Aston Martin Cognizant Formula One Team: O regresso mais esperado

Por a 8 Março 2021 08:32

O nome Aston Martin está de volta aos Grandes Prémios de Fórmula 1, agora, em forma de Aston Martin Cognizant Formula One Team, que fará a sua estreia na corrida no Bahrein, agendada para 28 de março. Ausente da F1 há seis décadas, e na sequência de múltiplas vitórias à classe nas 24 Horas de Le Mans, na sua história recente, chegou o momento da mítica marca britânica se comprometer com a mais famosa de todas as arenas do desporto automóvel, a F1.

Com a apresentação da equipa Aston Martin Cognizant Formula One, foi oficialmente dado o tiro de partida para um dos regressos mais esperados na Fórmula 1, o da Aston Martin. O monolugar denomina-se AMR21, o primeiro F1 da marca desde o DBR5 com que Roy Salvadori e Maurice Trintignant correram no Grande Prémio da Grã-Bretanha de 1960.

A AMR21 foi revelado com uma impressionante ‘farda’ verde, em reconhecimento às cores tradicionais nas corridas, da marca, com o patrocinador principal bem destacado: a Cognizant, uma gigante da Tecnologia Informática. O recente afluxo de novos parceiros garantiu que o AMR21 fosse apresentado com logótipos de uma série de marcas globais, em paralelo à Cognizant, incluindo-se a Peroni Libera 0,0%, Crypto.com, SentinelOne, EPOS, NetApp, Girard-Perregaux e Replay. O apoio de longa data da BWT continua, com a adição de uma delicada lista cor-de-rosa em cada lado do chassis.

O Presidente Executivo de Aston Martin Lagonda, Lawrence Stroll, junta agora dois sonhos de menino, ao reunir a Aston Marton e a F1. A ele juntaram-se Tobias Moers, CEO da Aston Martin Lagonda; Otmar Szafnauer, CEO e Director de Equipa da Aston Martin Cognizant Formula One Team; e claro está, os dois pilotos, Sebastian Vettel e Lance Stroll, que tiveram ainda a companhia do Diretor Técnico, Andrew Green.

Para Lawrence Stroll, Presidente Executivo da Aston Martin: “Sonhei com este dia durante muito tempo. Tenho sido sempre um tipo dos carros, desde criança. Também sempre gostei muito de corridas. O meu primeiro sonho foi ser dono de uma equipa de Fórmula 1. O meu segundo sonho era adquirir uma participação significativa na Aston Martin Lagonda. Agora foi o momento da fusão desses dois sonhos. Portanto, como digo, o que agora sucede é sobre sonhos, e mostra-nos a todos que os sonhos podem realmente tornar-se realidade. O regresso da Aston Martin à Fórmula 1 após uma ausência de 61 anos terá um efeito poderoso no desporto, nos meios de comunicação e nos adeptos, chamando a atenção mundial. Aston Martin é um dos grandes nomes do passado, por isso é divertido fazer parte deste seu regresso à Fórmula 1”.

“A equipa que concebeu e construiu o nosso novo carro, os 500 homens e mulheres que fabricam, constroem, desenvolvem e preparam os nossos carros para que possamos correr no pináculo do desporto motorizado global, sempre se destacaram pela luta acima do que era esperado, digamos, de lutar acima da sua categoria de peso, recordando o boxe. Agora, como equipa Aston Martin Cognizant Formula One, vamos ter o poder de dar socos ainda mais fortes”.

“Isto é apenas o começo. A equipa está a avançar, e as nossas ambições são ilimitadas. Temos agora as peças no lugar, as pessoas e os parceiros, para fazer verdadeiros progressos. O lançamento do novo AMR21 é também a celebração de um novo começo para a Aston Martin. O evento de hoje deu-nos a oportunidade de comunicar a evolução do icónico logótipo Aston Martin Wings apenas pela 12ª vez na história dos 108 anos da empresa. O Aston Martin AMR21 é a expressão máxima do nosso grupo de desempenho, inovação, qualidade de engenharia, atenção aos detalhes, e trabalho de equipa.

Por essa razão, é natural que o nosso novo logótipo faça a sua estreia no nosso novo carro de Fórmula 1”.

“Quanto ao próximo ano, o núcleo central do que precisamos para ter sucesso já está presente e é o correto. Tenho grande confiança no Otmar [Szafnauer], Andrew [Green] e em todos os que trabalham com eles. Acredito firmemente que temos a mistura perfeita de experiência e juventude com o Sebastian [Vettel] e o Lance [Stroll]. Um duo ambicioso e feroz, e com uma dedicação inabalável, o que é partilhado por cada um dos membros da equipa. É estimulante vê-lo e senti-lo”.

Sebastian Vettel: “Sinto-me confiante com este projeto Aston Martin”

A Aston Martin regressa em 2021 ao Mundial de Fórmula 1, e Sebastian Vettel é o nome forte que acompanha esse retorno. Sabendo que Lawrence Stroll em tudo o que entra é para ganhar, confiou no projeto e vai à luta: “Apesar de correr na Fórmula 1 há muitos anos, começar uma nova temporada com uma nova equipa ainda me dá uma sensação de excitação. Como piloto, tenho estado sempre de olho na competição e esta equipa tem-me impressionado consistentemente com o que tem sido capaz de fazer sem o maior dos orçamentos. Assim, quando Lawrence [Stroll] e Otmar [Szafnauer] me abordaram no ano passado, e me explicaram quais eram as suas ambições, fiquei imediatamente muito motivado para me juntar à equipa.

Adoro a história das corridas de automóveis, e a Aston Martin é um dos grandes nomes do passado, por isso é divertido fazer parte do seu regresso à Fórmula 1 após uma ausência de 61 anos.

Tendo visitado a fábrica e conhecido as pessoas, bem como os meus engenheiros e mecânicos, vejo que são um grupo realmente bom. Sinto-me confiante de que, com o apoio que o Lawrence junta ao nome Aston Martin, faremos, juntos, um verdadeiro progresso.

Ainda não conduzi o carro – obviamente – mas acho que está com ótimo aspecto. De resto, estou realmente ansioso por ir para a pista e também para trabalhar e conhecer melhor todos os membros da equipa, incluindo o meu companheiro de equipa Lance [Stroll]. Faremos certamente um grande esforço para apresentarmos juntos alguns bons resultados e nos divertirmos a fazê-lo”, disse Sebastian Vettel, novo piloto da ‘nova’ Aston Martin Cognizant Formula One Team.

Lance Stroll “Há mais expectativa este ano, por várias razões…”

Lance Stroll é dos pilotos mais criticados do plantel da F1, a maioria das vezes sem qualquer razão que não seja ter um pai rico, agora dono de uma equipa de Fórmula 1. Pode nunca vir a ser campeão, ou mesmo vencer Grandes Prémios, mas tem feito o seu caminho na F1. Tem agora o seu maior desafio até à data e o pai há dias definiu muito bem a maioria das pessoas que critica o filho: “Há muitas pessoas invejosas no mundo que desejam estar na posição do Lance, que fazem e dizem coisas parvas. Não presto muita atenção a isso e o Lance também não,”. Agora, o jovem Stroll começa uma nova aventura: “Voltei refrescado das férias de inverno. Vai ser a minha terceira temporada aqui a trabalhar com esta equipa, e essa estabilidade é o que preciso como piloto. Estou em casa aqui, e construí fortes relações com a equipa. Tudo isso faz a diferença quando estamos a competir pelas últimas fracções de segundo. É um caso de saber exatamente do que se precisa e como trabalhar com a equipa para otimizar o desempenho.

Está tudo bastante completo este ano, com menos dias de testes disponíveis, mas fizemos bom uso das nossas ferramentas de simulação na fábrica para nos ajudarmos a preparar. Há mais expectativa este ano por várias razões – incluindo o nome da equipa – e eu vejo 2021 como uma enorme oportunidade para obtermos grandes resultados. Tivemos um verdadeiro impulso no final de 2020 (ndr, com o triunfo de Sergio Pérez em Sakhir) e creio que este ano podemos fazer melhor”.

Otmar Szafnauer: “É um enorme privilégio trazer a Aston Martin de volta à F1, onde ela pertence”

“Estou convencido de que temos os elementos-chave para continuarmos a subir na grelha este ano, e nos próximos”. É com esta afirmação que Otmar Szafnauer, Team Principal & CEO, Aston Martin Cognizant Formula One Team se mostra convicto que a sua equipa tem agora condições para continuar a sua escalada até ao topo de F1: “O lançamento da Fórmula Aston Martin Cognizant One Team dá a todos os associados a esta empresa um verdadeiro sentido de propósito e orgulho. É uma marca de automóveis verdadeiramente icónica e é um enorme privilégio trazer a Aston Martin de volta ao auge do desporto automóvel, onde ela pertence.

