Volkswagen aposta no gás natural

Por a 4 Maio 2017 09:09

O Grupo Volkswagen está a negociar com a Exxon Mobil americana e com a Gazprom russa uma parceria para desenvolver os veículos com motores de gás natural, reporta a agência Reuters, citando uma entrevista do CEO Matthias Mueller à estação de rádio austríaca ORF. “Estamos agora realmente a tentar pensar em novas soluções que possam ser-nos úteis pelo menos neste período de transição de 10 a 20 anos”, disse Mueller.

A aposta no gás natural faz parte da estratégia do Grupo para a mobilidade ambientalmente sustentável, a par dos veículos elétricos e híbridos plug-in (PHEV) para reduzir os níveis médios de emissões da sua gama e reduzir a dependência do grupo de motorizações diesel, que estão a perder quota de mercado na sequência do escândalo das emissões que abalou o setor há ano e meio.

Na Alemanha, país de origem da Volkswagen e o maior mercado automóvel da Europa, as vendas de veículos com motores diesel caíram 19% num ano e a quota de mercado do gasóleo encolheu para 41%. Em Portugal e um pouco por toda a Europa, o diesel está também a perder peso sobretudo para os motores gasolina de baixa cilindrada e elétricos, nos segmentos mais baixos do mercado, e para os híbridos plug-in, nos segmentos superiores.

O novo Volkswagen Golf, na versão atualizada lançada no final do ano passado (foto), é um exemplo desta estratégia de diversificação de fontes de energia e de apostas em alternativas ao diesel. A par dos convencionais motores turbodiesel TDI e gasolina turbo da família TSI, incluindo os novos 1.0 TSI e 1.5 TSI, o Golf 2017 apresenta-se também em versões e-Golf 100% elétrica, Golf GTE plug-in híbrida elétrica e Golf 1.4 TGI, com um propulsor bi-fuel que pode funcionar a gás natural ou gasolina.

O motor 1.4 TGI do Golf, propulsionado por gás natural comprimido e gasolina, é um motor especialmente ecológico que arranca automaticamente no modo de propulsão por gás e que, quando acaba a reserva de gás natural, liga automaticamente a unidade a gasolina. A combinação de ambos os modos de propulsão origina uma extraordinária autonomia de aproximadamente 1270 km.

O citadino Volkswagen Up! também tem uma versão a gás natural, que será também acrescentada à gama do subcompacto Polo na próxima geração do modelo. Em Portugal, a utilização de veículos a gás natural está limitada pela ausência de uma rede alargada de postos de abastecimento. A SIVA, representante da Volkswagen em Portugal, tem uma parceria com a Dourogás para promover a propulsão a gás natural e divulgar os locais com postos de abastecimento da empresa.

Álvaro Mendonça

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado