Algarve na rota da Fórmula 1
Como seria de esperar, a FOM tem já um esboço do calendário deste ano do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, com o intuito de ter, pelo menos quinze eventos, sendo a novidade mais entusiasmante para os portugueses o facto do Autódromo Internacional do Algarve assumir o papel de prova de reserva.
Chase Carey e os seus homens têm vindo a trabalhar na temporada de 2020 de modo a que possa cumprir as suas obrigações contratuais com as televisões que têm os direitos de transmissão televisiva, daí o limite mínimo de quinze provas.
O plano, como é do conhecimento de todos, passa por dar início à temporada com dois eventos no Red Bull Ring – um a 5 de Julho e outro a 12 – rumando, posteriormente, o Grande Circo para Silverstone.
No entanto, os primeiros problemas poderão surgir precisamente no circuito inglês, uma vez que o Governo do Reino Unido pretende implementar medidas que poderão entrar em rota de colisão com as ambições da FOM.
Depois de no início da pandemia da COVID-19 ter assumido uma abordagem relaxada, Boris Johnson mudou de azimute e está agora a colocar em prática medidas de confinamento social mais exigentes, tendo apontado para uma quarentena de catorze dias para todos aqueles que cruzem as fronteiras do Reino Unido.
A FOM terá negociado directamente com o governo britânico, mas ainda assim, segundo algumas fontes, as equipas de fora de Inglaterra – Ferrari, Alfa Romeo e Alpha Tauri – serão obrigadas a um período de confinamento de cinco dias.
Para além disso, o Reino Unido continua numa situação complicada no que diz respeito a novos casos e a óbitos por COVID-19, sendo presentemente o centro da pandemia na Europa. Esta situação poderá ser insustentável para a realização de corridas em Silverstone, mesmo à porta fechada.
Caso a prova britânica não possa avançar, será o Autódromo Internacional do Algarve a tomar-lhe o lugar, albergando as duas corridas que se seguirão às do Red Bull Ring, a 26 de Julho e a 2 de Agosto.
A Parkalgar tem vindo a trabalhar afincadamente na possibilidade de o seu circuito poder albergar uma corrida de Fórmula 1, tendo estado, como já avançámos, em conversações regulares com a FOM.
Para além disso, também a FPAK, através de Ni Amorim, o presidente, estabeleceu contacto com a FIA no sentido de deixar claro que Portugal e o Autódromo Internacional do Algarve, têm as condições necessárias para albergar uma prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 deste ano. “Quando vi que o assunto estava a ficar complicado em alguns países na Europa, enviei uma carta ao Secretário-Geral da FIA, dizendo que tínhamos infraestruturas de exceção. Tínhamos acabado de ter homologação grau 1 de Portimão. Fruto dessa carta e do trabalho do Autódromo Internacional do Algarve, o assunto está em cima da mesa. Naturalmente, não poderia ser financiado pelo Estado, mas, neste caso, pelo promotor, pois não era uma prova nova, era apenas para lhes facilitar a vida”, revelou Ni Amorim à agência Lusa, que garantiu ainda que “há equipas que pressionam o promotor para o campeonato vir a Portugal este ano”.
O calendário deste ano do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 está em ebulição, tendo o AutoSport tido já acesso a três versões diferentes, todos eles esboçados pela FOM, podendo haver ainda bastantes modificações, muito embora seja mais ou menos seguro de que a temporada terá o seu início no Red Bull Ring a 5 de Julho e terminará em Abu Dhabi a 13 de Dezembro.
Contudo, graças à forma positiva como Portugal, e especialmente o Algarve, geriu a questão da pandemia, juntamente com as condições ímpares do circuito situado nos arredores de Portimão, a possibilidade de podermos ver um Grande Prémio de Fórmula 1 no nosso país são elevadas.
CALENDÁRIO PARCIAL PROVISÓRIO
4-5 Julho Red Bull Ring
11-12 Julho Red Bull Ring
25-26 Julho Silverstone
1-2 Agosto Silverstone
8-9 Agosto Hockenheim or Barcelona
22-23 Agosto Hungaroring
29-30 Agosto Spa
5-6 Setembro Monza
19-20 Setembro Baku
26-27 Setembro Sochi
5-6 Dezembro Bahrain
12-13 Dezembro Yas Marina