As alterações nos regulamentos na Fórmula 1 para 2015

Por a 4 Dezembro 2014 15:41

Após a reunião do Conselho Mundial da FIA, realizado em Doha, esta quarta-feira, ficaram conhecidos algumas alterações aos regulamentos para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2015 sendo outras, já conhecidas, receberam agora o aval final.

Safety car ‘virtual’

Apesar de já ser conhecido o safety car ‘virtual’ (VSC) é uma das novidades para a próxima temporada de Fórmula 1. O objetivo passa por, em situações que não justifique a entrada do safety car físico, se imponha um limite de velocidade a todos os pilotos, em toda a extensão da pista. Esta opção foi consensualmente aceite pelos pilotos em detrimento da restrição de velocidade em apenas um setor específico, que se poderia revelar perigoso dada a eventual necessidade de, repentinamente, serem obrigados a reduzir a velocidade.

Safety Car

Uma vez que o último monolugar tenha passado, o safety car irá regressar às boxes no final da volta seguinte, o diretor da corrida não terá mais de esperar que todos os carros dobrados cheguem ao final do pelotão.

Pontos a dobrar

Outro dos pontos que tinha feito correr muita tinta em 2014 foi a regra dos pontos a dobrar, agora abolida, e, a par disso, as restrições das informações via rádio que, impostas antes do Grande Prémio de Singapura, ficaram sem efeito. Por último, a ideia, também ela, muito discutida, das partidas paradas, após entrada do safety car, ficou também na ‘gaveta’. Até novas resoluções, a FIA decidiu, está decidido…

Corrida Suspensa

Neste capítulo, quando a corrida for suspensa, a saída das boxes será fechada e todos os pilotos em pista deverão deslocar-se em ritmo lento até ao pit lane. O primeiro monolugar que chegar deve deslocar-se e ficar parado na respetiva saída, os demais monolugares deverão seguir o exemplo, formando assim uma fila atrás do primeiro piloto a realizar esta operação.

Procedimentos de qualificação

Os procedimentos de qualificação foram clarificados: para os casos em que são elegidos 24 monolugares, sete serão excluídos depois da Q1 e Q2, se foram elegidos 22 monolugares, serão excluídos seis depois da Q1 e Q2, continuando assim até não haver um número maior de carros elegível.

Elementos das equipas e equipamento na grelha

Se algum elemento da equipa ou respetivo equipamento permanecer na grelha de partida 15 segundos após ter sido mostrado o sinal, o piloto do monolugar em causa deverá começar a corrida a partir das boxes. Qualquer piloto que não cumpra isto será penalizado com um stop-and-go de 10 segundos.

A substituição completa da unidade motriz não irá mais resultar numa penalização, em lugar do especificado nos atuais regulamentos, as penalizações serão aplicadas cumulativamente aos componentes individuais da unidade motriz.

Se uma penalização de lugar na grelha é imposta, e a posição do piloto na grelha impede a aplicação ‘total’ da penalização, a penalização ’em falta’ será aplicada em forma de tempo duramente a corrida (não na próxima corrida como era o caso anteriormente) de acordo com a seguinte escala:

1 a 5 lugares: Penalização será aplicada ao abrigo do artigo 16.3(a)

6 a 10 lugares: Penalização será aplicada ao abrigo do artigo 16.3(b)

11 a 20 lugares: Penalização será aplicada ao abrigo do artigo 16.3(c)

Mais do que 20 lugares: Penalização será aplicada ao abrigo do artigo 16.3(d)

Penalização de tempos

A par da penalização de cinco segundos (Artigo 16.3a), será também introduzida uma nova penalização de 10 segundos (Artigo 16.3b), a aplicar do mesmo modo.

Se se considerar que um monolugar tem estado a circular em condições inseguras durante a corrida, será imposta uma penalização de stop-and-go ao piloto em questão. A penalização adicional será imposta a qualquer piloto que, na opinião dos comissários, continue a pilotar o monolugar sabendo-o em condições inseguras.

Regulamentos técnicos da Fórmula 1

– O peso do monolugar, sem combustível, não poderá ser inferior a 702 kg a todo o momento durante a corrida.

– Foram feitas alterações respeitantes aos testes de túnel de vento no que diz respeito aos períodos de 2015 e 2016.

– Qualquer ajuste no sistema de suspensão nas rodas dianteiras deverá resultar apenas como resposta a alguma alteração em termos de carga aplicada às rodas dianteiras.

– Qualquer ajuste no sistema de suspensão nas rodas traseiras deverá resultar apenas como resposta a alguma alteração em termos de carga aplicada às rodas dianteiras.

– Os paineis anti-intrusão em ambos lados da célula de sobrevivência foram estendidos até ao rebordo do cockpit em redor dos lados da cabeça do piloto.

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