Brawn quer potências iguais na F1
Esta opinião do britânico surge no seguimento das suspeitas de que algumas equipas conseguiram encontrar brechas no regulamento e evoluir os propulsores em 2008, levando a que obtivessem uma vantagem sobre os adversários, sob o argumento de resolução de problemas de fiabilidade.
Brawn, a exemplo do que sucede também com Flavio Briatore, o primeiro a levantar essa suspeita, acredita que estabelecer uma potência fixa para todas as equipas irá ajudar ao equilíbrio e ao espectáculo.
“Temos de ter um equilíbrio sensível, e é preciso ajustes a toda a hora. (…) São precisos ajustes porque isso ainda não foi plenamente atingido”, começou por referir o britânico, lembrando que a “homologação do motor teve um objectivo [equilibrar as performances] e aqueles que conseguiram tirar vantagem devem estar contentes e preparados para aceitar as mudanças”.
“As regras [referentes aos motores] mencionam ‘justo e equitativo’ e eu julgo que não é justo nem equitativo neste momento”, reforçou Brawn, explicando que essa uniformização das potências é muito importante tendo em conta o congelamento das evoluções dos motores, “a qual não é muito justa sem um sistema de paridade”.
Na opinião do responsável da Honda, “ao dizer que se vai impedir o desenvolvimento de um motor, originalmente por dez anos, pode haver quem ganhe vantagem [antes]. Assim, quem estiver na frente mantém uma vantagem por dez anos e quem estiver atrás mantém essa desvantagem por dez anos. Não parece justo”, asseverou.
Para além disso, considera, o corte no capítulo da aerodinâmica e dos testes irá tornar ainda mais difícil a recuperação daqueles em inferioridade.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI