Alpine anuncia Flavio Briatore como consultor executivo

Por a 21 Junho 2024 09:50

Está confirmado o regresso de Flavio Briatore à Fórmula 1 através da Alpine, sendo consultor executivo da equipa francesa. 

Num curto comunicado, a Alpine confirmou hoje de manhã a integração de Flavio Briatore na equipa de Fórmula 1. “A BWT Alpine F1 Team pode confirmar que Flavio Briatore foi nomeado pelo CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, como o seu consultor executivo para a divisão de Fórmula Um”. 

Pode ainda ler-se que “Briatore irá centrar-se predominantemente em áreas de alto nível da equipa, incluindo: a prospeção de talentos de topo e o fornecimento de informações sobre o mercado de pilotos, desafiando o projeto existente através da avaliação da estrutura atual e aconselhando sobre algumas questões estratégicas no âmbito do desporto.”

Esta mudança surge após um período turbulento para a Alpine, que registou mudanças significativas na estrutura de gestão ao longo do último ano. A equipa enfrentou um declínio na competitividade, caindo do quarto para o sexto lugar entre 2022 e 2023, e ocupa atualmente o oitavo lugar entre dez equipas no campeonato após nove corridas desta época.

Desde julho de 2023, a Alpine sofreu uma série de saídas de alto nível, incluindo o antigo diretor executivo Laurent Rossi, o diretor de equipa, o diretor desportivo, o diretor técnico, chefe de aerodinâmica e diretor de operações. O novo chefe de equipa, Bruno Famin, lidera o esforço de reestruturação, que inclui a contratação do antigo engenheiro da McLaren e da Ferrari, David Sanchez, como diretor técnico executivo.

O regresso de Briatore é controverso, dado como deixou a F1 em 2009, na sequência do escândalo ‘crashgate’, em que o piloto da Renault, Nelson Piquet Jr., se despistou deliberadamente durante o Grande Prémio de Singapura de 2008 sob ordens da equipa, beneficiando o seu colega de equipa Fernando Alonso. Embora Briatore tenha sido inicialmente banido por tempo indeterminado pela FIA, foi anulado por um tribunal francês em 2010. Desde então, manteve-se envolvido na F1 através da gestão da carreira de Alonso.

Com a vasta experiência de Briatore e a recente contratação de David Sanchez, a Alpine pretende recuperar a sua vantagem competitiva e melhorar a sua posição no campeonato.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Génesis
Génesis
9 dias atrás

A Renault vai de mal a pior.
Um vigarista como consultor???

dannyricfanclub
dannyricfanclub
9 dias atrás

Que bom! Agora só falta contratarem o Alonso.

hellrun
hellrun
9 dias atrás

Um trapaceiro que regressa. Boa imagem, a que a Alpine transmite…

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  hellrun
9 dias atrás

A Alpine e toda a F1.

Leandro Marques
Leandro Marques
Reply to  dannyricfanclub
9 dias atrás

Saymonds até na FIA já esteve e agora está ligado à Andretti na sua tentativa de ingresso à F1 (quem sabe se isto não estará ligado?)
Concordo que o regresso de Briatore é nefasto mas uma equipa privada contratá-lo parece-me menos grave que a entidade reguladora que baniu Saymonds o ter contratado mais tarde.

Leandro Marques
Leandro Marques
9 dias atrás

Relativamente ainda à Alpine, surgem notícias que informam que de facto tentaram obter motores da Red Bull, a partir de 2026, mas a resposta terá sido negativa, visto a equipa austríaca só querer equipa a Red Bull e a VCARB, estando os responsáveis da equipa francesa agora a mendigar motores à mercedes. Saymonds na Andretti e agora Briatore na Alpine, juntando a questão dos motores, pode não ser uma coincidência. Ainda por cima, parte da Alpine é já pertencente a elementos com a mesma nacionalidade da sede da Andretti. Como ouvi dizer por aí… nada é caso de nada, tudo… Ler mais »

Cágado1
9 dias atrás

Para além de todos os comentários pertinentes dos meus colgeas foristas, a grande questão que ponho é até que ponto o Briatore está actualizado e traz valor à Alpine.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado