Bernie Ecclestone: “A Mercedes lixou-me”

Por a 1 Julho 2016 11:02

Bernie Ecclestone expressou o desejo de se criar uma nova estrutura de pagamentos na Fórmula 1, mais baseada no mérito e na performance em comparação com o atual. Neste momento, a Ferrari recebe um valor especial dado o cariz histórico da empresa, e a sua importância  para a modalidade, sendo a única equipa que acompanha a Fórmula 1 desde o seu primeiro Grande Prémio.

Este tipo de garantias ‘especiais’, chamemos-lhe assim, também são atribuídos à Red Bull, Mercedes, Williams e McLaren. Tal significa que estas equipas podem receber mais prémios do que as outras que por vezes terminam vários postos acima na classificação relativa aos construtores.

Apesar de defender um novo modelo, Ecclestone salientou que já existe um elemento de performance no sistema atual, exemplificado pela Mercedes, que surpreendeu o detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1 ao vencer dois campeonatos do mundo, recebendo com isso mais uma avultada soma de dinheiro.

“Nós basicamente tomamos conta, se for essa a expressão correta, de quatro ou cinco equipas, porque elas têm um compromisso a longo prazo connosco. Assinaram um acordo há quatro ou cinco anos para se manterem no campeonato até 2020, portanto precisavam de alguma compensação para se comprometerem dessa forma.  As restantes não podiam ou quiseram fazê-lo. Se se retirassem, que poderíamos fazer?”, questionou.

A Mercedes recebeu um bónus extra por atingir o objetivo definido de vencer dois títulos mundiais, com Ecclestone, mais uma vez, a referir o exemplo dos alemães como uma forma de se receber mais dinheiro com base no mérito desportivo.

“Quando eles entraram, eles recebiam uma compensação muito básica. Mas como se comprometeram até 2020, dissemos-lhes que se fizessem o que fez a Red Bull, vencer um campeonato, receberiam mais. Se vencessem dois… E eu disse ao meu conselho de administração: ‘Eles nunca vão vencer um campeonato, quanto mais dois’. Portanto lixaram-me e venceram dois campeonatos.”

Quanto aos potenciais benefícios futuros para as equipas mais pequenas num novo sistema, Ecclestone respondeu: “De momento eles não têm hipótese de receber estes montantes de que estamos a falar. Não têm qualquer hipótese. Mas vamos garantir que estarão nessa posição se cumprirem do ponto de vista desportivo. Nesse caso estarão no mesmo patamar dos outros. Penso que ficarão satisfeitos com esta ideia, porque estão muito descontentes com a forma como as coisas são agora.”

O estatuto especial da Ferrari deve, no entanto, permanecer inalterado. “Eles estão na mesma posição do que estamos a falar. O valor total dos dividendos estará disponível para todos. Mas a Ferrari está connosco desde o início, e por isso deve receber algo em contrapartida. O que acontece”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
8 anos atrás

Ah! Grande Mercedes, que “lixaste” o Bernie! 🙂

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Se lixa-se só o Bernie, era bom. Mas a verdade é que nos lixam a quase todos desde 2014.

fbrazao
fbrazao
8 anos atrás

Já era tempo de alguém te “lixar”…tendo em conta as vezes que já lixas-te a vida aos outros

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Meanwhile a Ferrari vai enchendo os bolsos sem fazer nada de especial a não ser ficar em 2ª ou 3ª… Não admira que as outras tenham de se esfalfar todas para se manter na F1, quando há uma que recebe mais que várias outras todas juntas…
Andam a pagar para manter o saudosismo vivo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado