28º pole position da carreira de Nico Rosberg
Nico Rosberg alcançou em Spa-Francorchamps a 28º pole position da sua carreira na F1 depois duma sessão que encerra uma grande novidade. Pela primeira vez na história da Fórmula 1 dois Campeões do Mundo vão partilhar a derradeira linha da grelha de partida, fruto das penalizações que foram alvo, devido a troça de unidades motrizes nos seus Mercedes e McLaren-Honda. Uma situação inusitada, mas que no caso do líder do Mundial será interessante perceber como poderá decorrer a sua corrida.
Tendo em conta que o seu companheiro de equipa vai partir da pole, está em boas condições de vencer e por isso, Hamilton tem que tentar reduzir ao máximo as eventuais teóricas perdas (nunca se sabe como corre uma corrida de F1). Hamilton realizou apenas a Q1, obteve um registo dentro dos 107% e já não voltou à pista. O inglês falou no final da qualificação e agora já não tem tanta certeza que a escolha de penalizar em Spa tenha sido a mais correta: “Vai ser uma corrida para duas ou três paragens, e provavelmente o pior local para ter as penalizações. A degradação dos pneus vai ser massiva, todos estão a lutar com essa degradação e não vai ser nada fácil ultrapassar, como se pensava ser possível. Posso passar três carros e ficar sem pneus…”
Max Verstappen foi segundo na frente de Kimi Raikkonen, que teve uma ligeira saída de pista em Stavelot, e por isso abortou a sua última volta rápida. Sebastian Vettel foi quarto depois de ter passado Daniel Ricciardo na última tentativa. Sergio Pérez, Nico Hulkenberg, Valtteri Bottas, Jenson Button e Flipe Massa completaram o top 10.
Rosberg, Raikkonen, Vettel e Ricciardo vão arrancar para a corrida com pneus macios, o que lhes pode dar uma vantagem. Vão parar mais tarde que os pilotos dos pneus super macios, que se vão desgastar bem mais depressa, a não ser que o tempo mude muito! Seis pilotos do top 10 vão arrancar com pneus super macios, Verstappen, Hulkenberg, Perez, Massa, Bottas e Button.
Como se sabe as regras da F1 obrigam a que os pilotos do top 10 comecem a corrida com os pneus com os quais fizeram o melhor tempo na Q2, o que normalmente sucede com o pneu mais rápido dos três compostos disponíveis, mas em Spa as equipas tiveram muitas dificuldades com os super macios e por isso foi interessante perceber as escolhas feitas. A ver vamos como será a corrida…
Depois de ter sido nono no Bahrein, Grosjean repete os 11º lugares na grelha do Azerbaijão e Hungria. Esteban Gutierrez vai cumprir também cinco lugares na grelha de penalização devido a ter rodado em marcha lenta na trajetória de Wehrlein durante o último treino livre. Bom 12º lugar para Kevin Magnussen. Melhor qualificação do ano para o dinamarquês. O melhor que tinha conseguido até aqui fora 14º na Austrália. Naturalmente descontente com a eliminação, Daniil Kvyat diz que deu tudo o que o carro tinha.
Na sua primeira corrida de F1, Esteban Ocon vai arrancar da 18ª posição enquanto Pascal Wehrlein voltou a colocar o seu Manor na Q2.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Espera-se uma corrida animada, amanhã. Lindo, lindo, era a Ferrari fazer um daqueles arranques foguetes e o Rosberg um daqueles em que desperdiça a pole, mas isso era pedir demais.
Vamos a ver quem fez melhor opção estratégica, mas a Red Bull foi inteligente em pôr os seus pilotos com tácticas diversas, assim acertam de certeza, resta saber com quem.
E porque não ser a RedBull a fazer um daqueles arranques foguetes? Cumprimentos
Simples, porque nesse aspecto, a Ferrari tem sido melhor do que a Red Bull. Só me lembro de um arranque canhão da Red Bull, mas da Ferrari, lembro-me de vários.
Como a RedBull em todos os aspectos tem vindo a ultrapassar a Ferrari este ano, isso do arranque seria apenas mais uma situação em que a RedBull pode começar a bater, também, a Ferrari. Cumprimentos
Excelente qualificação de Raikkonen a bater o seu companheiro de equipa! Cumprimentos
Mas nada surpreendente, esta temporada isso tem sido recorrente.
Sim, isso também é verdade. Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos
Se Rosberg nos der um arranque tartaruga e depois deixar o sistema nervoso assumir as rédeas, ate poderemos ter uma corrida bem animada, espero que não sejam os pneus a decidir quem ganha o GP!
Muita atenção ao Max amanhã.Se não tiver problemas com o carro,e mesmo partindo de super soft e os outros de soft, pode muito bem ser um osso muito duro de roer para o Rosberg. Até onde poderá chegar o Hamilton é também um outro aliciante .
” depois duma sessão que encerra uma grande novidade”.
É verdade, sim senhora. Foram precisos cinquenta e cinco anos para o recorde do Ricardo Rodríguez do mais jovem na 1.º fila ser superado pelo Verstappen.