a Renault sair vai ser um descalabro, a Ford perdeu o interesse desde há muito e os japoneses preferem o campeonato Imsa que lhes rende muitas vendas com as vitórias nos Dpi.
Se calhar nem a história teríamos tido se não fosse o DFV.

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