MEMÓRIA: A Aston Martin em Le Mans: desde um teste no Estoril aos triunfos em La Sarthe

Por a 18 Junho 2024 10:47

O AutoSport ‘caçou’ em 2004 o então novo Aston Martin DBR9 a testar no Circuito do Estoril. O carro ainda estava pouco desenvolvido, mas no Estoril demonstrava já capacidades e prometia ser um dos “cavalos-de-batalha” no assalto a Le Mans.

A Aston Martin Racing esteve na altura, no circuito do Estoril para continuar o desenvolvimento do DBR9, com o qual a marca britânica pretendia atacar a rebatizada classe GT1 das corridas de endurance a partir de 2005. O DBR9 era a versão de competição do coupé de estrada DB9, desenvolvido para a pista em colaboração com a Prodrive, mantendo do original o chassis em alumínio e o bloco V12 de 6 litros, a partir da qual a empresa de David Richards realizou uma remodelação completa do carro para o transformar num automóvel de corrida, com 600 cv de potência, caixa sequencial de seis velocidades, carroçaria em alumínio e fibra de carbono, e um peso de 1.100 kg.

O carro encontrava-se apenas numa fase inicial de testes, conforme revelou então ao AutoSport George Howard-Chappell, Manager da AMR, “pois efetuámos ainda poucos quilómetros na Inglaterra. Esperávamos poder testar algumas afinações básicas aqui no Estoril, mas o tempo chuvoso tem sido problemático”, com a equipa a sair poucas vezes com o carro.

Tendo sido responsável pelo sucesso internacional do Ferrari 550 Maranello, a Prodrive inspirou-se no seu antigo projeto para criar o DBR9, “em termos filosóficos, pois são muito poucas as peças que aproveitámos do Ferrari. Queremos que o DBR9 seja uma máquina competitiva e que consiga resultados pelo menos tão bons como os do 550, até porque a Aston Martin está bastante envolvida no projecto e temos uma herança a manter”.

Tal como o Ferrari 550 Maranello, o Aston Martin DBR9 poderia ser adquirido por outras equipas e pilotos privados, mas será a Prodrive a primeira a utilizar o carro numa prova, “começando pelas 12 Horas de Sebring, onde fez a estreia do carro. A ideia era correr em Sebring e nas 24 Horas de Le Mans.

A durabilidade do DBR9 na primeira fase da sua existência era algo que a equipa ainda tinha que assegurar: “portanto não podemos falar já em vitórias. Mas em 2006 já deveremos ter resolvido qualquer problema de juventude que o carro possa apresentar, portanto deveremos apresentar-nos em Le Mans com o propósito de ganhar a classe GT1”, disse na altura George Howard-Chappell.

Iremos também construir vinte carros para quem estiver interessado em adquirir o DBR9, e as primeiras encomendas deverão estar concluídas em Julho de 2005″. Também não se sabe quem serão os “sortudos” pilotos que irão defender as cores da marca britânica, embora Darren Turner tenha sido o piloto de serviço nos testes do Estoril: “O Darren poderá ser um dos nossos pilotos, quanto aos seus colegas de equipa, estamos ainda a estudar quem iremos selecionar”.

A Aston Martin queria vencer em Le Mans e agora, 20 anos depois deste teste, é engraçado perceber o que aconteceu pelo meio. E os resultados não são nada maus…

Neste momento, a Aston Martin já celebrou 96 anos desde a sua primeira corrida em La Sarthe, e continua à procura de uma incrível 20ª vitória na agora classe LMGT3, nas 24 Horas de Le Mans.

O envolvimento do fabricante britânico de automóveis desportivos ultra-luxuoso com o evento remonta a 96 anos, tendo feito a sua estreia com um par de AM415 ‘Internationals’ em 1928.

A Aston Martin pode orgulhar-se do facto de um carro com o seu nome ter participado em 54 (incluindo 2024) corridas na história do evento.

O Vantage GTE (agora Aston Martin Vantage AMR GT3 Evo) é o carro de corrida GT com mais sucesso na história da empresa. A Aston Martin continua também a tentar alcançar as suas primeiras vitórias consecutivas desde a gloriosa dobradinha da classe GT1 com o Aston Martin DBR9 em 2007 e 2008, o ‘tal’ que sucedeu ao carro que testou no Estoril em 2004.

As corridas de resistência da Aston Martin estão indelevelmente ligadas a Le Mans. Apenas 15 anos depois da marca ter sido criada por Robert Bamford e Lionel Martin, estava a correr em La Sarthe.

Três anos mais tarde, conquistou a sua primeira vitória quando Augustus Cesare Bertelli e Maurice Harvey venceram a classe de 1,5 litros num International. Obteve também as honras da classe em 1932 e 33. Mais duas vitórias na década de 30 para o Ulster significaram que a Aston Martin terminou a era pré-guerra como um dos fabricantes mais proeminentes de Le Mans.

A corrida não se realizou entre 1940-1948, com a Europa afetada pela Segunda Guerra Mundial, mas assim que regressou em 1949, a Aston Martin também regressou, tornando a classe de 3 litros sua, durante a década de 1950. Ganhou a classe seis vezes, terminando em primeiro, segundo e terceiro lugar com o DB2 em 1951.

Esta era de glória culminou com uma gloriosa vitória geral de Carroll Shelby e Roy Salvadori no DBR1 em 1959. Foi também neste período que a Aston Martin se tornou conhecida como um paraíso para estrelas lendárias das corridas.

Entre os muitos ases que correram com Aston Martin em Le Mans contam-se Jim Clark, Stirling Moss, Peter Collins, Jack Brabham, Shelby, Salvadori, Tony Brooks, Phil Hill, John Surtees, Innes Ireland, Paul Frére, Graham Hill e Bruce McLaren.

Neste século, a Aston Martin voltou a destacar-se como um dos verdadeiros grandes construtores de GT. Regressando à corrida com um pódio na classe GT1 em 2006, Darren Turner, Rickard Rydell e David Brabham registaram uma famosa vitória sobre a Corvette com o poderoso DBR9 com motor V12 em 2007. A Aston Martin Racing repetiu a vitória no ano seguinte.

Na era do WEC, que começou em 2012, a Aston Martin tem cinco vitórias na classe com o Vantage.

O V8 Vantage GTE venceu a classe GTE Am em 2014 com a formação dinamarquesa de Nicki Thiim, Kristian Poulsen e David Heinemeier Hansson.

Depois, em 2017, Jonny Adam (GBR) fez uma famosa ultrapassagem na última volta ao rival Corvette para conquistar uma dramática vitória na GTE Pro, juntamente com os companheiros de equipa Turner (o piloto de Le Mans mais bem sucedido da Aston, com 15 partidas e três vitórias) e Daniel Serra (BRA).

O Vantage GTE fez a sua estreia em Le Mans em 2018 e conquistou uma vitória de cortar a respiração na classe dupla em 2020. Alex Lynn (GBR), Maxime Martin (BEL) e Harry Tincknell (GBR) ultrapassaram a Ferrari numa famosa vitória sem parar para a tradicional mudança de travões na manhã de domingo, enquanto a TF Sport conquistou a GTE Am com Salih Yoluc (TUR), Adam e Eastwood.

A equipa voltou a vencer em 2022, no ano do título mundial, com Ben Keating (EUA), Henrique Chaves (POR) e Sørensen.

No total, um pouco menos de 240 pilotos correram com Aston Martin em Le Mans nos últimos 96 anos, em 28 combinações diferentes de chassis e motores, em praticamente todas as épocas famosas.

Nenhum outro local proporcionou à Aston Martin tanto sucesso, ou provou mais firmemente que o seu ADN é forjado a partir da própria essência da competição, do que Le Mans.

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