F1: Fernando Alonso de regresso à Renault?
De acordo com diversas fontes, há contactos entre Fernando Alonso e a Renault para o seu regresso à Fórmula 1, mas também há quem “jure a pés juntos” que a equipa francesa pode sair da F1. Depois da saída de Daniel Ricciardo, que no final de 2020 ruma à McLaren, a Renault ficou, aparentemente em maus lençóis, pois não parece provável que Sebastian Vettel possa optar por rumar à equipa francesa, mas afinal o espanhol pode ser a solução, afinal, o último piloto que deu títulos à Renault na F1, em 2005 e 2006.
Há muito que o espanhol diz que segue com atenção a mudança de regras na F1, logicamente porque pode ser uma boa altura para regressar, já que a correlação de forças pode mudar e a sua enorme experiência – e claro, rapidez – pode ser um grande trunfo.
Tudo isto pode ser verdade, mas também existe alguma presunção que a Renault pode, de repente, decidir não manter o programa de F1, pois esta crise da COVID-19 está a afetar fortemente as contas, que já não eram ótimas.
Todos ouvimos recentemente notícias vindas de França que o estado francês, que tem 15% das ações do grupo Renault, pode ter que dar o aval – garantias, portanto – de um empréstimo de 5 mil milhões de euros para ajudar a marca francesa e manter a Fórmula 1 num contexto desses, pode revelar-se impossível. É verdade que vem aí o teto orçamental, mas este, é, como se percebe um caso a seguir, pois o fiel da balança pode pender para qualquer dos lados…
A confirmar-se o regresso de Alonso à F1, seria uma enorme surpresa, pelo timing e pela equipa escolhida. O espanhol está fora da F1 desde o final de 2018, ano em que se fartou de andar no meio da tabela com uma McLaren pouco competitiva. Alonso sonha com o tri-campeonato e o seu talento merece-o, no entanto as suas escolhas têm impedido que tal aconteça. Alonso tem 38 e este é o tudo ou nada para tentar o tri. O espanhol tem experimentado outras realidades e certamente que mantém todos os argumentos que fazem dele um dos melhores pilotos de sempre, mas será que esta pausa não prejudicará o andamento do espanhol no seu possível regresso?
Talvez o plano seja mesmo esse, regressar em 2021 ainda com estes carros, voltar a ganhar ritmo para chegar a 2022 pronto para receber as novas máquinas.
Para a Renault seria o equivalente a tropeçar, dar uma cambalhota e reerguer-se com toda a classe. Perder Ricciardo foi um golpe duro, mas substitui-lo por Alonso seria uma “emenda melhor que o soneto”. Quem não estará muito feliz com esta ideia deverá ser Esteban Ocon, que já deve ter ouvido falar de como é a vida de um colega de equipa de Alonso.
A grande dúvida está claro na permanência da equipa na F1. Mas convencer Alonso a arriscar um regresso, depois de uma época 2019 abaixo do desejado, seria uma jogada de mestre por parte de Cyril Abiteboul e Alain Prost.
Os próximos dias darão certamente mais novidades e não há fumo sem fogo, sendo que as fontes que avançaram com esta notícia costumam ser credíveis. O grid de 2021 continua a sua “mutação” e o mercado está cada vez mais interessante. Apenas um reparo… Se é Alonso o homem escolhido para a Renault, significa que Sebastian Vettel está de saída o que seria uma perda tremenda para a F1.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Até gostava de ver, e são mais que meros rumores, há, pelo menos, negociações, assim como as ações da Liberty caíram com o anúncio da saída do Vettel da Ferrari, aumentaram hoje com estes rumores, e anda por aí outro rumor que será Liberty a pagar parte do salário do Alonso na Renault…é esperar para ver.
Eu sou fã do Alonso incondicional, mas se a liberty pagar parte do salário é de uma falta de transparência, respeito para os outros pilotos, imparcialidade do tamanho do mundo!
Grande Fernando!
O melhor piloto desde Senna.
Força Alonso!
Seria bom ver ele chingando ao rádio furioso mais uma vez!!!kkk
vem mas trás o Capo contigo….
De volta pela terceira vez?
Se a Renault se aguentar e não continuar a passear nas corridas, o ideal seria o Gasly.
E também contratam o Flávio ‘Corleone’ junuto?
Sem o capo di tutti capi…
A F1 moderna precisa de ilusionistas e propagandistas?
Já não há pachorra!
Para o pacote ter “sucesso” contratem o Briatore e o Nelsinho
Para quê? Eles não iriam fazer o mesmo filme…
O Vettel não tem a capacidade mental no momento para bater um Hamilton versão “2019”. Aliás, tirando o Max e o Leclerc não existe ninguém no “grid” actual capaz de o bater. O Hamilton está a passar por um momento especial na carreira e na vida. E isso nota-se na forma como se relaciona com a equipa , nota-se nas entrevistas que dá, isso nota-se na forma como se apresenta como um todo. O Vettel dos últimos anos “não tem nada a apresentar” a esse Hamilton. E se considerarmos os pilotos na mesma equipa ainda mais isto se nota. Mesmo… Ler mais »