Ferrari ameaça sair da Fórmula 1 após 2020
Depois da Mercedes e Renault se terem manifestado contra os planos da Liberty Media para o futuro da Fórmula 1, eis que a elas se junta a Ferrari e duma forma bem mais ‘forte’, pois Sergio Marchionne ameaça mesmo sair da Fórmula 1.
Numa conferência através da internet com jornalistas especializados na área económica, e numa altura em que se discutiam os resultados financeiros da Ferrari, Sergio Marchionne revelou estar muito pouco impressionado com algumas das direções apontadas pela Liberty Media, onde se inclui a questão dos motores e revelou que se a F1 não for uma plataforma que beneficie a Ferrari como marca, então não ‘irá a jogo’:
“A Liberty tem algumas boas intenções, como por exemplo reduzir custos, mas há coisas com que não concordamos. Chegámos a um ponto em que os motores dos F1 se tornaram únicos e se isso não se mantiver como uma bandeira, um estandarte que distinga a F1 de tudo o resto, eu acho que isso não deverá ir em frente. Se chegámos a um ponto em que passamos a estar em desacordo em termos do desenvolvimento estratégico desta singularidade e vemos que a F1 pretende assumir um caminho diferente em 2021, isso irá forçar algumas decisões por parte da Ferrari. Penso que a Liberty deverá ter levado isso em conta quando anunciou a sua visão, mas parece que tem de ficar claro que, a não ser que tenhamos um conjunto de circunstâncias cujos resultados beneficiem a marca, o seu mercado e reforcem a posição única da Ferrari, então não iremos a jogo” disse Marchionne. O acordo existente entre a Ferrari e a F1 vigora até 2020, mas tudo pode acontecer para lá disso.
Como é lógico, não é esta a vontade de Marchionne, e sendo verdade que a Ferrari faz falta à Fórmula 1, o contrário também é totalmente verdade, e como sempre na história da Fórmula 1, todo e qualquer ‘player’ usa as ‘cartas’ e os ‘trunfos’ que tem para jogar para levar a água ao seu moinho. Esta é claramente uma primeira mensagem que a Ferrari manda cá para fora, dizendo qualquer coisa do estilo “se não fazes como eu quero, eu vou-me embora” algo que na história da F1 e da Ferrari já aconteceu imensas vezes (a Ferrari chegou mesmo a liderar uma corrente para um campeonato paralelo). Esta é só mais uma, mas também ninguém garante que pela primeira vez na história da F1, esta deixa de ter a Ferrari.
[soliloquy id=”340207″]
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Há algum tempo que não ouvia esta ameaça por partes destes.
Há muito tempo que a Ferrari faz ameaças destas, mas agora foi a primeira com o Sergio Marchionne à frente da Scuderia. Podemos levar a ameaça a sério ou não, mas o que é certo é que temos os três construtores de unidades motrizes (a Honda é apenas um figurante) contra as regras que a Liberty Media quer impor. O que as regras propostas para 2021 prevêem é uma uniformização das unidades-motrizes da qual resultará a perda de toda a individualidade do construtor. Ou seja, o mesmo motor feito por diferentes construtores. A Ferrari sempre se distinguiu pelo oposto: desde… Ler mais »
Concordo com tudo,, excepto no que se refere a detestarmos a Ferrari. É que além de ser a única que está na F1 desde o primeiro GP, é a única que não está sediada em Inglaterra.
Não era preciso ele dizer, existem alguns mais – uma coisa é “não simpatizar” outra é ODIAR! :):):):):
Como tu, odeias tudo 🙂
Então será que sabes ler? Diz lá então o que odeio?
Eu não disse que detesto a Ferrari. O que eu quis dizer foi que, ainda que não simpatizemos com a Scuderia, temos de, pelo menos, atender aos seus argumentos. Se três em quatro construtores de motores (entre eles a Ferrari) estão contra a proposta de regras, alguma razão hão-de ter. Devíamos deixar as clubites de lado e ver os perigos deste caminho que a Liberty quer seguir.
A Ferrari não é a única que não está sediada em Inglaterra
Tirei-lhe o voto negativo porque concordo em absoluto consigo. “a Ferrari faz falta a F1, o contrario tambem e totalmente verdade”.
“… E, por muito que detestemos a Ferrari,…” (uma minoria, sem expressão)
Essa “boca” ao JLA era desnecessária e só lhe fica mal. Há quem só sabe criticar o trabalho dos outros…
Quanto a essa do detestar a Ferrari também não sei onde é que viu isso.
Cumprimentos
Concordo. Acho é que a Ferrari se pôs numa posição difícil ao fazer um ultimato, porque não só a Ferrari precisa da F1, como precisa de vitórias com o prestígio que só a F1 tem.
É assim tão difícil delinear um tecto orçamental e dar liberdade técnica às equipas?
Apoio total!… dêem um pontapé nisso para se tirarem conclusões verdadeiras do que é a F1 actual… e o “peso único” que a Ferrari tem nesta competição, já que não necessita “ser beneficiada todos os anos / desde sempre” para vencer campeonatos ou simplesmente fazer parte deles… era bem feito, com muita pena “NOSSA” (minha), já que, há quem os deteste, mas a maioria nem tanto, antes pelo contrário, F1 sem Ferrari é como um troféu de monolugares!… O desejo maior seria uma competição com TODOS de top, ao nível por exemplo dos V8 Supercars na Austrália – isso é… Ler mais »
A AS também te podia dar um pontapé daqui do grupo
Ó Kiotto, não digas isso, nem a brincar. E depois quem é que nos divertia aqui ?
Desde que mandaram embora o outro que não sabia escrever isto perdeu uma boa parte da piada…
ahahah 😀
Apareces só para gozar! É para isto quer o forum serve?
Olha que 2! Que tal começar a haver respeito?!… Isto é um forum para conversarmos e darmos opiniões ou ofendermo-nos uns aos outros?
A virgem ficou ofendida?
Oh pá enfia-te num buraco e não saias de lá nunca… desaparece…
Ai chic, chic!… ao que isto chegou! Mas ok, “siga pra bingo” … há quem mande!
é pena não poder ser eu a dar-te! Mas tb nem um par de estalos mereces… e de uma vez por todas que tal as pessoas aqui deste forum passarem a respeitar-se mutuamente?!… é que assim o AS torna-se cumplice por nada fazer perante situações destas! Uma coisa é brincar um pouco outra é ofender e abusar , NÃO?!
Ficaste mesmo ofendido, parece que a carapuça serviu-te 🙂
E vem cá dar o par de estalos para ver o que te acontece a seguir, mas bate devagar para nao estragares o verniz das unhas
Ah pera, tu és o RO…. da ala de psiquiatria, mudaste o nickname e viste com conversas mansinhas para ninguem te reconhecer?
Oh puto nem as crianças se portam como tu, mas és “esperto”…
Essa é para rir kkkk ameaçam sempre o mesmo quando querem negociar ou que lhes façam a vontade kkkk mas continuo fan deles
Há que tempos que não ouvia isto da parte de um presidente da Ferrari. Será que o Marchionne abriu os “ficheiros secretos” de Luca de Montezemolo, ou anda a tomar o pequeno almoço com o Dr Marko?
Mesmo que remotamente seja verdade, poderia significar a entrada da Alfa Romeo, mas não acredito, os tifosi enforcavam o homem pelos tornozelos por traição à pátria.
É claro que provavelmente alguns dos nossos tifosi bradariam aos céus que a Mercedes e Toto Wolff estariam por trás disso, para assim poderem ganhar campeonatos.
Certamente que seria um alívio “para alguns” e …
Seguramente para muitos, mas não é o meu caso. Eu gosto de F1, e acho que devia ter pelo menos 26 carros há partida. E quando digo 26 à partida, digo que deveriam ser admitidos mais na Q1 (caso existissem), em que os mais lentos não se qualificariam. A Ferrari faz-me falta na F1 (embora não goste dela), primeiro porque é uma equipa que eleva a fasquia e acaba por valorizar a competição, apesar dos seus “joguinhos” de equipa (que tão poucos resultados lhe dão), segundo porque como disse atrás, já há muito poucas equipas, e é sempre com pesar… Ler mais »
Não “entendo”, mas percebo! ” a Ferrari faz-me falta á F1 (embora não goste dela) mas é “a equipa que eleva mais a fasquia e acaba por valorizar mais a competição”…. em que é que ficamos? Ah(!) são os “joguinhos” que – tão poucos – resultados lhe dão, é isso?… ou seja todos os titulos que a Ferrari ganhou foram com joguinhos? Hum! Então o que os outros terão feito ao longo dos tempos (ultimamente) para retirar esses tais “joguinhos” á Ferrari?… É claro que qd a Ferrari não vence tudo normal querem ver!? É por isso que, embora seja… Ler mais »
Não escrevi que a Ferrari venceu os seus títulos com joguinhos. Escrevi que a Ferrari com os seus joguinhos de equipa (com os pilotos) tem perdido mais do que ganhou. Mas realmente há uma coisa que é inegável: o amor cego que os tifosi têm pela Ferrari, é de uma cegueira só igualada à raiva que experimentam assim que se “toca” no cavalinho, cegueira que se generaliza à visão das coisas, e até à sua capacidade de ler o que está escrito. Exaltam-se , mas em vez de se erguerem com o garbo do cavalino rampante, preferem escocear sem verem… Ler mais »
1º – existe algum problema colocar V8 Supercars? é que estou a ver que por aqui gostam de encontrar formas de querer “alvejar”… conflitos já existem em demasia (não sem se foi essa a intenção, se não foi, anule) 2º Na realidade nunca se irá saber se a F1 teve épocas “sérias” (como em qualquer outro desporto – motorizado ou não), no entanto competição SÉRIA não existe e quando digo “séria” é existirem 4 ou 5 equipas a lutarem pela vitória!… só no final desta época é que tivemos 3, o ano passado e há 2 anos apenas 1… noutros… Ler mais »
1º – Problema nenhum! 2016 foi o último ano em que o campeonato australiano de carros de turismo se chamou V8 Supercars, em 2017 passou a chamar-se apenas Supercars, para preparar o futuro, em que vão provavelmente ser aceites motores mais pequenos de 6 ou mesmo 4 cilindros sobrealimentados. Não tive qualquer intenção de o alvejar, foi apenas para lhe recordar este facto que disse que já não se usa o V8 e agora é só Supercars. 2º – Caro kkk, eu usei o termo competição “à séria”, porque foi o meu caro que o usou, mas de repente notei… Ler mais »
Terei de confirmar mas penso que a ferrari nao esta desde o primeiro GP. Desde o primeiro mundial sim. Mas no primeiro GP acho que is carros nao chegaram a tempo. Tenho de confirmar mas penso que estou certo.
Não precisa de ir confirmar. Tem razão. A Ferrari não participou no GP da Grã-Bretanha de 1950. Fê-lo no GP seguinte, no Mónaco.
O Enzo decidiu não comparecer em Silverstone /1950, optando por alinhar em Mons por razões económicas, já que o prémio de participação nessa corrida belga era bem superior.
Até 1982 estiveram ausentes em mais 26 GP.
Que falta de imaginação que vai por aqui, no que toca a nicks… é o ro…muitos algarismos, so…idem, o rf…idem. Oh meninos, não conseguem nada de mais simples e, ao mesmo tempo, mais imaginativo?
Para que fiques a saber já que a preocupação é tanta, este nick foi AS que me enviou para ter acesso ao login – pois tb acho que não é “nome” para ninguém… quizeram assim!… esclaracido?
Estou a perceber…. o que eles mandaram foi a password 🙂 pode escolher um nick.
Foi exactamente por suspeitar que era isso, que eu fiz o comentário. Era estranho aparecerem três (pelo menos) pessoas com o mesmo tipo de imaginação, ou falta dela. Acho que pode ir ao perfil e criar um nick.
PS: se conseguir, avise a malta, ok? 🙂
ok! obrigado!
*quiseram
*esclarecido
E você acha que eles nunca tiveram outro nick?
Isto é um “filme” já muito visto por aqui…
Cumprimentos
Podem ter tido ou não. Lembra-se de quando mudaram para a plataforma do Worldpress? Os problemas que foi para nos voltarmos a registar? Alguns chegaram a ter o e-mail como nick!
Como respondi ao ro——-5, actualmente kkk, se a ideia tivesse partido do próprio, era de uma falta de imaginação atroz. Quem anda sempre a mudar de nick, tem mais imaginação do que isto.
por isso mudei, caso “ainda não tenham dado por isso” – :):):):):):) Cumpr.
Bem mais simples, e bem identificativo do seu estilo 🙂
Lembro-me sim. Mas também há quem já depois disso tenha alterado o nick por “opção”, basta estarmos atentos às escritas tendenciosas, falaciosas e às “raivinhas”.
Só posso interpretar isso como pessoas que já tinham vergonha dos nicks anteriores e do que escreviam, e de já não terem nenhuma credibilidade por aqui.
Cumprimentos
Por exemplo…
Não venha já a correr a enfiar a carapuça que até nem era a você a quem eu me referia…
Cumprimentos
Oh “rpms” – baixe lá o tom dessa de “enfiar a carapuça” que “essa” não é para mim de certeza… muito menos a correr! :):):):):):) …
Então se não “corre” deixe-se estar quieto… Cumprimentos
Começou a choradeira!E vai piorar. Tirando a parte dos posts ofensivos que aqui vemos, o que o público e as equipas de F1 têm de perceber (principalmente aqueles que não estão habituados ao desporto dos EUA) é que os americanos estão-se pouco lixando para o que as marcas pensam ou querem. O foco deles é o espectáculo, o entretenimento. Se as marcas ou equipas quiserem acompanhar esse pensamento, óptimo. Sujeitam-se ás regras impostas (atentem ao impostas, não negociadas) e seguem felizes e contentes. Se não quiserem, saltam fora que outras surgirão. E a questão aqui é mesmo essa: saia a… Ler mais »
Não sei se outras equipas têm interesse em entrar. Grandes construtores parece que não…se o objectivo é matar a F1, é esse o caminho! Porque motivo a Audi, a Jaguar, a Porsche, a Aston iam entrar numa competição com tecnologia obsoleta??
Comparar a Dodge na NASCAR com a Ferrari na F1 é simplemente ridículo. Primeiro comparar NASCAR com F1 já é de loucos, quanto mais comparar o peso que a Ferrari tem na F1!
A tendência para se ler posts na diagonal neste fórum é alarmante. Quem é que comparou a F1 com a NASCAR? A NASCAR foi um exemplo daquilo que os americanos vêm no desporto. A F1 liderada por americanos, vai seguir um caminho semelhante. Se lá não querem saber do que as marcas pretendem mas sim do que o espectáculo exige, na F1 vai acontecer o mesmo. O mesmo se passou no exemplo Dodge. Viu uma comparação Dodge/Ferrari? Lamento. Não havia comparação mas a constatação de um facto: se lá mandaram o que a Dodge (marca americana) pretendia ás malvas e… Ler mais »
Há uma diferença que a Liberty parece tardar em compreender entre espectáculo e competição. Nós, europeus, gostamos de competição. A F1, culturalmente, é europeia; foi assim que se impôs e é assim que deve permanecer. Alargar as audiências para atingir os ‘hillbillies’ do Midwest pode não ser a melhor ideia para a F1, mas temo que seja isto mesmo que a Liberty quer fazer.
E acredite que, se a Ferrari sair da F1 e fizer um campeonato paralelo, não só as outras equipas históricas a seguem como o novo campeonato se vai impor.
Poderá impor-se ou não. Poderão as restantes equipas segui-la ou não. Mas, pergunta para Euromilhões: a Ferrari quer mesmo saír? Ganhará ou perderá mais com isso?
A Ferrari não quer sair porque precisa da F1, mas como sabe que a F1 precisa dela, pode dar-se ao luxo de fazer ultimatos.
Primeiro ponto. Há uma confusão geral sobre o papel da Liberty e a FIA. O papel que a Liberty assume agora é o papel desempenhado até agora pelo Bernie, e não pela FIA, que continua a desempenhar o mesmo papel. Segundo, a F1 não é o NASCAR, nem os americanos pretendem lidar a F1 da mesma maneira que a fazem na NASCAR. Prova disso é a presença do Ross Brawn. Terceiro. Quando se desenvolve uma teoria e de seguida se fundamenta essa teoria com factos é assumir-se que uma teoria se aplica noutra, que em última análise é comparar neste… Ler mais »
Acreditar que só existe F1 com a Ferrari é viver num castelo … ferrarista. Repito o que disse antes: as marcas têm a importância, que se lhes quer dar. Para si (e muitos milhões, confesso) a Ferrari será extremamente importante, para outros será a Mercedes, ou a Porsche, ou a Lamborghini, ou a Aston Martin, ou a Bentley, ou a Wolkswagen, ou a …. Dacia. As opiniões valem o que valem. Á Liberty (como a qualquer promotor americano no desporto) interessa o dinheiro que gera. O resto é acessório. E nisso, ninguém os bate porque nada gera tantos milhões como… Ler mais »
Não sei se a F1 só existe com a Ferrari, mas sei que a Ferrari SEMPRE existiu na F1. Ao contrário do que diz, não vivo em nenhum castelo ferrarista, até porque se há equipa que nunca fui adepto foi da Ferrari. No entanto, apesar de não ser adepto tenho a plena noção que não é uma equipa igual na F1. Anteriormente fez uma comparação estapafúrdia entre a Ferrari e a Dodge…que agora continua com a Ferrari e outras marcas… Enquanto não perceber a dimensão que a Ferrari tem no mundo da F1 vai continuar a fazer comparações sem sentido.… Ler mais »
E porque razão a F1 deveria ser decalcada da Indycar ou Nascar? Para termos corridas com carros todos iguais com tecnologia antiquada, em que não há evolução desde o século passado, ou no caso da Nascar, desde há meio século? A Fe é um troféu em que as marcas patrocinam equipas privadas. Acha que a F1 deve ser um troféu? Pessoalmente, e numa altura em que estamos mais próximos do equilíbrio tanto no primeiro pelotão como no segundo, deveriam manter as regras ou fazer apenas pequenas alterações. Este ano já houve 3 construtores de motores a vencerem e mais que… Ler mais »
Tem toda a razão. Se calhar deviam ter pensado nisso quando olharam para o cheque da Liberty em vez de olharem só para os números. Ou alguém julgava que os americanos vinham fazer desporto á europeia? Eles avisaram logo para o que vinham, ninguém pode dizer que não sabia.
Volta Jean-Marie, volta do além, precisamos de ti ou outro com uns t*****s do mesmo tamanho, para que a FIA volte a ter poder nestas coisas, se bem que também tu foste ameaçado pelo Comendatore de que retiraria a Ferrari da F1.
Sem a Ferrari a F1 perde?… Diria mais o contrário porque a Ferrari “implanta-se” em qualquer desporto motorizado… por exemplo, assim fosse oficialmente a LeMans por exemplo e veria o impacto! Só que os Sport hoje em dia tb não tem interesse nenhum!… a ver vamos…
Pera aí… Não foi esta mesma Ferrari que ameaçou sair da F1 se as regras de motores não mudassem? Por serem demasiado complexos? Então agora vão mudar as regras e ameaçam sair?
Deixa ver, só quando mudarem para os V10 ou V8 atmosféricos é que não ameaçam sair, ou ameaçam na mesa só pela piada?
A porta é ali -> Se quiserem, está aberta.
As regras mudaram. O que a Ferrari queria (e conseguiu) foi abrir a regra de desenvolvimento dos motores, porque como eram muito complexos, com a regra dos tokens, não conseguiam aproximar-se da Mercedes…
100% de acordo com a Ferrari, quem é que esta interessado numa F1 monomotor? Para isso já existe a Formula E, F1 é isso, glamour, pipas de massa, motores fora de série, a F1 nunca foi para pobres e nem tem de ser, raios parta a Liberty.
Vão-lhes lá dizer o contrário!