Bridgestone com misturas macia e média em Monza

Por a 10 Setembro 2009 12:58

A Bridgestone levou os pneus médios e macios para seco com vista ao Grande Prémio de Itália, a realizar este fim-de-semana na rápida pista de Monza, situada a norte de Milão. Será a segunda vez que esta solução de misturas de pneus vai ser utilizada na presente temporada, depois da anterior experiência, no passado mês de Agosto, no Grande Prémio da Bélgica.

P&R com Hirohide Hamashima, Responsável pelo Desenvolvimento de Pneus da Bridgestone Motorsport

Quais os desafios de Monza?

“Monza tem rectas de alta velocidade, o que implica a existência de muitas forças através dos pneus, uma vez que eles chegam a rodar até 50 vezes por segundo. Isto significa que a borracha pode atingir temperaturas muito elevadas, mesmo com o arrefecimento produzido pelo vento nas longas rectas. No final da zona de boxes existe uma travagem fortíssima, onde os pilotos têm de ter atenção para não bloquearem rodas. As afinações dos carros com uma fraca força descendente são um hábito em Monza, pelo que a aderência mecânica tem ainda maior importância.”

Quais são as principais considerações em termos de performance de pneus?

“Como vimos em Spa, a escolha das misturas média e macia tem um potencial importante para produzir resultados interessantes. A mistura média é a mais macia dos nossos pneus com faixa de utilização em temperaturas altas e a macia a mais dura dos pneus de baixa temperatura. Isto significa que a sua performance pode ser muito semelhante, apesar das suas características diferentes. Em Spa vimos que pneus diferentes se adequavam a diferentes características dos carros, afinações e preferências dos pilotos, por isso o mesmo pode suceder em relação a Monza, apesar desta ser uma pista mais severa para com os pneus, pelo que uma boa gestão dos pneus poderá ser o factor decisivo.”

Estatísticas & Factos

Número & Especificações de pneus para Monza: 1.800 (intermédios & chuva para molhado, médio &  macio para seco)

Pole position em 2008: 1m 37.555s (Vettel)

Volta mais rápida em 2008: 1m 28.047s (Raikkonen)

Pódio 2008: Vettel, Kovalainen, Kubica

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado