Buemi e Sato quase certos
Com Buemi super-empenhado em rodar o mais possível e em trabalhar ao máximo com a equipa de Faenza, sabendo que tem praticamente o lugar assegurado para 2009 e Takuma Sato de sorriso rasgado e grande vontade de mostrar serviço, Bourdais continuava a comportar-se como um corpo estranho nas boxes, raramente se dirigindo aos mecânicos ou engenheiros e mantendo-se, como habitualmente, sozinho no seu canto, a exemplo do que aconteceu ao longo do ano.
Para agravar o seu estado de espírito, depois duma temporada muito negativa, Bourdais admitiu que, “nesta altura a questão parece que se vai decidir a favor do piloto que trouxer mais dinheiro e eu não tenho patrocinadores pessoais. Não sou um banco e se fosse também estaria falido com a crise mundial, não era? Nem no Japão se encontra dinheiro na rua para se dar a uma equipa de Fórmula 1 e não me parece que eu tenha possibilidades de competir com o que os outros pilotos têm em apoios.”
O francês aceitou também que, “depois duma má temporada, como a que eu tive, não há contrato que resista quando a equipa não te quer, pois existem sempre cláusulas de saída para as escuderias. Quero é ter uma definição rápida, para encontrar lugar noutra categoria se não ficar na Fórmula 1, mas mesmo na IRL os bons lugares já estão todos ocupados.”
Sato muito positivo
Em total contraste com Bourdais, Sato irradiava felicidade, “pois estive sete meses parado e queria era que os testes continuassem, pois adoro pilotar e adoro o ambiente na equipa. É a primeira vez que trabalho com italianos e se sempre me dei bem com os ingleses, aqui há muito mais calor humano e basta olhar para a cara das pessoas para se saber o que estão a pensar. São todos muito abertos e directos e isso facilitou muito a minha integração.”
O japonês está optimista quanto ao seu futuro com a Toro Rosso, mesmo se, “não tenho tantos apoios como dizem e ainda estou a tentar encontrar mais patrocinadores, só que a situação económica japonesa não me está a ajudar nada. Penso que fiz um bom trabalho, apesar de só ter tido um dia completo no carro e mais duas horas na véspera, mas como o Franz Tost esteve muito ocupado com as reuniões da FOTA ao longo dos últimos dias, penso que vou ter de esperar para saber se corro ou não com a Toro Rosso em 2009. Se bem que a minha mulher queira que agora eu me concentre em comprar as melhores ofertas de Natal possíveis para os nossos dois filhos, o que eu queria mesmo era receber um presente antecipado da Toro Rosso. Se isso acontecer, prometo que as crianças vão receber prendas muito melhores…”, concluiu com um enorme sorriso.
Já Buemi trabalhou sempre como se tivesse a garantia de correr em 2009 – e depois de Matsechitz ter dito que isso era o mais provável, entende-se a sua postura – admitindo que, “o facto de fazer o meu terceiro teste completo com a equipa ajudou-me bastante, pois estou cada vez mais à vontade com o carro e com a equipa. Gostaria de testar mais uma vez este ano, mas isso não está previsto e, por isso, espero que quando regressar às pistas, em cinco semanas, o faça já com o contrato para 2009 no bolso.”
Luis Vasconcelos
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI