‘Bomba’ na Fórmula 1: Honda sai no fim de 2021
A Honda vai abandonar a Fórmula 1 no final da temporada 2021. O anúncio foi feito esta manhã em Tóquio, no Japão, em conferência de imprensa.
Numa altura em que os japoneses já perceberam que ficaram muito longe do que se propuseram fazer quando vieram para a F1, em 2015, e sabem que dificilmente lá chegariam a curto/médio prazo, optaram pela saída, o que deixa a Red Bull e Alpha Tauri em ‘maus lençóis’.
Recorde-se que a Honda regressou à F1 com a McLaren em 2015, reavivando uma parceria com grande historial de vitórias na F1, mas as coisas correram muito mal, e seis anos depois a marca japonesa ainda está longe de se equilibrar em termos de motorização, com os melhores, a Mercedes. Sendo verdade que a Honda conseguiu, finalmente após vários anos, chegar aos triunfos, o caminho até aos títulos é ainda longo.
No seu comunicado, a Honda revela que esta decisão surge devido ao facto de necessitar dos recursos que coloca na F1 para a eletrificação dos seus carros de estrada: “A Honda precisa de canalizar os seus recursos empresariais em investigação e desenvolvimento nas áreas das futuras unidades de energia e tecnologias energéticas, incluindo as tecnologias de veículos a pilhas de combustível (FCV) e de baterias EV (BEV), que serão o núcleo das tecnologias sem carbono”.
Como se percebe, a fasquia do custo para vencer na F1 está muito elevada e num período de transição e ainda alguma indefinição no mundo automóvel, leva a que mais uma grande marca saia duma grande competição. Muito ainda fica por dizer, mas o desporto automóvel tem que saber baixar custos um pouco por todo o lado, sob pena de haver uma debandada generalizada. Ainda que não particularmente na F1…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Notícia esperada. A F1 em breve irá ser ultrapassada pela FE. A Honda deve de ir para a FE e seguir o que neste momento parece mais lógico: os eléctricos. Resta esta e a próxima época para fazer o melhor possível. Se o binômio RBR Honda não conseguirem lutar pelo título na proxima época, esta participação da Honda terá sido abaixo do exigível para a marca.
Pior mesmo só a passagem do meu “afilhado”, da família dos Afondo, por Oviedo!!! Foi aí que passaram-lhe com os “cascos” por cima 😀😀😀🤭🤫
So vejo 3 soluções.
1- A RB resolve de vez esta situação comprando a tecnologia a Honda e começa a construir os próprios motores.
2- sai da F1 de vez e infelizmente é possível.
3- rebaixasse perante a Renault.
Nao estou a ver uma WV ou Toyota entrar na F1.
Os tipos da Honda como os da Toyota são sempre a mesma coisa, nunca conseguem levar um projecto a longo prazo.
Culpa maior de toda esta situação é da FIA e das manias das grandezas. Ainda vão arrebentar com o desporto automóvel.
E ainda há muitos tipos com palas por aqui que acham que a F1 “respira saúde”. E são contra a “simplificação” das unidades motrizes. Estes regulamentos, fazem com que seja muito difícil e dispendioso, que um construtor entre na F1 e tenha resultados a curto prazo. Vendo o domínio avassalador da Mercedes nestas unidades motrizes.
Sempre que há uma crise a Honda manda abaixo o programa de F1. Espero que a Red Bull ganhe em 2022. De preferencia com motores Renault.
A Honda decide sair por incompetência no programa de F1, mas claro que os haters bem tentam distorcer a coisa para culpar a Mercedes. Mais do mesmo, portanto.
De resto, não entendo porque saem agora, quando têm um motor fiável e competitivo. Mas eles lá saberão.
Devem ter aprendido com o Alonso esta técnica de fugir quando têm de trabalhar para meter a equipa competitiva. Mas preferem sair pela porta pequena.
Sempre com o Alonso no pensamento…
Mas o Alonso passou-te a mão por cima quando eras pequenino? Sim ou não???
Cumprimentos