32ª pole-position de Lewis Hamilton
Grande sessão de qualificação para o que se espera sejam uma fabulosa época de Fórmula 1, com a pole -position a ficar ‘resolvida’ muito para lá do cronómetro regressivo chegar a zero. Lewis Hamilton era primeiro quando os doze minutos da derradeira fase da qualificação se esgotaram, mas pouco depois Daniel Ricciardo deu uma enorme alegria aos seus adeptos australianos, que mais parecia estarem a festejar um golo, e passou para a primeira posição. Só que o inglês da Mercedes ainda pode realizar mais uma volta e bateu o registo do australiano, alcançando desta forma a 32ª pole position da sua carreira, a terceira na Austrália: “A chuva dificultou tudo para toda a gente, e a escolha de pneus foi complicada pois não era fácil a decisão entre intermédios e pneus de chuva.” , disse no final, o inglês da Mercedes, que bateu com pneus de chuva Daniel Ricciardo, que saiu para a pista com intermédios.
Depois de uma pré época muito má, Daniel Ricciardo deu um forte sinal que a Red Bull está a pouco e pouco a regressar aos lugares da frente e foi segundo, partindo da primeira linha da grelha de partida. Se vai aguentar a corrida, é outra história, mas a verdade é que nenhum monolugar da grelha tem 100% de confiança na sua fiabilidade por parte da sua equipa.
A qualificação realizou com o piso muito molhado, com Nico Rosberg (Mercedes) a ser terceiro, depois de ter passado por breves momentos pela primeira posição, não conseguindo a dobradinha que se esperou durante algum tempo nesta qualificação. Kevin Magnussen (McLaren) estreia-se na F1 com um quarto lugar na sua primeira qualificação de sempre, na frente de Fernando Alonso (Ferrari). Grande prestação por parte da Toro Rosso, que colocou os seus dois pilotos no top 10 da sessão. Jean Eric Vergne foi sexto enquanto Daniil Kvyat realizou uma fabulosa estreia pela Toro Rosso ao terminar em oitavo, apesar de um toque no muro na fase final da sessão. Boa estreia do russo em qualificação.
Nico Hulkenberg (Force India) foi oitavo na frente de Felipe Massa (Williams) e Valtteri Bottas (Williams), que foi penalizado em cinco lugares da grelha de partida, em virtude da sua equipa ter trocado a caixa de velocidades do FW36 antes da sessão.
Foram vários os pilotos que não conseguiram melhorar os seus registos no final da Q2 por causa do acidente de Kimi Raikkonen, com o finlandês a perder a traseira do seu Ferrari e a fazer um pião batendo no muro. Sebastian Vettel foi um dos prejudicados, não passando à fase decisiva da sessão. A ele se juntou o terceiro Campeão do Mundo, Jenson Button (McLaren). Adrian Sutil, Kamui Kobayashi e Sergio Perez, que se despistou na sua última tentativa, também não passaram da Q2.
Max Chilton (Marussia) foi o melhor entre os que não passaram da Q1. Os dois Lotus E22 voltaram a confirmar os graves problemas da equipa, com Romain Grosjean e Pastor Maldonado muito cedo de fora, com o venezuelano a despistar-se nem sequer registando um crono.
Tempos
1. Lewis Hamilton Mercedes 1m44.231s
2. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m44.548s +0.317s
3. Nico Rosberg Mercedes 1m44.595s +0.364s
4. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m45.745s +1.514s
5. Fernando Alonso Ferrari 1m45.819s +1.588s
6. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m45.864s +1.633s
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m46.030s +1.799s
8. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m47.360s +3.129s
9. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m48.079s +3.848s
10. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m48.147s +3.916s
Q2
11. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m44.437s +2.173s
12. Kimi Raikkonen Ferrari 1m44.494s +2.230s
13. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m44.668s +2.404s
14. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m45.655s +3.391s
15. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m45.867s +3.603s
16. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m47.293s +5.029s
Q1
17. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m34.293s +4.118s
18. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m34.794s +4.619s
19. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m35.117s +4.942s
20. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m35.157s +4.982s
21. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m36.993s +6.818s
22. Pastor Maldonado Lotus-Renault
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI