F1, GP dos EUA: Vitória confortável de Max Verstappen na corrida Sprint
Max Verstappen carimbou a terceira vitória em corridas Sprint nesta época (sexta vitória em 11 corridas Sprint no total), em mais um triunfo confortável para o piloto da Red Bull. Verstappen largou da pole, ainda foi apertado por Charles Leclerc, mas aguentou o lugar, ficando pressionado por Lewis Hamilton nas primeiras três voltas. A partir daí, foi-se afastando do britânico da Mercedes e venceu com quase 10 segundos de vantagem. Lewis Hamilton conseguiu o segundo lugar, beneficiando da luta Verstappen vs Leclerc na primeira curva, com o homem da Ferrari a ficar com o terceiro lugar. Lando Norris conseguiu um bom quarto lugar, mostrando bom ritmo de corridas, acabando a 0.8 segundos de Leclerc. Sergio Pérez terminou no top 5, à frente de Carlos Sainz, o único piloto a usar pneus macios, tendo de sobreviver as últimas voltas. Pierre Gasly ficu em sétimo e George Russell terminou em oitavo, depois de ser penalizado em cinco segundos por ultrapassar Oscar Piastri para lá dos limites de pista. Alex Albon ficou a 0.317 seg. de Russell e Oscar Piastri, com um começo de corrida horrível, terminou em décimo.
O filme da corrida
A tarde de Austin deu temperaturas um pouco mais amenas, com 33ºC de temperatura do ar e 36.7ºC de temperatura em pista, para o arranque da corrida Sprint que iria contar com 19 voltas ao traçado americano. A chuva não era ameaça para esta prova, onde Max Verstappen iria largar da pole, com a companhia de Charles Leclerc na primeira linha da grelha. Lewis Hamilton, Lando Norris, Oscar Piastri e Carlos Sainz eram os homens que se seguiam.
Todos os pilotos começaram a corrida com pneus médios, exceto Carlos Sainz, o único piloto a começar com pneus macios. Alex Albon era o único piloto a começar com pneus médios novos.
Max Verstappen teve um bom arranque mas também Charles Leclerc, e a luta entre os dois foi dura, com Verstappen a levar o monegasco ao limite da pista para evitar o ataque por dentro da curva 1 do piloto da Ferrari. Isso abriu a porta a Lewis Hamilton que ganhou uma posição. Carlos Sainz aproveitou os pneus macios e passou os dois McLaren na primeira volta. George Russell recuperou as três posições que perdeu com a penalização e foi o piloto que mais posições ganhou, tal como Kevin Magnussen que subiu ao 14º posto.
Oscar Piastri era pressionado por Sergio Pérez, mas o australiano ia aguentando o sexto posto. Na volta 3, a manobra foi completada, com Russell a aproveitar também para passar o McLaren, que caiu para o oitavo posto. Lewis Hamilton conseguia manter-se perto de Verstappen. Piastri continuava a perder lugres e Pierre Gasly despachou o #81 da McLaren.
George Russell acabou por ser penalizado pela manobra feita a Piastri, com os comissários a considerarem que ultrapassou o australiano excedendo os limites de pista.
Na frente, Verstappen ganhou algum tempo a Hamilton e já tinha dois segundos de vantagem sobre o britânico, isto na volta 7, em que Sainz e Norris lutavam entre si pelo quarto posto.
A dez voltas do fim o top 8 era Verstappen, Hamilton, Leclerc, Sainz, Norris, Pérez, Russell e Gasly e as lutas mais interessantes eram entre Sainz e Norris, com Pérez por perto e um pouco mais atrás Kevin Magnussen contra Yuki Tsunoda. E foi na volta 10 que Norris passou por Sainz, regressando ao quarto lugar, com os pneus do espanhol a acusarem o esforço. Pérez conseguiu despachar Sainz pouco depois, com a corrida do #55 a complicar-se. Na frente, eram também os pneus de Hamilton a claudicar e a vantagem de Verstappen era já de quase quatro segundos.
Russell tentava passar Sainz, mas o piloto da Ferrari fazia tudo para segurar o sexto posto, enquanto Russell tentava ganhar tempo, sabendo que iria receber mais cinco segundos no final da corrida.
A corrida estabilizou nas últimas voltas, e as posições mantinham-se desde a volta 10, numa corrida algo morna. A corrida de Stroll acabou mais cedo e pediu para regressar às boxes, novamente com problemas de travões, com três voltas para o fim.
Numa corrida com pouca história, Max Verstappen cruzou a linha de meta em primeiro lugar, seguido de Lewis Hamilton e Charles Leclerc.
Foto: Philippe NANCHINO/MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Boa noite, alguém pode explicar-me porque é que na primeira curva o Ham ultrapassa o Lec totalmente fora da pista e não tem que devolver a posição?
Cps
No arranque pode-se fazer tudo. Até por cima se pode ultrapassar. hehe
Pode-se, mas só para alguns…
Fosse lá o o chinês, o japonês, o malaio, até mesmo um dos espanhóis, fazer o mesmo a um ou a outro chorão… Holandês e/ou inglês… e era logo na hora.
Onde isto vai parar?!!?.. E ninguém reage!.. Aliás eu acho que mesmo quem está lá a assistir já nem vibra.!
O problema é que alguns não conseguem ser imparciais, alguns se fosse o Verstappen hoje estavam caladinhos ou outro piloto da sua simpatia. E na vida devemos ser justos por muito que nos custe
Pq só você e eu é que vimos!…
Definitivamente esta competição é uma farsa… Gostaria de saber o que vai por detrás desta panóplia de decisões, critérios, cretinos, e ainda por cima com uma TV que tb evita falar dessas decisões e preocupar-se só com as evoluções do “émilton” e que o andamento do holandês é “doutro mundo”.
Será que quando o campeonato terminar ” vêm descobrir mais uma” e lá vai mais uma multa?
Só acho estranho é determinadas equipas com voz na matéria não se manifestarem…
Muito mau e bendita Indy, pobre Ferrari.
Você não conhece bem os regulamentos, A regra 63 barra 44 ė bem clara – “aos pilotos cujo apelido comece por H é permitida a ultrapassagem fora dos limites de pista e outras situações que surjam. Aos pilotos cujo nome se inicie por R devem ser aplicados os regulamentos gerais”
Agora a sério, acho que tiveram que criar esta exceção porque o Hamilton arranjou um atestado médico,…
Os limites de pista se existem tem que ser aplicados seja na primeira ou última volta indiferente ao piloto que seja, ou então acabem com eles. Este tipo de situações é vergonhoso pois parece que as uns tudo é permitido, e existem outro tipo de situações como o tempo mínimo. Claro que alguns vão atribuir pontos negativos mas quero lá saber a verdade é que existem dois pilotos que nitidamente a fia/comissários tem alguma dificuldade em penalizar. E o engraçado hoje foi a seguir este mesmo piloto estar a dizer boa rádio que o que seguia à frente estava a… Ler mais »
A resposta está na sua pergunta: primeira curva. Na largada e primeira curva, porque os carros estão muito juntos, os comissários são mais permissivos. Nada tem a ver com ser este ou aquele piloto.
Os limites de pista existem para os pilotos não tirarem vantagem correto? Se está a tirar vantagem então está a violar a regra logo tem que ser penalizado. Podemos concordar ou não com a regra mas se existe tem que ser aplicada até porque que creio que não está lá escrito que na largada os comissários devem ser tolerantes. O na ter a ver com o piloto tenho as minhas dúvidas até porque exemplos não nos faltam
Não está escrito, mas há uma coisa chamada bom senso. O que aconteceu ontem, aconteceu vezes sem conta. E não, não tem a ver com o piloto.
Minha cara, na regulação apertada, abundante e restritiva nas corridas não pode haver lugar a improvisos. Bom senso na actual F1? Isso é coisa que não existe.
Só para que conste o ponto negativo não é meu
Sem ironia os comissários estiveram bem. Ontem houve 3 situações rigorosamente iguais. Eles forma chamados a analisar duas delas. E em ambas foram coerentes e aplicaram as regras. Não têm culpa da direção da corrida nem sequer ter enviado para análise. E está e para mim a parte mais sinistra da coisa. Enviam até o que salta os olhos que não vai dar em nada mas a esta situação fecharam os olhos. Até podem alegar que saiu da pista para evitar a colisão (que até é verdade) mas também russel o fez por exemplo e decidiram mandar o caso para… Ler mais »
Minha cara, essa interpretação lata da regulamentação, especialmente vinda de si, é no mínimo surpreendente.
Porquê? Você não costuma ver as largadas? Eu costumo, não só as largadas mas as corridas na sua totalidade. Tirando casos como a do Grosjean em Spa, por razões óbvias, é muito raro penalizarem alguém por incidentes na largada.
Pelo mesmo motivo que na chicane um carro pode galgar por cima de outro só para o mandar para fora, capice?
Não percebi porque russel teve a penalizacao de 5 segundos. Achei tremendamente injusta a penalizacao, ele nada fez para ser penalizado.
Há mesmo quem não entenda ironia.
Por vezes, é necessário pôr um emoji. Era o caso desta vez. Não lhe dei nenhum negativo, mas também não tinha percebido a ironia.
Era preciso estar sob o efeito de cogumelos para alguém minimamente são, não conseguir reconhecer que, seja qual for a circunstância, se se ultrapassa os limites de pista para ultrapassar alguém, ganhando com isso vantagem e e depois não devolver imediatamente a posição daria penalizacao. Ainda por cima cima quando os comissários e as direções de corrida andam sempre em cima disso atualmente, onde voltas são apagadas por meros centímetros, quanto mais situações de carros totalmente fora para conseguir fazer ultrapassagens como ontem se viu não fossem todos penalizados. Ainda tornavam mais confusas as coisas do que elas já são.
bem tentam… levar o piloto do sistema para cima… mas mesmo assim levou um atesto á moda antiga… na corrida vai tentar fazer outra largada suicida , espero sinceramente que se tal se repetir que algum piloto que os tenha no sitio o mande borda fora…