Aumentar o peso dos carros é “rídiculo”, afirma Lewis Hamilton

Por a 24 Fevereiro 2016 19:42

Lewis Hamilton considera “ridículo” que o peso mínimo dos monolugares da Fórmula 1 cresça de 702 para 722 kg em 2017, sem contar com o peso adicional dos pneus mais largos.

“É simplesmente ridículo”, descreveu o tricampeão quando soube da notícia. “Os carros eram fantásticos com 600 kg. Era mais fácil para os pneus. Quanto mais pesado, mais carga sobre os pneus. Portanto os pneus serão ainda piores e existirá uma maior pressão para a Pirelli produzir pneus melhores. E depois mais downforce…”

Há muito que o ’44’ da Mercedes se mostra descontente com a nova geração dos carros de Fórmula 1, em particular as características que obrigam os pilotos a poupar pneus e a conduzir abaixo dos limites de forma a conservá-los. Hamilton disse depois que tem estado a refletir sobre o motivo para que os pneus não consigam entregar maior performance, e sobretudo sobre os desafios da Pirelli:

“Tenho vindo a aperceber-me de que quando entrei na Fórmula 1 os carros pesavam cerca de 600 kg, e agora estão 100 kg mais pesados. Penso que isso representa uma grande diferença. Eles não têm que alterar em demasia o regulamento para tornar os carros três segundos mais rápidos. Basta torná-los mais leves. São super pesados.”

O inglês acrescentou que, apesar de não ter todas as respostas, tem um tipo de carro “preferido” que adoraria guiar: “Adoro um V12, e pneus grandes e largos”, confessou. Já sobre os pneus produzidos pela Pirelli para a temporada de 2016, o inglês admitiu preferir os do ano passado:

“Não são melhores, isso é certo.  Simplesmente parecem-me mais duros e não me estão a dar mais aderência. Penso que preferia os de 2015”, concluiu.

Leia também:

Proposta de regulamentos desportivos e técnicos da F1 para 2017

‘Lastro’ em tempo na Fórmula 1 sem suporte…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ayrton4Ever
Ayrton4Ever
8 anos atrás

Não gosto do Hamilton, mas aqui concordo à 100% com ele. Carros mais pesados? Com que motivo? Se o objectivo é que os carros sejam mais rápidos, então porque raio aumentar o peso? Este Grupo Estratégico é uma cambada de filhos da p…, não percebem nada de F1!! Ouçam mais opinião dos pilotos, andam aos anos a dizer todos, com palavras diferentes, a mesma coisa. E mesmo assim os cabrões fazem tudo ao contrário!!

A F1 de pernas para o ar.

trackback
8 anos atrás

[…] Aumentar o peso dos carros é “rídiculo”, afirma Lewis Hamilton […]

neno
neno
8 anos atrás

De acordo. Saudades dos tempos em que os pilotos iam para a classificação dando 120% dos carros e para as corridas 100% do início ao fim.
Agora têm de poupar pneus, motores, combustível, etc.
Deixaram de ser pilotos para serem administradores de componentes

anotheruser
anotheruser
8 anos atrás

Na verdade estou espantando:
não pelo aumento do barulho dos F1, mas porque não mais ouvi as vozes a berrar para que fizessem mais barulho. Nem os tenho ouvido sequer a dizer este aspecto está melhor ou que notaram melhoria.

ZKM
ZKM
8 anos atrás

O incremento de peso em 20 kg, neste caso, derivará certamente do aumento das dimensões dos carros. Contudo, seria excelente voltar a ter F1 nos 590-600 kg e julgo que em finais dos anos 90 o peso andava nos 595 kg com piloto incluído o que daria para tirar logo 1,5 a 2 seg. por volta. Quanto aos V12 não diria mas já os V10… mas quanto mais rápidos ficarem os carros mais difíceis se tornarão as ultrapassagens. Mas concordo que os F1 precisam de ser mais rápidos e é entediante ver os carros atuais mais lentos 4-5 seg./volta que… Ler mais »

Super Danilo F1 Page
8 anos atrás

Por isso que eu digo que os dirigente só inventam e nada melhora. Se os pilotos que sempre elogiam tudo estão também reclamando, imagina como vai ser ruim o negócio. 😉

Cágado1
8 anos atrás

O volume dos carros aumenta significativamente com as novas dimensões, estranho seria que o peso não aumentasse – se é na proporção correcta ou não, não sei. O aumento das especificações anteriores para as actuais tb é perfeitamente natural, pois aumentou-se em muito as componentes mecânicas (e electricas) e os sistemas de lubrificação e arrefecimento e seria estranho que o peso não aumentasse. Não lia ainda qq queixa dos engenheiros qto ao aumento de peso e quem sabe da poda são eles. A um piloto pede-se que ajude a afinar e a desenvolver um carro, não a projectá-lo. Mais uma… Ler mais »

NOTEAM
NOTEAM
8 anos atrás

Mais um campeão do mundo a falar o que lhe vai na alma!Deixem-se de tretas e ouçam os adeptos e os pilotos.

João Paulo
João Paulo
8 anos atrás

Hamilton tem toda a razão. Quase que mais valia pedir à Dallara para fazer mais 22 chassis de Indycar. No fundo, não se trata apenas da performance. Mesmo em termos de segurança, o peso é contraproducente, já que aumenta a quantidade de energia cinética a dissipar/absorver quando de um embate, e não vai sequer reduzir custos, porque é sabido que todos os carros estão muito abaixo dos mínimos, e que a diferença é aproveitada para lastro e assim se corrigir a distribuição de peso e consequente equilíbrio do conjunto, independentemente do tamanho e peso do piloto, ao contrário dos anos… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado