A Mercedes não ganhou, a Ferrari é que perdeu

Por a 22 Março 2016 16:59

Não restam grandes dúvidas que a Mercedes mereceu ganhar o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, mas é também verdade que foi mais a Ferrari que perdeu a corrida do que a Mercedes fez para a ganhar. Basta ver a forma como a equipa B da Ferrari, a HAAS chegou ao sexto lugar na sua estreia, com um estratega, Ruth Buscombe, ‘emprestado’ à equipa norte-americana, para perceber o que a Ferrari devia ter feito e não fez.

Até à interrupção da corrida, não houve dúvidas, os Ferrari realizaram uma partida bem melhor e destacaram-se ambos na frente, com Vettel a conseguir um avanço de cerca de quatro segundos. A interrupção dá-se na janela possível de utilizar pneus médios até final, e o próprio Lewis Hamilton provou-o ao ir às boxes na volta 16. Mas este caso era normal, pois estava atrasado e tinha que fazer qualquer coisa para alterar o rumo das coisas, mas o facto de Nico Hulkenberg, Sergio Perez, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen, terem feito o mesmo indicava que era possível.

Mas a Ferrari não achou e preferiu mandar Vettel para a pista após a interrupção com os mesmos pneus super macios, deixando claro que teria de parar novamente. Aqui há que dizer que durante a interrupção as equipas não sabem o que as outras vão fazer. Projetam-no, mas não sabem ao certo. Neste jogo de ‘poker’ a Ferrari teve mais medo que a Mercedes, pois ao manter os mesmos pneus impedia que os possíveis ataques dos adversários numa pista complicada para ultrapassar fossem bem sucedidos. Mas o que aconteceu foi que com pneus médios, Rosberg logrou manter Raikkonen atrás de si com super macios, e Vettel nunca conseguiu recuperar o tempo que precisava para os Mercedes. A cada volta que passava os pneus médios faziam cada vez mais sentido, e os super macios perdiam eficiência. Portanto, a corrida decidiu-se na estratégia escolhida. De qualquer modo, ninguém sabia se resultaria ou não.

O que ficou a saber-se é que a introdução de um terceiro composto de pneus vai baralhar muito as coisas durante o ano e quanto mais equilibradas estiverem as coisas entre as equipas, melhores corridas teremos. É isso mesmo que todos queremos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
admiradordef1
admiradordef1
8 anos atrás

Na notícia uma má informação o Nico na paragem antes da bandeira vermelha montou pneus soft e não médios só com a bandeira vermelha é que mudaram a estratégia porque até esse momento a estratégia para ele era diferente. E quanto ao Hamilton a estratégia só foi aquela porque ele não conseguia passar o Max porque numa comenicacao radio ele diz a equipa que tem de mudar alguma coisa na estratégia é mesmo assim quando o Hamilton parou antes da bandeira vermelha o Vettel já o tinha passado por isso tinha ficado com mais de 22/23 segundos de vantagem.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Não não, quem ganhou fui eu e as outras perderam todas.

can-am
can-am
8 anos atrás

Basicamente a Mercedes tem é de trabalhar muito bem as largadas, ou arrisca-se a ser surpreendida muitas vezes pela Ferrari. O arranque deles (dos dois !!!) foi tão perfeito que atá parecia que tinham launch sistem activo ! (nunca vi 2 monolugares terem um arranque tão perfeito em simultâneo, desde que essas ajudas oficialmente foram abolidas. Terá a Ferrari algum sistema secreto neste campo ? Cabe à Mercedes investigar e responder. Começa a fazer sentido porque é que os italianos não foram para o final da Q3 ! Eles tinham alguma coisa na manga: E era verdade como se veio… Ler mais »

Kampux
Kampux
Reply to  can-am
8 anos atrás

Todos saíram relativamente bem e iguais aos dois homens da Ferrari, os Mercedes é saíram mal principalmente o Hamilton, por isso não entendo a teoria de sistema secreto… Concordo consigo na parte em que refere que se os Mercedes não perdessem os lugares no arranque o mais certo era Ferrari não conseguir passar por eles em corrida, não por falta de andamento mas sim pq a pista em si não permite muitas ultrapassagens, como constatamos na luta entre Vettel e Hamilton no final onde Vettel estava mais rápido e não conseguiu passar. Na próxima corrida corrida acredito numa grande luta… Ler mais »

noteam
noteam
Reply to  Kampux
8 anos atrás

Um facto algo esquecido por aqui,o Vettel não conseguiu ultrapassar o Hamilton porque também cometeu um erro crasso,não se tratou apenas da pista em si.

Kampux
Kampux
Reply to  noteam
8 anos atrás

Estava arriscar para passar nessa volta, pois sabia se conseguisse sair mais perto na ultima curva seria muito mais fácil conseguir passar.

noteam
noteam
Reply to  Kampux
8 anos atrás

Não deixa de ser um erro.

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  can-am
8 anos atrás

Os tipos da Sky Sports F1 acham que a embraiagem dos Mercedes aquece em demasia quando existem problemas no procedimento habitual de partida.

Cariocecus
Cariocecus
8 anos atrás

Testes da GP3 no Estoril e para variar o AS.pt anda dormir sobre o assunto.

nrodrigo
nrodrigo
8 anos atrás

A Mercedes teve a vitória perfeita: 1º e 2º, e ainda deixou a ideia que ganhou sem dominar….
Ninguém critica….ninguém pede para alterar as regras….ninguém pressiona para que sejam prejudicados, em nome do interesse do campeonato. Hoje na F1, o segredo para se poder dominar muitos anos, é consegui-lo sempre apenas pela margem mínima….
Claro que, por vezes, exageram e acontecem episódios como a Malásia ou a Hungria….

Pity
Pity
Reply to  nrodrigo
8 anos atrás

Que disparate de comentário!

ze-do-pipo
ze-do-pipo
8 anos atrás

Se querem aumentar o interesse das corridas, e que as equipas deixem de estar preocupadas com a estratégia do vizinho, e no modo de a estragar, o melhor que a Pirelli tem a fazer é retirar as identificações coloridas do tipo de pneus. Assim, não sabem quem tem montado o quê, e só podem adivinhar!

Pity
Pity
Reply to  ze-do-pipo
8 anos atrás

E o público, e os comentadores, também se deitam a adivinhar?

ze-do-pipo
ze-do-pipo
Reply to  Pity
8 anos atrás

Sim! E qual o problema? Não era assim antigamente? Quando se pretende lutas e indefinição até ao final da corrida, o melhor é ninguém saber! Quanto menor a informação melhor! Por exemplo: se soubermos que Hamilton vai à frente de Vettel, e ambos têm pneus médios, todos sabemos quem vai ganhar…Correcto?! Se ninguém, inclusive Hamilton, souber qual o tipo de pneus, pode ser que Vettel tenha supermacios e o consiga ultrapassar…

noteam
noteam
8 anos atrás

Sem dúvida,a Ferrari teve esta corrida na mão e acabou por desperdiçar uma oportunidade de ouro por culpa própria.Se o pódio tal como disse o Vettel na época passada teve um sabor a vitória,esta temporada já não é bem assim e a Ferrari não se pode dar ao luxo de cometer este tipo de erros.Eu considero o andamento da Ferrari em qualificação preocupante,mas talvez os pneus tenham um papel esta temporada muito mais importante do que o que eu esperava e com isso a Ferrari pode ter condições em corrida para reverter o que acontece ao sábado,venha a próxima!

VarioR
VarioR
8 anos atrás

Estão a querer tapar o sol com a peneira.

A Mercedes está um, se não dois passos à frente da Ferrari.

Mais rápida, mais consistente, mais fiável.

Na Austrália é difícil de ultrapassar em condições normais, ao falhar o arranque os Mercedes colocaram-se em posição delicada.

Parabéns aos Homens da Mercedes que souberam inverter as coisas, não, não foi a Ferrari que perdeu, foi a Mercedes que ganhou.

Continuo a achar que na maior parte das corridas vai ser um domínio da Mercedes mas sim, também acho que os Ferrari estão mais perto.

ammc131178
ammc131178
Reply to  VarioR
8 anos atrás

A Ferrari não ganhou por duas razões: a bandeira vermelha e o problema na troca do 3º jogo de pneus do Vettel.
Ñão fossem estes dois incidentes e o Vettel tinha ganho a corrida.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  VarioR
8 anos atrás

Melbourne é dos circuitos mais rápidos da época, e mesmo com uma paragem a mais o Vettel terminou mesmo atrás do Hamilton. Já para não falar que a Ferrari até a bandeira vermelha passeou tranquilamente no 1º e 2º lugar, o Rosberg estava perto mas estava com o mesmo andamento da Ferrari.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado