A rádio na F1: “Deixem-me em paz, sei o que estou a fazer…”

Por a 31 Março 2016 09:25

Apesar das críticas, Charlie Whiting é de opinião que as restrições da utilização do rádio na F1 não irá provocar a diminuição da segurança na modalidade. Christian Horner, responsável no terreno pela equipa da Red Bull, disse que essa nova regra poderia dar lugar a mais situações de risco, mas o diretor de corridas da FIA nega que isso seja verdade, adiantando que os pilotos podem não receber alguma informação via rádio, mas conseguem aperceber-se do que acontece à sua volta e “quando a situação é crítica podem ver isso no display do volante. Isso é o que precisam para ser assegurado que tudo se passa corretamente, trata-se apenas duma gestão entre a equipa e o piloto, sem necessidade de haver rádio pelo meio, e que digam ao piloto que ajustes aplicar“ referiu Whiting que admitiu no entanto que na primeira corrida na Austrália a bandeira vermelha criou alguns contratempos para o novo sistema, pois permitiu às equipas dar instruções aos pilotos que noutras ocasiões seriam penalizadas: “Penso que encontrámos o equilíbrio adequado. Houve alguns problemas técnicos quando a corrida foi interrompida, por exemplo os novos cálculos de combustível não foram restabelecidos e coisas desse estilo, e as equipas tiveram que comunicar aos pilotos algumas coisas que normalmente não lhes seria permitido fazerem”, revelou, deixando a ideia que a diminuição de comunicações rádio visa colocar nas mãos dos pilotos o ónus de mais situações. Logicamente, com tanta coisa para fazer, os pilotos vão errar mais e é esse ‘baralhar’ do espetáculo que a FIA pretende. Efetivamente, ver engenheiros e fizer ao piloto “faz assim, e depois faz assado”, não parecia o mais interessante numa corrida de F1… exceção feita quando a resposta era “deixem-me em paz, sei o que estou a fazer…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
8 anos atrás

Sou totalmente contra as limitações ao uso do rádio. Até nas provas de resistência de kart amador usamos amplamente o rádio, porque raio é que não há de ser livremente utilizado no topo do desporto automóvel. Qualquer dia ainda obrigam a fazer sinais de fumo nas boxes.

pdn_pt
pdn_pt
Reply to  Cágado1
8 anos atrás

filipe? sempre no gaz!

Márcio F.
Márcio F.
8 anos atrás

Mais uma regra da treta que em nada beneficia o desporto nem sequer o espectáculo, pelo contrário… Faz lembrar a regra de os pilotos não poderem mudar o desenho dos capacetes ao longo do ano. Qualquer dia também não podem andar com a barba por fazer e o Hamilton tem de tirar os brincos… Palhaçada, em vez de mudarem o que realmente deveriam mudar andam nisto.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado