Estará Kimi Raikkonen a arriscar novo despedimento?

Por a 1 Julho 2014 11:10

Kimi Raikkonen tem contrato com a Ferrari até ao final de 2015 mas poderá estar a arriscar-se a ser despedido pela segunda vez pela Scuderia – a primeira foi no final de 2009 para dar lugar a Alonso – se não melhorar de forma significativa o seu desempenho este ano. Hulkenberg, Grosjean, Button e até Bianchi são vistos com bons olhos como bons segundos pilotos para Alonso e todos aceitariam de bom grado um contrato de apenas um ano, para que a Ferrari pudesse tentar Hamilton e ou Vettel para correrem com a marca italiana a partir de 2016.

Os resultados do finlandês este ano têm sido muito magros e o melhor que conseguiu foram dois sétimos lugares em Melbourne e Espanha, e embora só por duas vezes não tenha pontuado, três das pontuações foram o 10º lugar. A vida do finlandês começou a andar para trás logo nos testes quando realizou menos 200 voltas que Fernando Alonso, para além de não se ter adaptado às inicialmente características dos novos travões traseiros – o brake-by-wire imposto pelos regulamentos – e isso fazia com que bloqueasse com frequência a roda anterior interna, nas travagens mais fortes, estragando os pneus e comprometendo ainda mais o seu andamento. Um problema agravado pela menor quilometragem do nórdico nos testes, pois efetuou menos 200 voltas que Alonso – cerca de 900 quilómetros – nos seis dias de testes que efectuou antes do inicio da temporada.

Para além disso, tem tido dificuldades em se entender com o seu engenheiro, António Spagnolo, com o finlandês permanentemente irritado com os sucessivos problemas técnicos e erros de acerto do seu monolugar, tendo já pedido, abertamente para ter novo engenheiro – de preferência Mark Slade, que ainda está na Lotus e se tem mostrado indisponível para trabalhar em Itália.

Nas corridas, Raikkonen também não tem tido muita sorte, e se na Austrália nada houve a dizer, tendo em conta a especificidade da pista, na Malásia Raikkonen teve a sua corrida estragada por um toque de Magnussen na segunda volta, pois furou o pneus traseiro direito, perdeu logo mais de 1m05s para Alonso e ficou com parte do fundo plano do F14-T danificado. No Bahrein perdeu imensas posições no arranque e, depois, foi vítima de toques de Magnussen e de Kvyat. Na China, novo fim de semana penoso, que começou com um problema no sistema de direção assistida que o impediu de rodar na sexta-feira de manhã de que acabou por nunca se compor. Segundo o que o finlandês disse na altura “o que aconteceu poderá ter sido uma combinação de problemas em conseguir colocar temperatura nos pneus, devido ao meu estilo de pilotagem, com o frio que se fez sentir e até com as características do circuito. Não posso mudar o meu estilo de pilotagem dum dia para o outro, mas temos de encontrar uma solução para o problema para não voltarmos a ter este tipo de questões.”

Em Barcelona Alonso e Raikkonen não foram além do sexto e do sétimo posto, respetivamente, com o finlandês a ser dobrado nas últimas voltas e o espanhol a terminar a 1m27s do vencedor – praticamente uma volta! Houve polémica na equipa, devido a uma estratégia diferente da do seu companheiro de equipa. Raikkonen recusou-se a entrar na confusão, mas admitiu que as suas dúvidas expressas via rádio nas últimas voltas e pretendia “clarificar exactamente o que se tinha passado a nível de escolhas estratégicas”, recusando liminarmente a ideia de que é, de facto, o segundo piloto da Scuderia.

No Mónaco o azar continuou a persegui-lo, pois Max Chilton furou um pneu traseiro do seu Ferrari durante o período de Safety Car a seguir ao acidente de Sutil, numa altura em que os pilotos atrasados tinham autorização de recuperar a volta perdida. O finlandês tinha o terceiro lugar garantido, pois se não errasse Ricciardo não o poderia ultrapassar, caindo bastante na classificação. No Canadá a equipa escolheu mal o timing da sua primeira troca de pneus e o finlandês fez o resto com um pião, em aceleração, na saída do gancho, logo a seguir. O ponto conquistado foi mais do que tanto ele como a equipa mereciam, depois dum fim de semana no mais completo anonimato. Por fim, na Áustria, Raikkonen voltou a ter uma corrida para esquecer, mas desta vez o finlandês foi bem mais afetado por problemas técnicos que o seu companheiro de equipa. À segunda volta, “já a equipa me pedia para fazer arrefecer os travões, mas não é possível estar no meio do pelotão e estar a poupar travões logo no início da corrida. Para além disso não tinha a potência máxima do motor e mandaram-me parar tarde de mais, quando os pneus já tinham acabado, para montar os pneus mais duros. Foi mais uma corrida difícil, mas ao menos desta vez sabemos o que correu mal.” Com tudo isto o finlandês parece cada vez mais isolado no seio da Scuderia, e a sua vida não está nada fácil. O que lhe vale é que a Ferrari tem problemas bem mais graves para resolver, pois mesmo Alonso tirando tudo o que o carro tem para dar, conseguiu um único pódio na China e tem tido dificuldades para se manter entre o quarto e o sexto lugares nas últimas corridas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado