Alex Zanardi: “Kubica será capaz de regressar à F1…”
[soliloquy id=”313326″]
Alex Zanardi é de opinião que Robert Kubica tem condições para regressar à F1. Depois de há algum tempo ter referido que isso seria impossível caso o problema que tem no braço direito seja permanente – recorde-se que Kubica revelou em entrevista ao Corriere de la Sera que “tenho que movimentar o meu braço todo através do ombro”, mas esta semana o piloto polaco de 32 anos, completou 115 voltas num Lotus E20 de 2012, em Valência: “não sei o que o futuro me vai trazer”, mas o jornal alemão Bild revelou que a Renault está a pensar colocar Kubica no lugar de Jolyon Palmer.
E Zanardi, que sabe bem o que é recuperar da adversidade – aliás, ninguém sabe melhor do que ele – disse que “li que ele fez mais de 100 voltas, então será capaz de regressar à F1. Na minha opinião não penso que tenha sido por acaso que a Renault lhe tenha dado o teste. Espero que ele regresse, é um excelente piloto e uma excelente pessoa e seria uma história magnífica…” disse Zanardi, que também ele regressou às competições motorizadas cerca de dois anos depois do seu terrível acidente, em que perdeu as pernas…
Quanto ao possível regresso de Robert Kubica, não restam muitas dúvidas que a Renault quis saber em que “estado” está o polaco, e o facto de ter feito 115 voltas é muito positivo e um excelente sinal, mas a verdade é que neste momento só os homens da Renault e Kubica sabem exatamente como tudo correu no teste, mas uma coisa é certa. A cem por cento, Kubica não está…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Só que 90% do Kubica é muito melhor que 100% do Palmer.
50% do Kubica chega para o Palmer.
Ora bem, o Kubica testou um F1 de 2012! Um carro bem diferente dos F1 actuais, muito mais rápidos e muito mais exigentes fisicamente. Partindo do princípio que tudo correu pelo melhor, será que o mesmo sucederia com um carro actual? Essa é a questão, porque, como bem disse o JLA, Kubica não está a cem por cento, nem poderia estar.
Que faria melhor do que Palmer, não tenho dúvidas, mas quanto melhor? O suficiente para a Renault arriscar? Ou a hipótese de troca é apenas uma forma de pressão, a ver se o Palmer “acorda”?
Por muito que nós queiramos a troca, a FIA nunca vai autorizar, por causa da falta dos pontos da superlicença.
Sim, essa regra, muito útil para estreantes, impede regressos ao fim de alguns anos de ausência. A não ser que a regra não se aplique a ex-pilotos de F1, com provas dadas.( o que duvido)
Quem se lembra do Jean-Pierre Beltoise? Braço direito bloqueado, não dobrava, consequência de um acidente quando ainda corria com as motas, o que não o impediu de pilotar mais tarde os F.1 sem direcção assistida, etc., tendo até dominado o GP do Mónaco encharcado ( onde até ao Ickx deu um “banho”).
Esperemos que aconteça o mesmo com o RK.
O Jean-Pierre Beltoise – tal como o jacky Ickx – era um piloto com quem fiquei a simpatizar por causa das leituras do Michel Vaillant no Tintin. Só bastante mais tarde descobri que ainda há muitos adeptos italianos que o odeiam por causa da morte do Ignazio Giunti.
Infelizmente o Ickx esteve ligado- 4, assim de memória- a muitos acidentes mortais.
O Bellof é o primeiro que vem à mente.
Spa / 1964, Le Mans / 70, Paris-Dakar /81, Spa /1985…….
—Que saudades dessas páginas no”Tintin” !
O Kubica sem uma perna e sem um olho, faz muito mais que o Palmer inteiro!
Espero bem que sim… Adrava ver o Kubica voltar e a fazer boas exibições, claro que pode demorar um ano a entrar no ritmo e o corpo habituar-se aos nvoos monolugares e etcs. Mas acredito que faria melhor que o Palmer que anda completamente às aranhas.
O Kubica vai voltar. Verdade certa.