‘Bomba’ na Fórmula 1: Honda sai no fim de 2021

Por a 2 Outubro 2020 09:28

A Honda vai abandonar a Fórmula 1 no final da temporada 2021. O anúncio foi feito esta manhã em Tóquio, no Japão, em conferência de imprensa.

Numa altura em que os japoneses já perceberam que ficaram muito longe do que se propuseram fazer quando vieram para a F1, em 2015, e sabem que dificilmente lá chegariam a curto/médio prazo, optaram pela saída, o que deixa a Red Bull e Alpha Tauri em ‘maus lençóis’.

Recorde-se que a Honda regressou à F1 com a McLaren em 2015, reavivando uma parceria com grande historial de vitórias na F1, mas as coisas correram muito mal, e seis anos depois a marca japonesa ainda está longe de se equilibrar em termos de motorização, com os melhores, a Mercedes. Sendo verdade que a Honda conseguiu, finalmente após vários anos, chegar aos triunfos, o caminho até aos títulos é ainda longo.

No seu comunicado, a Honda revela que esta decisão surge devido ao facto de necessitar dos recursos que coloca na F1 para a eletrificação dos seus carros de estrada: “A Honda precisa de canalizar os seus recursos empresariais em investigação e desenvolvimento nas áreas das futuras unidades de energia e tecnologias energéticas, incluindo as tecnologias de veículos a pilhas de combustível (FCV) e de baterias EV (BEV), que serão o núcleo das tecnologias sem carbono”.

Como se percebe, a fasquia do custo para vencer na F1 está muito elevada e num período de transição e ainda alguma indefinição no mundo automóvel, leva a que mais uma grande marca saia duma grande competição. Muito ainda fica por dizer, mas o desporto automóvel tem que saber baixar custos um pouco por todo o lado, sob pena de haver uma debandada generalizada. Ainda que não particularmente na F1…

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Cágado1
4 anos atrás

Não gosto nada da notícia, quanto mais fabricantes melhor e isto é mau sinal. Mas confesso que não deixo de sentir um certo gozo, depois da forma horrível como a RB tratou sempre a Renault (e já começava a mandar umas boquinhas à Honda) ver que provavelmente vão ter de lhes mendigar de novo motores – a não ser que a Mercedes se torne uma nova Cosworth.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
4 anos atrás

Há uma regra que obriga o construtor de PU que tenha menos clientes a dar a PU a quem fica sem fornecedor, neste caso a Renault. Sim, o regulamento muda em 2022.
Mas em todo o caso, o muito obrigado ao Todt por tudo.
E à mercedes, que fez escola: Quem entrar na F1 só se tiver a certeza que inicia logo a ganhar. Guardará a VW alguma promessa do seu Domenicali?

Cágado1
Reply to  garantia4
4 anos atrás

Sim, eu sei que a Renault pode ser obrigada a fornecer, mas de certeza vai apertar o torniquete.

*RPMS*™
Reply to  Cágado1
4 anos atrás

Concordo inteiramente! Cumprimentos

afmota
afmota
4 anos atrás

Como Ferrari e Mercedes estão fora de questão, parece-me que a Renault acaba de ganhar dois clientes sem o mínimo de esforço…

KRF
KRF
4 anos atrás

Surpreendido com esta decisão mas com os elevados custos na F1 e resultados aquém do esperado tenham pesado na decisão. Mr Horner e seus pares tentarão um acordo com a Mercedes ou então vão ter engolir um crocodilo para reeditarem uma nova ligação com a Renault

joaolima
joaolima
4 anos atrás

Não esperava nada esta notícia, até pela oportunidade dos novos regulamentos em 2022. Mais um tiro no pé como em 2008?

McFamba
McFamba
4 anos atrás

A ser verdade, só prova que aqueles que apontavam o dedo á McLaren, não sabiam bem o que estavam a dizer. Por vezes as coisas não são como querem que sejam. Sem dúvida que o orgulho Japonês ficou bastante ferido mas desta vez a Honda foi um falhanço, mesmo tendo obtido uma vitória. Uma pena para a F1. Agora os motores Renault são outra vez os bons? É que a McLaren deixa a Renault no fim deste ano. Como dizia o outro,(Pimenta Machado) o que hoje é verdade, amanhã é mentira. Nada como não levar tudo muito a sério e… Ler mais »

can-am
can-am
4 anos atrás

Culpa da FIA e dos seus regulamentos de motores. Façam motores mais simples e básicos.Isto já foi dito milhões de vezes, mas parece que existe gente cujo objectivo é afundar o desporto…vendendo a ideia queo está a defender.

afmota
afmota
Reply to  can-am
4 anos atrás

A FIA seguiu as indicações dos fabricantes que há 10 anos pensavam que os motores híbridos seriam o futuro.
Para além da Mercedes, ninguém conseguiu perceber o quanto complexos estes eram, nem imaginavam que se iriam transformar num sorvedouro de dinheiro…
Agora que o paradigma das motorizações está a mudar 180° tudo está mais difícil porque ninguém na industria quer fazer motores que não sirvam, daí a Honda sair para se dedicar aos elétricos.
Pode ser o principio de uma morte lenta da F1…

m42engine
m42engine
Reply to  can-am
4 anos atrás

Fazer motores mais simples e básicos é transformar a F1 na F2…
A culpa não é de ninguém, lenta e gradualmente a F1 tem de se eletrificar, se não o fizer…vai acabar!

afmota
afmota
Reply to  m42engine
4 anos atrás

Essa era a ideia dos motores híbridos e para motores eléctricos já existe a FE.

ruimssousa
ruimssousa
4 anos atrás

O desporto automóvel serve em grande parte como laboratório de desenvolvimento. Em 2021 já não faz sentido gastar dinheiro no desenvolvimento de motores de combustão interna, que estão prestes a tornar-se um nicho de mercado. Faz bem a Honda em sair da F1.

831ABO
831ABO
4 anos atrás

O Alonso e a Renault devem ter sufocado de riso com esta notícia…

*RPMS*™
Reply to  831ABO
4 anos atrás

É verdade… Cumprimentos

Pity
Pity
4 anos atrás

WHAT?????????? Grande bomba e grande bronca! Estes tipos da Honda são uns autênticos ratos, sempre prontos a abandonar o barco, quando vêem que não vencem. Fizeram-no no final de 92, voltaram a fazê-lo no final de 2008, vão repetir a graça no final de 2021. E agora, Red Bull? Vão voltar para “os braços” da Renault? (é a única que não tem clientes), ou vão tentar um acordo, difícil, com Mercedes ou Ferrari? Se fosse à Red Bull, vingava-me, cortando a entrada do Tsunoda (que não tem culpa nenhuma). Espero, sinceramente, que esta decisão não arraste consigo duas equipas. A… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
4 anos atrás

Ou o grupo VAG se se deixarem de tretas. RB Porsche para 2022 com Max Verstappen era fantástico.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
4 anos atrás

Como já respondi a outro forista, acha que alguém vai fazer um motor decente em um ano? E mais: estará a Red Bull disposta a esperar três ou quatro anos?

Walter_Rohrl69
Walter_Rohrl69
4 anos atrás

Estou ansioso pelo discurso do Helmut quando anunciar a Renault. Porque não uma parceria RB/Racing Point e desenvolverem motores Aston Martin? Não me parece uma ideia muito descabida. Compram algum (ou todo) do know how à Honda e desenvolvem o resto. Muito se pode especular por agora, mas que vai ser uma novela mexicana, ai isso vai.

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