Associação de Pilotos da F1 quer “mais voz”, FIA acha que “já têm”

Por a 29 Março 2016 11:09

Ainda se fazem sentir os ecos da carta aberta que os pilotos de F1 divulgaram queixando-se da atual estrutura da F1, pedindo mudanças na gestão da modalidade. Em entrevista à Marca, Alex Wurz, Presidente da GPDA, Associação de Pilotos da Fórmula 1, o austríaco refere que o manifesto foi a forma encontrada pelos pilotos de deixarem clara a sua posição, pois eles são dos principais interessados em que o espetáculo oferecido ao público seja bom: “A nova qualificação não serve, isso ficou claro, mas não é esse o ponto fulcral. Nós adoramos este desporto e queremos uma F1 divertida. E quando não estamos de acordo com o que está a ser feito, expressamos o nosso desacordo, e foi isso exatamente que aconteceu. Por outro lado queremos assegurar-nos que entendem o que sentimos. Não há dúvidas para ninguém que a  F1 é uma disciplina com uma plataforma de marketing incrível, mas todos queremos que essa estrutura melhore” referiu Wurz apelando para uma maior influência dos pilotos no rumo da F1: “Para nós não se trata de mudar quem dirige o negócio ou termos intervenção no negócio”, concluiu.

Por outro lado, Charlie Whiting, diretor de corridas da FIA, é de opinião que os pilotos têm oportunidades para expressar os seus pontos de vista relativamente ao rumo da F1: “Não acho que os pilotos precisem de mais, porque têm muitas oportunidades para falar sobre as regras com a FIA, e muito honestamente, não vejo como possam ter muito mais”, começou por dizer Whiting, explicando um pouco melhor o seu ponto de vista: “Mesmo ao nível da Comissão da F1, nada impede um piloto de falar com a sua equipa relativamente ao seu ponto de vista”. Whiting toca aqui num ponto importante, mas sabe bem que a força dos pilotos não é a mesma em todos os casos, e sabe também que ‘um’ Fernando Alonso ou Lewis Hamilton, por exemplo, são ouvidos devido ao seu estatuto, mas também sabe que todos juntos têm muito mais força, e isso não interessa tanto à FIA, ter que ‘partilhar’ tanto as suas decisões. Quando mais interesses em jogo, mas difícil é tomá-las!

 

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LeonardoM
LeonardoM
8 anos atrás

Os 3 principais pilotos do pelotão ou os mais influentes, deveriam organizar um protesto com os outros pilotos. Começava por exemplo com uma greve à Q1 e caso não desse resultado, medidas mais drásticas seriam tomadas. Hamiltn, Alonso, Vettel deveriam pensar neste caso

MVM
MVM
Reply to  LeonardoM
8 anos atrás

Já houve uma greve de pilotos. Foi em 1982. Os pilotos protestaram por os seus interesses pessoais estarem em causa, porque houve uma alteração nas emissões das superlicenças que, a ser implementada, vincularia os pilotos às equipas por um mínimo de três anos. A alteração não entrou em vigor, mas os pilotos foram condenados em coimas entre 5000 e 10 000 dólares e em penas de suspensão da participação em GPs que ficaram suspensas. É preciso dizer que esta greve foi encabeçada por Niki Lauda e Didier Pironi. Os pilotos de hoje são tão carismáticos, e tão corajosos a afrontar… Ler mais »

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  MVM
8 anos atrás

Os pilotos agora ganham tanto e coimas de 10.000 ou superior, pouco lhes fazia diferença. O alonso seria perfeitamente substituido por Button. O Hamilton, apesar de estar na sua vidinha, é talvez a maior imagem de marca da F1 e por isso teria um papel fundamental.(Sigo-o no snapchat e que rica vida, a 1 semana do prox. GP, anda a divertir se a fazer skydiving indoor). O Vettel, apenas por ser 4x campeão do mundo.

Dentro dos atuais pilotos, o Button seria o ideal porta-voz

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  MVM
8 anos atrás

O Alonso se quisesse de facto e o Button também não me parecia má ideia.

MiguelCosta
MiguelCosta
8 anos atrás

Apesar de concordar com os 3 nomes de maior peso no pelotão atual, Alonso, Hamilton e Vettel, falta aí o nome ideal para liderar esta GPDA que seria o Button porque é talvez o mais diplomático de todos. Antigamente esta associação tinha mais influência no circo da F1 e até levantava mais polémica, hoje os interesses individuais superam os interesses comuns.

Pity
Pity
8 anos atrás

A Fia diz que os pilotos podem emitir as suas opiniões, mas de que serve isso, se não as levarem em conta?
Concordo com o MiguelCosta, Button, que já vai na 17ª temporada, e devido ao seu estilo diplomático, seria um bom presidente da GPDA, com os outros três citados como vices, mas seria necessário que as suas opiniões fossem valorizadas.

noteam
noteam
8 anos atrás

O peso das palavras dos pilotos no que diz respeito ao rumo da modalidade vale zero.Desde 2012 por exemplo que vejo os pilotos descontentes com os carros que pilotam,já ouvi o Kimi dizê-lo,já ouvi o Button,já ouvi o Vettel…já ouvi todos eles e por isso nada tem a ver com o estatuto dos pilotos já que nenhum deles é considerado.A nova qualificação é apenas a gota de água,uma vergonha,um sinal claro da desorientação de quem lidera o desporto,os pilotos e equipas foram ouvidos,chegaram à conclusão de que nada de bom iria acrescentar e o que é que aconteceu? Mesmo depois… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  noteam
8 anos atrás

Exacto. Antigamente corria-se por paixão mas hoje quase que transparece o sentimento de frete dos pilotos, próximo ao de um emprego comum! É a miserável F1 que temos.

MVM
MVM
Reply to  sr-dr-hhister
8 anos atrás

É verdade. Se fizerem greve é por causa dos subsídios de refeição e diuturnidades. E para que lhes paguem os GPs do Bahrein e Singapura como trabalho nocturno, também.
Já agora, uma vez que a GPDA não tem força reivindicativa, deviam dissolvê-la e criar a Formula One Drivers Association (F. O. D. A.).

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  MVM
8 anos atrás

AHAHAHAHAH 😁

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  MVM
8 anos atrás

Lol.

Não me chateies
Não me chateies
8 anos atrás

A nova fórmula robótica que eles estão a criar, estou a ver o futuro da F1 cruzar-se com a formula-e e com um computador a controlar os carros. E depois acham que nós vamos perder o nosso tempo e dinheiro a ver essas tretas.

danilo
danilo
Reply to  Não me chateies
8 anos atrás

Já se falam em corridas sem piloto hehehe. Não sei se é na FE ou na F1 😉

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  danilo
8 anos atrás

E não falta muito para isso, atualmente a única coisa que o piloto precisa fazer é guiar e mexer nos botões, mais nada.

danilo
danilo
8 anos atrás

Teve também aquele boicote de 2005.
Os pilotos estão o último escalão para dizer alguma coisa. A maioria recebe apenas. A voz é de quem paga mais, então é difícil eles querer que sejam ouvidos.
Até na Stock Car aqui do Brasil o Popó Bueno se não me engano achou ruim da direção de prova numa conversa com o engenheiro pelo rádio, durante a corrida, tomou uma suspensão de sei lá quantas corridas. Se em uma categoria “inferior” já é assim, imagina na F1?

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Já têm? Então porque o Hamilton e outros dizem que gostavam do carro com menos peso e vocês só aumentam e aumentam a cada época que passa? Vão passear porcos, FIA Federação de Idiotas Aldrabões

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Sem falar da aerodinâmica. A maior aprte das opiniões de pessoas entendidas na matérias (menos os engenheiro como Newey que obviamente querem mais liberdade na aerodinâmica porque sabem que isso os beneficia), a maior parte diz que deve haver menos aerdoinâmica e mais aderência mecânica. E até especificam exactamente aonde deve haver menos aerodinâmica: na asa da frente, hoje em dia a asa frontal é tão compicada que assim que um carro entra na esteira do da frente, perde logo carga aerodinâmica e isso dificulta e muito as ultrapassagens, a menos que tenhas mais velocidade, é difícil aproximar-se do da… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Podiam organizar um concurso “A Voz” para este tipo de eventos. Pronto, ficam todos com mais voz.

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