«Alonso e Hamilton nunca pilotaram carros ilegais»
Para muitos observadores, esta questão a pena aplicada à McLaren como equipa devia ter sido extensiva aos pilotos, pois quase todos alegam que estes utilizaram um monolugar ilegal. Mas a verdade é que isso não foi provado pela FIA, e também, por essa razão, a FIA optou por manter a luta em pista pelo título acesa. Mas saiba o que pensa Luís Vasconcelos:
«Volto a explicar mais uma vez o que a maior parte dos sites da internet baralhou: o McLaren MP4/22 não foi declarado ilegal pela FIA, pois todos os seus sistemas estão dentro do regulamento e o Conselho Mundial não encontrou nenhuma peça que tenha sido claramente copiada do F2007 a partir dos dados alegadamente na posse de Mike Coughlan.»
«Os pontos conquistados pela McLaren no Mundial de Construtores deste ano foram-lhe retirados, por ter sido considerado que a equipa inglesa infringira o ponto c) do artigo 151 do Código Desportivo Internacional, que prevê a penalização “face à conduta fraudulenta ou a prática de actos prejudiciais dos interesses de qualquer competidor ou dos interesses do desporto automóvel em geral.”»
«Isto quer dizer que a McLaren foi condenada por ter tido acesso aos dados da Ferrari, segundo considerou o Conselho Mundial, não por ter incorporado elementos do F2007 no projecto do seu carro. Por isso nem Alonso nem Hamilton pilotaram carros ilegais nos Grande Prémios deste ano. E mesmo que se alegue que Alonso e de la Rosa participaram na fraude, com base nas mensagens trocadas entre ambos, a FIA prometera uma amnistia aos pilotos que colaborassem com a investigação, o que explica por que razão os pilotos espanhóis não foram punidos. E Mosley até louvou Alonso, mas isso foi mais uma pedra atirada a Dennis do que outra coisa…»
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI