Alain Prost: “Hamilton e Rosberg têm que resolver as coisas entre eles, foi o que aconteceu comigo e com o Senna”
Há cerca de mês e meio o AutoSport entrevistou Alain Prost e quando chegámos à última pergunta, Alain Prost riu-se e disse “quase dava a minha primeira entrevista sem me falarem do Ayrton Senna”, mas era inevitável e a questão teve exatamente a ver com o que se passa atualmente entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Agora, em declarações ao L’Équipe, o francês acrescentou: “Se o Toto Wollf impuser ordens de equipa a duas ou três corridas do final do campeonato é pena, mas também é perfeitamente compreensível. Eu faria a mesma coisa! Numa equipa e aquele nível qualquer dos pilotos quer ter vantagem sobre o outro, mas eu sempre entendi que tudo tem que ser resolvido entre eles. Foi o que aconteceu entre mim e o Ayrton Senna, mesmo que a nossa relação se tenha deteriorado. Mas penso que enquanto eles estiverem destacados na frente, não serão necessárias ordens de equipa” disse Alain Prost ao jornal francês L’Équipe.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Que eu me lembre, e posso estar enganado que esta memória já não dá para tudo, o Prost e o Senna andaram às turras praticamente desde meio da época na McLaren, desde que supostamente havia um acordo entre eles que um não bloqueava o outro após as primeiras curvas e o Prost reclamou, se não me engano em Portugal, que o Senna desrespeitou o acordo de cavalheiros, e só resolveram ou ultrapassaram as coisas depois do Prost sair da F1, de resto o Senna tinha a equipa, Honda e o Ron Dennis do lado dele e o Prost a estrutura… Ler mais »
A sua memória é melhor que a do Prost. Só tenho duvidas que eles tenham chegado a resolver alguma coisa, porque Prost saiu no fim de 93, e Senna morreu no inicio de 94… Será que Prost é medium?
Quanto a mim, só continua a ser tão falso e mentiroso como na altura.
Eles fizeram as pazes no fim de 93, lembro-me de ver no pódio da Austrália o Senna a puxar pelo Prost, agarrar-lhe na mão e levantá-la, juntamente com a dele. Prost anunciara o abandono, já não havia razão para rivalidade, era o que Senna parecia querer dizer com essa atitude.
Não tenho ideia disso, mas a memória não dá para tudo. Obrigado Pity!
A minha também não, por isso eu uso uns auxiliares de memória, vulgo apontamentos, sobre os momentos importantes das corridas. Isto desde 1990, e sobre a corrida em questão, escrevi: :”No pódio dá-se a reconciliação entre Prost e Senna. prost estende a mão a Senna, este puxa-o para o seu lado, assim como a Hill e abraça-os. Após a entrega dos troféus, Senna volta a puxar Prost para o seu lado, no lugar mais alto do pódio”. Como vê, também não foi bem como eu tinha dito. Se procurar no youtube, há dois videos sobre esse momento, um de há… Ler mais »
Queres que te faça um desenho? 😛
Se eu entrar pelos apontamentos como auxiliares de memória… É como atar um cordel num dedo, para me lembrar de olhar para os cordeis dos outros dedos. Já não tenho dedos que cheguem para cordeis de F1, se me lembro, lembro, se falhar a memória, cá está a Pity e mais alguns foristas para me relembrarem e corrigir, e assim obtemos o que se espera de um forum, não acha? Provavelmente, vou procurar esses videos que me sugere. Obrigado. Cumps.
E na véspera da morte de Senna, depois da morte do Ratzenberger, o Brasileiro falou com Prost sobre se devia correr no dia seguinte pois estava com um mau pressentimento.
O Senna também durante uma corrida, já quando Prost estava reformado, Senna cumprimentou pela rádio o Prost, dizendo algo do género “e também um abraço para o meu amigo Prost” ou parecido, isto está gravado em vídeo, se procurares no youtube encontras. Foi um gesto muito bonito.
Ou sarcástico! Mas isto sou eu a especular, porque não tenho ideia disso, nem fui buscar nada,
Foi no dia da morte do Senna, momentos antes do início da corrida. E desta vez não precisei de apontamentos 🙂
O acordo era que, quem chegasse à primeira curva na frente após a partida, mantinha a posição. E essa ideia de que o Prost tinha a cúpula da FIA consigo não é verdadeira. Jean-Marie Balestre odiava o Prost. Li um número suficiente de entrevistas a Balestre – a maior parte delas no AS escrito – para me lembrar disso. De resto, se fosse verdade que existia essa preferência pelo Prost, como explica que o Senna não tenha sido penalizado depois do que fez no GP do Japáo de 1990? Curiosamente, esse argumento do apoio da FIA ao Prost foi um… Ler mais »
O Balestre odia o prost??? odiava sim o senna ao ponto de ter chegado a mudar o lugar da pole (penso que no gp do Japão) para o lado sujo para o prejudicar
E antes que mandes vir com o je, eu torcia na altura pelo prost………
Eu não mando vir com ninguém, mas se isso que diz fosse verdade, por que razão não foi o Senna desclassificado pelo que fez no GP do Japão de 1990? Os regulamentos permitiam-no, como se viu no caso do Schumacher em 1997.
E havemos de conversar sobre essa coisa de tratar por tu pessoas que não conhecemos de lado nenhum. No meu tempo chamava-se a isso ‘falta de educação’, agora não sei…
,
Prost devia ter sido punido pelo que fez em 89, e quem o foi, foi o Senna que foi desclassificado da corrida com um subterfúgio e multado em 100.000 USD. Schumacher devia ter sido punido pelo que fez em 94, e em 97 agradeceu a desclassificação de um 2.º lugar que para ele era pior, eu dava-lhe um race ban de 8 corridas na época seguinte. Numa coisa o caro MVM tem toda a razão: Mosley foi muito pior que Ballestre. Quanto a Prost, o “professor”, só se for de malandragem, porque neram juntoso resto nunca vi nada em que… Ler mais »
Olha que tu tens cada uma… Comparar as manobras do Schumacher, que atira duas vezes o monolugar contra outro (94 e 97), com a do Senna que limita-se a deixar o monolugar onde estava. Ok…
És mesmo bronco.
Ofende-se com pouco….
O Balestre odiava o Prost?! Então, como explica o resultado do GP do Japão de 1989?
É muito simples para quem vê as coisas com olhos de ver. A desclassificação do Senna não se deveu ao toque com o Prost, mas ao facto de ter falhado a chicane. Repare que o Balestre nem sequer estava em Suzuka aquando do GP, tendo a decisão de desclassificá-lo sido tomada pelo colégio de comissários desportivos. (Aliás, a McLaren recorreu da desclassificação, mas o recurso não mereceu provimento.)
Vendo as coisas com olhos de ver, tem muito que se lhe diga…o facto de não estar lá presente, não o impedia de tomar qualquer decisão! A McLaren recorreu, é verdade e o que aconteceu a seguir? Recorda-se?
Sim. O Senna foi condenado a pagar uma coima de 100.000 dólares e foi suspenso por seis meses, embora com execução suspensa. O colégio de juízes do Tribunal de Recurso da FIA apodou o Senna de “piloto perigoso”, tendo em conta os incidentes que provocara antes. Era a isto que se referia? Olhe, meu caro: eu já tive trocas de comentários muito azedas com um leitor de alcunha “noteam”, com trocas de galhardetes pouco recomendáveis e tudo, mas leia o que ele escreveu sobre as dissensões Prost-Senna no seu comentário a este artigo. É o exemplo perfeito de uma opinião… Ler mais »
O Senna condenado e a McLaren ameaçada para abandonar a F1. Até ao momento, não me referi a nenhum incidente, aliás, você já mencionou que a irregularidade foi não fazer a chicane. Importa referir que estamos a falar do Balestre e não do Prost. Quanto às suas trocas de comentários com outros utilizadores, não me dizem respeito…
Percebeu mal. Eu quero é que leia o que o outro comentador escreveu. Mas pronto, olhe: fique na sua, que eu fico na minha. Ciao.
Já li e já percebi que vai de encontro às suas pretensões…mas é uma opinião e como tal tem o mesmo valor das restantes. Relativamente à falta de educação que referiu à pouco…deixa um pouco a desejar.
Mais uma prova que o Balestre odiava o Senna, ao baterem, por mais chicane que o Senna corte, ele já perdeu montes de tempo com a colisão, logo não há razão para dizerem (e essa foi a razão da penalização) que ganhou tempo ao cortar a chicane. Não tem lógica. E não penalizarem o Prost por ter virado mais cedo diz tudo sobre de quem o Balestre gostava. Basta ver com olhos de ver.
Senna não foi penalizado pelo que fez em 1990, porque já tinha sido penalizado pelo que não fez em 1989. Não acha que era demais?
E Max Mosley foi melhor que Ballestre? Veja lá bem a quantidade de patifarias que ele deixou passar ao Schumacher, Benetton e Ferrari.
Quanto ao que lê no AS, olhe que por vezes é tendencioso, procure no estrangeiro, que é onde eles vão “beber” e nem sempre traduzem bem. Recomendo-lhe o Motorsport.com, mas há mais, procure, e não se deixe intoxicar muito pelo “nosso” Autosport, que tem o monopólio em Portugal.
Onde foste buscar essa que o Balestre odiava o Prost? A algum universo paralelo? Ele gostava do Prost porque era francês, odiava era o Senna, chegando ao ponto de naquela ultima corrida no japão, em que senna e prost bateram, o Balestre mudar o lado de saída do 1º lugar, do lado limpo para o lado sujo, para prejudicar Senna que tinha conseguido a pole-position. Senna não foi penalizado porque quem vira para cima de Senna é o Prost, ele apenas manteve a posição. Mas depois mesmo assim houve reuniões e Balestre sim que queria que ele fosse penalizado, só… Ler mais »
Que quantidade incrível de estupidez, preconceito e falta de bom senso. Francamente, de que manicómio é que fugiste? Porra pá, estou farto das tuas idiotices! Vens para aqui com a puta da mania que és engraçado, mas deixa-me dizer-te que não passas de um triste e de um pateta amargurado que precisa de provocar pessoas na internet para ter qualquer coisa parecida com um relacionamento com outras pessoas. E um malcriado, também. Vai para o psiquiatra, mas é! E, a seguir, vai ao oftalmologista, que andas a ver muito mal desde pelo menos 1989! F*da-se, que já estou farto de… Ler mais »
Não acredito que tenham feito as pazes mas no fundo sempre se respeitaram.
Creio que não veremos uma disputa neste nível por muito tempo.
Eram dois gênios
Que grande piada que o Prost tem! Então ele e o Senna resolveram as coisas sozinhos?? Será que Prost se esqueceu de um certo Jean Marie Balestre??? Alguém que deveria ser imparcial, e não foi!
Já vi muitas entrevistas do Prost interessantes acerca da pressão que vive quando estás no topo, na desconfiança que reina dentro da própria, até dos teus próprios mecânicos chegas a desconfiar, é sempre uma guerra jogada em várias frentes e por ambos os pilotos, que vai muita para além das pistas. É o que acontece quando vale tudo, ou quase tudo para ganhar, e não se está a falar de uma rivalidade qualquer, a rivalidade Prost/Senna é ainda hoje o significado de F1 para muita gente, não para mim, até porque nasci em 88. Acredito plenamente no que diz o… Ler mais »
As rivalidades sempre existiram e vão continuar a existir…quando 2 pilotos dispõem de material ganhador e com performances equiparadas. Contudo vejamos : no tempo do sr Prost, ele e o Senna ERAM AMBOS CAMPEÕES DO MUNDO,coisa que não sucede com o Rosberg, que não é campeão mas que é TRATADO PELA EQUIPA COMO SE FOSSE ! Ou o Lewis não teve força ou foi impedido de assumir o papel de 1º piloto como tinha direito. dado ser um tri campeão. E isto sim é que nunca se verificou no passado, onde os campeões do mundo tinham logicamente o papel de… Ler mais »
Caro comentador, deixe-me acrescentar o seguinte, sendo eu fan do Prost e acompanhei bem a Formula 1 nos anos 80 e 90. O Senna quando entra na Mclaren em 1988, o Prost ja era bi-campeao do mundo, e contrariamente a outros nao se opos ou bloqeou a entrada na equipa do brasileiro, contrariamente ao que outros fizeram em outras eras e ou equipas, como o Schumacher por exemplo. Ele lutou como sabia e podia e no campeonato que ele perdeu para o Senna, precisamente o de 1988, ele obteve mais pontos que o Senna, 105 contra 94, mas a regra… Ler mais »
Quem tem de atinar a nível psicológico é o Rosberg… Que já por duas vezes provocou colisões, em 2014 provocou o corte do pneu no hamilton, etc etc… E depois dizem que o fraco psicologicamente é o Hamilton, no entanto quem começa a suar quando o inglês chega perto é o Rosberg, basta ver em várias corridas, quando tem o Lewis atrás, começa a cometer erros (por exemplo na áustria, o que fez Hamilton na última volta sair tão bem da curva 1, foi Rosberg ter usado demasiado corrector e assim perder aderência nessa curva – erro).
É impressionante a discussão que este tema continua a gerar tantos anos depois. Como adepto incondiconal do Senna depois de um chuvoso GP de Portugal, vivi a disputa dos dois homens intensamente, insultei Prost e a sua língua viperina vezes sem conta, mas hoje a esta distância, devo reconhecer que o Francês estará seguramente a ser sincero naquilo que diz. E penso também que ninguém pode negar a Prost o direito de dizer o que pensa, só porque Ayrton morreu. Prost sempre disse a Ayrton tudo o que pensava sobre ele, de bom e de mau, mesmo enquanto o brasileiro… Ler mais »
Parabéns pelo seu comentário.