A diferença da Fórmula 1 para o MotoGP no AIA: 22,240s
Miguel Oliveira fez esta tarde história para Portugal no MotoGP ao assegurar a primeira pole position da sua carreira no Mundial de Velocidade Motos, o MotoGP, isto depois de ter alcançado o seu primeiro triunfo na disciplina, na Áustria, há uns meses. O registo de 1m38,892s é o novo recorde do Autódromo Internacional do Algarve, nas motos, no que é mais um feito notável para o motociclismo nacional.
Todas as informações sobre o MotoGP, pode encontrá-las no nosso site ‘irmão’, o motosport.com.pt.
Mas como aqui no AutoSport, tratamos é de carros, vamos para uma curiosidade. Já sabíamos que a diferença existia, mas não havia essa informação relativa ao Autódromo Internacional do Algarve. Pois agora há. São 22,240s a diferença entre o registo da Pole-Position de Lewis Hamilton (Mercedes) nesta mesma pista, 1:16.652s, face aos 1:38.892s com que Miguel Oliveira (Red Bull KTM Tech 3) brindou hoje os seus adversários.
O que significa isto? Que os homens do MotoGP estão – mais ‘coisa’, menos ‘coisa’, a sair da curva 13 e a dirigir-se para a curva 14, a última antes da longa curva que dá acesso à reta da meta, quando os F1 cortam a meta, mesmo que rodem numa pista um pouco mais curta, pois na curva da torre VIP os F1 faze o gancho mais apertado e as motos, a versão anterior: 22,240s
E quais são, de um modo geral, as razões?
Na aceleração dos 0-100 Km/h, a diferença não é significativa, ambos chegam aos 100 Km/h em cerca de 2.5s. Até aos 200 km/h, o F1 chega lá em 5,1s, mas a moto precisa apenas de 4,7s. Contudo, aos 300 Km/h o Fórmula 1 já passou para a frente, pois a MotoGP precisa de 11,6s, mas o monolugar requer somente 10.4s. Mais milésimo, menos milésimo.
A velocidade máxima na reta do AIA foi alcançada por Jack Miller, na sua Ducati: 345.0 Km/h. Carlos Sainz levou o seu McLaren até aos 330.0 Km/h na reta do AIA. Não é em linha reta que o MotoGP perde para a F1, mas sim em tudo o que se segue.
Por ser pequena, a moto de MotoGP não tem a mínima hipótese de gerar a mesma carga aerodinâmica de um Fórmula 1, ainda mais as ‘bestas’ atuais, pelo que grande parte dos 22s é nas curvas que os F1 ganham às motos. Há zonas em curva em que nos F1 os pilotos aliviam apenas o pé, ou fazem a fundo, como a última curva, e as motos têm na maioria dos casos de travar.
A restante diferença, é nas travagens. Um F1 não tem rivais neste aspeto. O centro de gravidade muito baixo e melhor tração dão muita estabilidade aos F1 em travagem, a distâncias de travagem são muito curtas para as curvas, e esse é um dos problemas que resultam em poucas ultrapassagens.
Uma moto precisa de ser começada a travar cerca de 200 metros antes da curva 1, por exemplo, e o piloto precisa usar todo seu corpo enquanto trabalha com o guiador e os pedais. A diferença das MotoGP para um F1 aqui é abismal. No final, 22,240s.
Contudo, quando olhamos para as corridas, não há dúvidas onde tudo é – normalmente – mais emocionante. No MotoGP, onde cabem quatro motos, por vezes, cabe apenas um F1, e isso faz toda a diferença. Resumindo, são as duas competições motorizadas de pista mais entusiasmantes do mundo, cada uma à sua maneira.
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Parabéns ao Miguel, não é grande é enorme, é o nosso campeão. Amanhã estamos a torcer por ti.
As diferenças entre o autosport.pt e motosport.pt … ninguém comenta nada por lá.
E eu que tanta gente oiço dizer que motogp é que é e f1 é uma treta. Mas depois vê se nos comments por aqui.
A f1 pode ter perdido audiências mas falam em números verdadeiros.
Já os números que a dorna traz a público ninguém acredite neles.
Eu sou adepto de ambas as modalidades, e não comento na secção de MotoGp porque é uma modalidade com poucos (quase nenhuns…) adeptos…
Ao longo da minha vida só conheci 2 ou 3 adeptos de “corridas de motas”, mas a F1 também não é assim muito popular… tem bastante mais adeptos do que as motas mas fica aquem de muitos outros desportos… até o ténis feminino tem mais adeptos…lol..
Se quiserem comparar “espectacularidade e emoção”… basta procurarem no Youtube sobre “Kevin Schwantz” ou se quiserem algo radical é “Isle of Man TT” …
Eu também gosto das duas, mas não consigo ter o fanatismo que tenho na F1, F2 e F3 em que vejo todos os treinos, no moto GP só vejo quando o Miguel está bem. A culpa também é da dorna, uma época de F1 na F1TV custa 37 € se apanharmos uma promoção de 25%, na moto gp pedem 139 € + corrida de Portugal e sem deixar activar multi screen como faço na F1TV. É como a indycar e as super bikes, nem tenho pachorra para seguir nenhuma das duas, por falta de hábito na indycar (não familiaridade com… Ler mais »
Normal, motor menos potente, menos borracha em contacto com o asfalto e uma aerodinâmica que não gera tanta carga aerodinâmica.
De resto parabéns Miguel Oliveira pela pole!
O que actualmente se passa com a F1 é como certo comentário sobre o futebol; são 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha. Será que tem algum interesse ver uma competição de carros onde se sabe quem vai ganhar? Não me parece, a mim dá-me sono ver uma prova sem ponta de emoção!
Sabe uma coisa, sou benfiquista e no último jogo com o Boavista o jogo dava-me sono..
Será que dá interesse ver campeonato de futebol que a partida já sabemos quem vai ganhar? Pela sua ideia os sportinguistas deixavam de ver futebol, porque lhes dava sono.
Acho que o problema para muitos adeptos da F1 não é o facto de haver em si uma monotonia de uma equipa e um piloto mas sim essa monotonia não ser do seu piloto e equipa afecta
Típico adepto de futebol, eu não tenho clubes nem equipas, sou atleta individual. Prefiro desportos individuais, para mim interessam os pilotos e não as equipas, por isso prefiro a F1 e o atletismo.
Comparar…o que físicamente, mecânica e cinematicamente é incomparável.
As duas competições são ex-lubris dos seus universos.
Não se opiõe nem se sobrepõem. Coexistem para gaúdio de quem gosta de velicidade, virtuosismo e tecnologia. Dispensa-se o exercício jornalístico!
22,240S? É caso para dizer que a diferença é mesmo grande!
A pista de F1 é um pouco maior q a de Motogp. A curva para a, F1 na torre é um pouco mais longe do que no Motogp.
A diferença no mesmo circuito, seria ainda um pouco maior.