F1, Toto Wolff (Mercedes): “Foi uma forma frustrante de começar a época, mas com a qual vamos aprender”
O desempenho da Mercedes no Grande Prémio do Bahrein deixou a todos um enorme ponto de interrogação. George Russell ainda salvou um quinto lugar, mas Lewis Hamilton não foi além de sétimo, sendo batido por Lando Norris, no melhor dos McLaren. antes, tinha havido algum otimismo, pois o feedback dos pilotos sugeria que o carro melhorou em relação aos problemas de manuseio dos modelos anteriores e esperava-se que o Mercedes estivesse mais competitivo e disputando com a Ferrari, atrás da Red Bull, e possivelmente desafiando Max Verstappen, mas não foi nada disso que aconteceu, mas o simples facto de terem existido situações que justificam as ‘pobres’ classificações, isso deixa em aberto a tirada de conclusões.
Foram erros operacionais, como uma escolha de refrigeração demasiado otimista, que prejudicaram o desempenho da equipa no Bahrein pelo que a Mercedes não pode dar-se ao luxo de cometer erros operacionais, se quer ter um desempenho consistente ao longo da temporada, e o que fica claro é que está adiado para a Arábia Saudita uma apreciação mais cabal do como está hoje em dia a Mercedes.
Para Toto Wolff: “a nossa corrida no Bahrein pode ser descrita como pouco satisfatória. Esperávamos uma exibição mais forte depois do nosso desempenho nos treinos e na qualificação. Ambos os pilotos ficaram satisfeitos com o equilíbrio no início do fim de semana e com a plataforma mais estável proporcionada pelo W15. Infelizmente, no sábado à noite, o nosso desempenho de arrefecimento não correspondeu às nossas previsões. Isso obrigou-nos a entrar em modo de gestão logo no início, o que teve o impacto de reduzir as temperaturas dos pneus abaixo do ótimo e isso custou-nos a oportunidade de mostrar algo mais próximo do nosso verdadeiro potencial. Foi uma forma frustrante de começar a época, mas com a qual vamos aprender.
Temos a oportunidade de dar um passo em frente imediatamente. Jeddah é uma pista citadina de alta velocidade. Vai ser bom continuar a nossa aprendizagem com o novo carro num circuito muito diferente do Bahrein. O nosso objetivo é ter um fim de semana mais consistente e compreender o nosso verdadeiro desempenho em relação ao resto da grelha”, disse Wolff.
Se for verdade que os problemas de motor, que também afectaram a temperatura dos pneus, lhes custava perto de meio segundo por volta, o resultado final teria sido bastante satisfatório.. assim, só podemos efectivamente verificar nos próximos GP’s que ocorram sem estes problemas. Se isto for verdade o Toto está a atirar areia e a tirar peso dos ombros na esperança de surpreender.