“Há uma mudança nos pilotos, Sebastian [Vettel] junta-se a nós para correr ao lado do Lance [Stroll]. Sebastian é alguém com quem todos podemos aprender, e a sua integração na equipa tem sido muito suave – como seria de esperar de alguém com tanta experiência. É claro na minha mente que Sebastian nada perdeu da sua velocidade. Cabe-nos a nós criar um ambiente em que ele se sinta confortável para que possa dar o seu melhor. Lance é um jovem piloto muito talentoso, como o demonstraram os seus dois pódios e a sua posição pole em Monza, no ano passado. Esperamos mais do mesmo este ano. O nosso objetivo para 2021 é desenvolver o que alcançámos no ano passado e dar mais um passo em frente. Não há razão para não o conseguirmos com a nossa talentosa força de trabalho combinada com o novo investimento financeiro. O sucesso não acontece da noite para o dia, mas estou convencido de que temos os elementos-chave para continuarmos a subir na grelha este ano, e nos anos vindouros”.

Andrew Green

“As nossas ambições finais são ilimitadas”

Tudo muito mais verde na Aston Martin Cognizant Formula One Team. Na cor da equipa e na conta bancária, o que deverá permitir à equipa onde Andrew Green é Diretor Técnico, dar bons passos. A atestar pelo que, com muito menos meios, a Force India e Racing Point foram capazes de fazer, a Aston Martin Cognizant Formula One Team é bem capaz de chegar ainda mais longe: “É um grande privilégio ter o nome Aston Martin por cima da porta. É um verdadeiro momento de ‘sonho tornado realidade’ e mostra o quão longe esta equipa chegou. É definitivamente o capítulo mais emocionante da história da equipa, sem dúvida: “Estou confiante que os 500 homens e mulheres fantásticos que concebem, fabricam, constroem, preparam e mantêm o nosso carro terão feito tudo o que estava ao seu alcance para criar um bom carro. Todos sabemos como a Fórmula 1 é competitiva neste momento, e certamente não subestimamos a nossa oposição. Esperamos estar na luta para ser os “melhores dos outros” desde o início. Somos ambiciosos mas realistas. Mas pretendemos melhorar constantemente, e as nossas ambições finais são ilimitadas.

Na Fórmula 1 nunca se pára de aprender, e ao longo dos anos temos aprendido muito. O AMR21 é uma expressão dessa curva de aprendizagem sem fim. Está, como se calcula, intimamente relacionado com o nosso carro de 2020, mas como um chassis totalmente novo e as alterações de regulamentos destinadas a reduzir o desempenho aerodinâmico também desempenharam um papel, como é lógico”

Novidades no Aston Martin AMR21, o ‘Mercedes verde’

Apesar das regras não terem tido mudanças ‘dramáticas, o novo Aston Martin AMR21 traz consigo grandes novidades. Apesar da equipa dizer que o novo monolugar é 100% Aston Martin, nem sequer é preciso ‘esgravatar’ mais: o motor e a caixa de velocidades são da Mercedes. E a traseira do AMR21, se não é irmã gémea, pouco falta. Sabe-se também que a equipa gastou duas fichas de desenvolvimento, uma para a frente, outra para a traseira do novo monolugar, sendo que só terá mais um ‘token’ para 2021. Como se esperava, o carro é uma evolução, pois não podia ser uma revolução já que os regulamentos não o permitiam. O nariz do carro é muito semelhante a 2020, a suspensão da frente também, mas há alterações nas ligações ao chassis.

O flanco foi muito modificado, e a suspensão traseira também. A zona do capot-motor está mais ‘apertada’, o que significa alterações no fluxo de ar para a traseira do carro. Agora resta esperar pela pista, mas no mínimo, o AMR21 deverá ser tão bom quanto o RP20, que como se sabe, esteve muito perto de ‘dar’ um terceiro lugar à equipa. Se tivesse tido dois pilotos tão consistentes quanto os da McLaren, a Racing Point, agora Aston Martin, tinha sido terceira classificada

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