WRC, Sébastien Ogier: “Faltou um bocado quando precisávamos ter ido ao limite…”
Por José Luís Abreu
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia bem lutaram, mas pela primeira vez em sete anos não foram eles os vencedores do Rali de Monte Carlo
Sébastien, foi um ótimo fim-de-semana para ti e para a Toyota, que balanço fazes da prova?
“Como dizes, acho que foi um fim-de-semana brilhante. Todos esperam mais de nós porque alcançámos muitos bons resultados no passado, por isso todos esperam que ganhemos. Em termos gerais, estou muito feliz com o fim-de-semana. Levamos daqui muitos pontos, e o nível de desempenho foi bastante bom para o primeiro rali com a equipa. Fomos consistentes, mas faltando um bocado mais em algumas zonas em que precisávamos ter ido até aos limites. Em apenas quatro troços perdemos 36 segundos. Basicamente, nessas especiais, fui demasiado cauteloso. Não vou esconder que sinto um pouco de frustração quando não acabo no primeiro degrau do pódio no Monte Carlo…”
Não foi o teu dia?
Olhem para a folha de tempos: estamos quase sempre os três primeiros à frente de todos os outros. Nós os três fizemos um bom rali. Esta manhã (domingo), o ritmo não foi mau, mas o piso estava um pouco mais escorregadio no alto do Turini. Temos que confiar nos nossos instintos e eu não me estava a sentir a 100%, pelo que não quis forçar e arriscar cometer um erro. No último troço (Power Stage) eu sabia que não seria uma boa especial para nós, pois perdemos muito na primeira passagem. Melhorei o resultado à tarde, quando a aderência ficou um pouco melhor. Acho que no futuro vou lembrar-me deste rali como positivo para o campeonato. Sei que gostam de estatísticas, então vocês lembram-se da última vez que fui segundo no Monte Carlo (ndr, 2013)! Foi a minha melhor temporada de todos os tempos”.
Antes da prova, falaste das desvantagens de ganhar este rali. É positivo para a ordem na estrada na Suécia?
“Não sabemos qual é o próximo rali. Eu realmente espero que possamos fazer o Rali da Suécia. Espero que a Mãe Natureza possa ajudar com as condições que queremos para a Suécia.