Alain Prost: “Ocon foi mais impressionante que Verstappen”
O campeão francês, agora um dos responsáveis pela equipa Renault, não poupou elogios ao seu jovem compatriota, que teve em 2017 a primeira época a tempo inteiro na F1.
Prost não teve medo de o comparar a Max Verstappen, considerado por muitos o melhor jovem talento da atual grelha:
“Fiquei muito impressionado com a prestação de Ocon no ano passado. Mostrou uma excelente regularidade, estando inserido numa equipa muito boa e com a concorrência de um piloto talentoso e com provas dadas. Geriu muito bem a época. Se colocarmos os pilotos de top fora da equação, evidentemente que Max foi por vezes imbatível e verdadeiramente impressionante, mas se avaliarmos a época inteira, a performance de Estaban terá sido talvez ainda mais impressionante.”
Comparar Ocon com Verstappen pode ser algo arriscado. Verstappen é claramente um talento único e já provou diversas vezes em pista que é especial (teve em 2017 um carro pouco fiável que não permitiu que brilhasse mais). Mas Ocon também mostrou muita qualidade, soube impor-se logo no primeiro ano a tempo inteiro, e num lugar nada fácil.
A luta interna com Pérez foi dura, mas mesmo assim, se analisarmos os números do jovem que pertence ao programa da Mercedes, as sua prestações não ficaram aquém do mexicano. Pérez conquistou 94 pontos contra 83 de Ocon (3 corridas no top5 para o mexicano, contra 2 do francês). Esteban Ocon terá acusado um pouco o incidente em Spa e sofreu um abaixamento de forma a partir daí, comparativamente ao início da época, mas manteve uma regularidade notável para um jovem 21 anos.
Foi claramente uma das boas surpresas de 2017, confirmando o que já se esperava dele, depois de ter vencido o campeonato de F3 e o GP3, Em 2016 chegou à Manor e convenceu os responsáveis da Force India a darem-lhe o lugar que era de Hulkenberg (quando se esperava que fosse Wehrlein o escolhido), uma decisão acertada, dado o rendimento do piloto este ano. Terá de mostrar no mínimo a mesma qualidade para confirmar as credenciais apresentadas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Prezado F. M.: Esteban Ocon bateu-se directamente com Max Verstappen no Europeu de Fórmula 3 de 2014 e foi o francês quem ganhou o campeonato, tendo Verstappen ficado em terceiro lugar.
Mesmo tendo em conta que Max Verstappen fez o seu tirocínio em monolugares nesse ano, Ocon também era um rookie na Fórmula 3. Por isso não é nenhuma temeridade comparar Ocon e Verstappen.
Concordo, o Ocon está a demonstrar ser tão bom como o bem mais falado e marketizado Verstappen.
A diferença por agora são os monolugares. É normal Verstappen mostrar melhores prestações tendo um RB nas mãos, enquanto que Ocon tem de fazer o possível com um (acima da média das equipas medianas) Force India. E cumpriu. Esta época vai ser a de confirmação, se continuar assim, é o próximo desejado pelas grandes equipas.
Jos, Horner e Helmut Marko: *triggered!*